Fugas - motores

Fábio Teixeira

Continuação: página 2 de 3

Nissan Navara 4x4 3.0 dCi V6 Cabine Dupla LE: Ainda é uma "pick-up"?

Barómetro

+ Prestações do motor, espaço a bordo, qualidade de acabamentos, desempenho fora de estrada

- Capacidade carga na carroçaria com cabine dupla, visibilidade traseira, vidros eléctricos sem função conforto

Estrela da aliança

O novo motor de seis cilindros em V, fruto da aliança Renault-Nissan, está também disponível no Pathfinder e presume-se que venha a equipar outros modelos das duas marcas. De funcionamento muito suave, o novo bloco foi construído num diferente tipo de ferro fundido, mais leve do que o convencional, mas mais pesado do que a liga de alumínio. Ainda assim, a marca garante que o facto de não necessitar de materiais acessórios de reforço e isolamento favoreceu a opção. Com turbo, intercooler e injecção common rail, possui uma taxa de compressão reduzida (16:1) e atinge um binário máximo de 550 Nm a partir das 1700 rotações, cumprindo as normas de emissões Euro 5.

Por maus caminhos

A Navara está disponível apenas com duas rodas motrizes, mas nesse caso poupa-se na carteira mas também numa boa dose do potencial de utilização desta "pick-up" sempre pronta para todo o serviço. Isto porque o sistema de tracção 4x4 da Nissan, além do acréscimo de segurança em pisos escorregadios, permite andar por caminhos em muito mau estado e em condições extremas. Para tanto basta seleccionar no botão da consola central a caixa de redutoras (4L), possibilitando através das relações "baixas", combinadas com o diferencial autoblocante, ultrapassar obstáculos de elevados níveis de exigência.

Passageiros ou carga

A cabine dupla destina-se ao transporte de cinco ocupantes. Nesse caso a área da caixa de carga é de 2,36 m2 e mede 151,1 centímetros de comprimento interno. Nada de muito excitante para quem precise de ir comprar umas estantes de montar a uma loja especializada, pois terá que as transportar inclinadas sobre a caixa e as barras de tejadilho (que, está visto, não servem só para dar estilo). Os bancos podem ser rebatidos para espaço de armazenamento extra. Para quem não precisar de tanta companhia, a "King cab" só transporta dois passageiros atrás, em distâncias curtas, mas amplia a caixa aos 2,90 m2 e o comprimento interno de 186,1 cm já permite carregar um colchão sem grandes aflições.

Tudo dá jeito

A câmara traseira de estacionamento, incluída no nível de equipamento LE, faz parte do Pack IT, que inclui ainda o sistema de navegação 3D com ecrã táctil, sistema áudio com disco rígido para gravar até 300 CD e leitor de DVD (que só funciona à frente com o travão de mão accionado). A câmara, com "guias", revela-se um auxílio precioso nas manobras de estacionamento, dada a limitada visibilidade traseira. O importador ibérico da marca informou estarem disponíveis sensores de estacionamento, mas a FUGAS não deu por qualquer sinal acústico nem vislumbrou onde estas ajudas adicionais às manobras de parqueamento poderiam ser configuradas.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 2991cc
Potência: 231cv às 3750 rpm
Binário: 550 Nm às 1750 rpm
Cilindros: 6 em V
Válvulas: 24
Alimentação: multi-injecção directa de gasóleo por conduta comum
Tracção: Traseira integral, com diferencial autoblocante
Caixa: Automática de 7 velocidades
Suspensão: Independente, com triângulos sobrepostos, conjunto de molas e amortecedores e barra estabilizadora, à frente; independente, com eixo rígido e molas de lâminas progressivas, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Travões: Discos ventilados à frente e tambores atrás

Dimensões

Comprimento: 529,6 cm
Largura: 184,8 cm
Altura: 179,5 cm
Peso: 2110 kg
Pneus: 255/60 R18
Capac. depósito: 80 litros
Capac. mala: n. d.
Ângulo de ataque: 30º
Ângulo de saída: 24º
Vau máximo: 45 cm

Prestações*

Velocidade máxima: 195 km/h
Aceleração: 0-100 km/h: 9,3s
Consumo combinado: 9,3 litros/100 km
Emissões CO2: 246 g/km

* Dados do construtor

Preço: 45.350 euros

--%>