Fugas - motores

Fábio Teixeira

Continuação: página 2 de 2

Lexus IS 200d F-Sport: Quem vê caras não vê corações

Barómetro

+ Visual exterior, solidez, conforto, materiais, equipamento, direcção, segurança

- Motor, caixa de velocidades, espaço em largura atrás, preço "enganador" por causa dos extras

Bonito

Para todos aqueles que dizem que as berlinas deste segmento são todas iguais, o "pack" F-Sport pode constituir uma agradável surpresa. É claro que as jantes, os apêndices aerodinâmicos e outros detalhes não fazem desaparecer os três volumes e o perfil em cunha que fazem regra, mas a verdade é que temperam estas constantes com um picante muito especial... O produto final neste Lexus é francamente bem conseguido.

Meia solução

Se os comandos dos vidros estivessem na posição tradicional, ou seja, colocados na horizontal, seria virtualmente impossível manejá-los, uma vez que a mão não encontraria posição entre os botões e a enorme pega que se situa acima deles. A solução foi incliná-los para dentro num ângulo bastante sensível. Mas é só meia solução: já não é impossível abrir ou fechar janelas em andamento, mas continua a ser muito difícil... E este é, apenas, mais um sinal claro da falta de espaço em largura neste carro, que tem a sua expressão máxima nos lugares traseiros.

Exagero

Impecável

A qualidade dos materiais e o cuidado posto na montagem e nos acabamentos contribuem generosamente para a boa atmosfera que se vive a bordo. O desenho pragmático do tablier (ainda assim com pormenores "extra", como o círculo de luz vermelho que se acende no velocímetro acima dos 130 km/h) tranquiliza o olhar e tem correspondência em quase todas as outras áreas de utilização a bordo. Nota máxima ainda para a segurança passiva, com destaque para os airbags de joelho disponíveis nos lugares dianteiros.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 2231cc
Potência: 150cv às 3600 rpm
Binário: 340 Nm entre as 2000 e as 2800 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Turbodiesel de injecção directa por conduta comum
Tracção: Traseira
Caixa: Manual, de seis velocidades
Suspensão: Duplo braço, à frente; independente, multilink, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Diâmetro de viragem: 10,8 m
Travões: Discos ventilados à frente e atrás

Dimensões

Comprimento: 458,5 cm
Largura: 180,0 cm
Altura: 140,0 cm
Distância entre eixos: 273,0 cm
Peso: 1620 kg
Pneus: 225/45 R17 à frente, 245/45 R17 atrás
Capac. depósito: 65 litros
Capac. mala: 398 litros

Prestações

Veloc. Máxima: 205 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,2s
Consumo misto: 5,1 litros/100 km
Emissões CO2: 134 g/km

Preço: 36.500 euros (viatura ensaiada, com "pack" F-Sport: 42.825 euros)

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim, com repartidor electrónico de travagem
Airbags dianteiros: Sim
Airbags joelho: Sim (condutor e passageiro da frente)
Airbags laterais: Sim (à frente)
Airbags"cortina: Sim
Controlo de tracção: Sim
Programa electrónico de estabilidade (ESP): Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim (4)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim (aquecidos e escamoteáveis)
Ar condicionado: Sim (automático, de duas zonas)
Abertura do depósito no interior: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Jantes especiais: Sim
Rádio: Sim (com CD, MP3 e Bluetooth)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Sim
Estofos em pele: Opção (com aquecimento e regulação eléctrica à frente, 1050 euros)
Tecto de abrir: Opção (eléctrico: 1050 euros)
Navegação por GPS: Opção (com câmara traseira: 3100 euros)
Regulador de velocidade: Opção (325 euros)
Sensores de chuva: Opção ("pack" Executive ou "pack" F-Sport)
Sensores de luminosidade: Sim
Sensores de parqueamento: Opção (à frente e atrás: 650 euros)
Indicador de pressão de pneus: Não
Faróis de xénon: Opção (com luzes diurnas em LED e lava-faróis à frente: 1050 euros)

--%>