Fugas - motores

Miriam Lago

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Nissan 370Z Roadster Pack A/T: Descapotável desportivo ao gosto dos puristas

Barómetro

+ Equipamento, materiais e acabamentos, prestações.

- Falta de sensores de estacionamento, consumos, isolamento do habitáculo, abertura e fecho da capota só com o carro parado.

Frescos no Verão, quentes no Inverno

Para pilotos

Este carro tem tracção traseira e o comportamento de um potente desportivo. A versão-base dispõe de uma caixa manual de 6 velocidades, mas o veículo que a Fugas conduziu trazia uma caixa automática de 7 relações com transmissão desportiva, consumos e emissões inferiores aos obtidos com a caixa manual, resposta rápida aos pedais do acelerador e travões e passagens de caixa quase imperceptíveis, em especial nas mudanças mais altas. Mas, mesmo com a caixa automática, para quem quer dominar os 328cv do "bicho" sem usar freios, isto é, pilotar em vez de conduzir, pode usá-la em modo manual, por meio de patilhas ao volante ou da alavanca de velocidades e desligar o Programa de Controlo de Estabilidade através de um botão no tablier.

São precisos olhos de camaleão

O carro tem pintura anti-risco, mais resistente e auto-reparadora de pequenos arranhões. Mas para um veículo com formas arredondadas, 4,25m de comprimento e 1,85m de largura isso só não chega. O 370Z Roadster até está bem equipado, mas sente-se a falta de sensores de estacionamento (nem sequer como opção!). A prova disso era uma falha na pintura sobre a cava da roda traseira direita do carro que conduzimos. São precisos olhos de camaleão e muito cuidado para arrumar o carro nos reduzidos espaços urbanos.

Cabe (quase) tudo?

Diz-se que na mala de um descapotável cabem 2 cartões de crédito e a bagageira do Nissan 370Z Roadster (abertura não muito fácil, pois não há pega e tem de se meter os dedos sob a tampa para a levantar) parece confirmar essa asserção: rebordo alto, formas irregulares e 140 litros de capacidade (tanto com capota levantada como recolhida). Numa ida à praia, meteu-se lá dentro um chapéu-de-sol tamanho XL, mochila grande, saco térmico e ainda outros sacos com sapatos, mudas de roupa, etc. À vinda, numa ida ao supermercado, esquecendo o carro que conduzíamos, enchemos um carro de compras. E não é que coube tudo lá dentro, sem necessidade seque de usar o espaço atrás dos bancos? Com as coisas divididas por sacos moles, a capacidade da bagageira é uma surpresa. Ah! No interior da tampa, há instruções sobre como alojar um saco de tacos de golfe. Noblesse oblige...

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 3696cc
Potência: 328cv às 7000 rpm
Binário: 363 Nm às 5200 rpm
Cilindros: 6 cilindros em V
Válvulas: 4 por cilindro
Alimentação: Injecção indirecta multiponto
Tracção: Traseira
Caixa: Automática de 7 velocidades
Função Start/Stop: Não
Suspensão: Forquilha dupla em alumínio, com paralelogramo deformável, barra estabilizadora e mola helicoidal à frente; independente multilink em alumínio e aço, com paralelogramo deformável, mola helicoidal e barra estabilizadora atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Travões: Discos ventilados (355mm) com calibradores opostos em alumínio fundido (4 pistons) à frente; discos ventilados (350mm) com calibradores opostos em alumínio fundido (2 pistons) atrás

Dimensões

Comprimento: 4250mm
Largura: 1845mm
Altura: 1325mm
Peso: 1610kg
Pneus: 245/40 R19 à frente; 275/35 R19 atrás
Capac. depósito: 72 litros
Capac. mala: 140 litros

Prestações*

Velocidade máxima: 250 km/h (limitada electronicamente)
Aceleração 0 a 100 km/h: 5,8s
Consumo misto: 10,9 litros/100 km (gasolina de 98 octanas)
Emissões de CO2: 254 g/km

Preço: 81.100 euros (viatura ensaiada: 83.600 euros)

* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim, com distribuição electrónica de travagem e assistência à travagem de emergência
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de porta: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Airbags de cortina: Não
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim, com botão de desactivação e assistência ao arranque em subida

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Ar condicionado: Sim, automático
Abertura do depósito interior: Não
Abertura da mala do interior: Não
Bancos eléctricos aquecidos/refrigerados: Sim
Banco do condutor regulável em altura: Sim
Bancos em pele e em rede: Opção (em conjunto com pintura anti-risco, 500 euros)
Jantes em liga leve: Sim
Rádio/CD: Sim, com MP3 (incluído no sistema de info-entretenimento e navegação Nissan Connect)
Conexão telefónica Bluetooth: Sim (Nissan Connect)
Tomada USB: Sim (Nissan Connect)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Não
Computador de bordo: Sim (Nissan Connect)
Alarme: Sim
Capota com abertura eléctrica: Sim, com o carro imobilizado. Capota com interior em pele: Opção (em conjunto com pintura anti-riscos, 500 euros)
Navegação por GPS: Sim (Nissan Connect)
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Sensor de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Não
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Caixa automática: Opção (com 7 velocidades e selector manual de patilhas ao volante, 2000 euros)
Pintura anti-riscos metalizada: Opção (500 euros, pacote inclui bancos em pele e em rede, bem como capota forrada a pele)
Indicador de pressão dos pneus: Não
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes traseiras em LED: Sim
Faróis de xénon: Sim, com lava-faróis e nivelador automático

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