Barómetro
+ Materiais e acabamentos, prestações, comportamento, conforto
- Falta de espaços interiores para pequenos objectos, extensa lista de equipamento opcional.
Modular e funcional
Com 620 litros de volume na disposição de 5 lugares, que pode chegar aos 1750 litros com a segunda fila de bancos rebatida, na superfície plana da bagageira estão incorporados 2 bancos individuais (opção) que elevam a lotação do X5 para 7 lugares quando necessário. Neste caso, a capacidade da mala reduz-se para 200 litros. Para além disso, dada a inexistência de pneu sobressalente (o X5 usa pneus runflat), há um compartimento sob o fundo onde se podem esconder objectos. A abertura em 2 partes do portão traseiro, com a parte inferior a tornar-se um prolongamento da superfície plana da mala, facilita as cargas e descargas e existem 2 calhas laterais com olhais para fixação de volumes.
Bancos à la carte
Assim até é fácil
Este SUV de luxo é tudo menos espartano nas dimensões, com 4,86m de comprimento e 1,93m de largura. Mas a marca alemã não se esqueceu das estreitas ruas das urbes europeias e dos reduzidos espaços para estacionar: além dos sensores de estacionamento (com indicação visual e sinais sonoros) e da câmara traseira, o X5 ensaiado trazia um sistema denominado Top View que dá uma visão não só de todo o carro, mas também da área envolvente. Assim, torna-se fácil estacionar e não só: em ruas estreitas e até 15 km/h, premindo um botão na consola pode-se visualizar o espaço disponível, evitando toques. Outro dispositivo, o Side View, em cruzamentos de fraca visibilidade dá uma visão do trânsito transversal. Claro que estes dispositivos são opcionais, mas neste caso o investimento compensa.
E as crianças, senhores!...
O BMW X5 é um SUV que conjuga características de desportivo com as de um veículo familiar. É comum a todos os modelos da marca alemã a ausência de espaços para arrumar objectos no interior do habitáculo, mas se num desportivo como o roadster Z4 isso pode ser apenas um incómodo, num carro como o X5, também vocacionado para transportar famílias que têm crianças, isso pode ser dramático. A título de exemplo, veja-se o tamanho do porta-luvas, menor do que os de muitos citadinos!
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 2993cc
Potência: 306cv às 4400 rpm
Binário: 600 Nm entre as 1500-2500 rpm
Cilindros: 6 em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por conduta comum. Duplo turbo
Tracção: Integral com distribuição variável de binário
Caixa: Automática de 8 velocidades
Função Start/Stop: Não
Suspensão: Independente, com paralelogramo deformável, barra estabilizadora e mola helicoidal à frente; no eixo traseiro, auto-reguladora, com paralelogramo deformável, mola helicoidal e barra estabilizadora
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência variável
Travões: Discos ventilados (348mm) à frente; discos ventilados (320mm) atrás
Dimensões
Comprimento: 4857 mm
Largura: 1933 mm
Altura: 1776 mm
Peso: 2185 kg
Pneus: 275/35 R20 à frente; 275/40 R20 atrás (runflat com 50 km a 250 km de autonomia)
Capac. depósito: 85 litros
Capac. mala: 620 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 236 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 6,6s
Consumo misto: 7,5 litros/100 km
Emissões de CO2: 198 g/km
* Dados do construtor
Cotas de todo-o-terreno
Ângulo de entrada: 25,5º
Ângulo de saída: 22,5º
Ângulo ventral: 19,8º
Altura livre ao solo: 222 mm
Altura de vau: 500 mm
Preço: 90.900 euros (viatura ensaiada: 119.330 euros)
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com assistência à travagem de emergência e controlo de travagem em curva
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Airbags de cortina: Sim
Apoios de cabeça frontais activos: Sim
Aviso acústico dos cintos de segurança: Opção
Controlo electrónico de estabilidade (DSC) e de tracção (DTC): Sim, com assistência ao arranque em subida e controlo de descida
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Ar condicionado: Sim, automático (opção, 4 vias)
Abertura do depósito interior: Não
Abertura da mala do interior ou por comando à distância na chave: Sim
Tecto de abrir panorâmico: Opção
Bancos eléctricos aquecidos: Sim
Bancos da frente aquecidos e com ajuste eléctrico: Opção
Bancos em pele: Sim
Dois lugares adicionais: Opção
Fixações Isofix: Sim, em 2 bancos da 2.ª fila
Jantes em liga leve: Sim
Rádio/CD: Sim, com tomada Aux-In
Conexão telefónica Bluetooth: Opção
Sistema DVD traseiro: Opção
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura e profundidade: Sim, electricamente
Computador de bordo: Sim
Alarme: Opção
Navegação por GPS: Opção
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Informação de limite de velocidade: Opção
Sensor de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, com câmara de visão total (opção)
Travão de estacionamento eléctrico: Sim
Caixa automática: Sim, Steptronic com 8 velocidades e selector manual na alavanca de mudanças
Indicador de pressão dos pneus: Sim
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia em LED: Sim
Luzes traseiras em LED: Sim
Faróis bixénon: Opção