Outro mecanismo é o cruise control, em que se define uma velocidade de cruzeiro. O único senão neste caso é alguma sensibilidade do radar que previne o risco de colisões, já que, assim que detecta um automóvel à frente, o sistema reduz automaticamente a velocidade aplicando os travões, às vezes com alguma precipitação.
Outra novidade é um sensor nos espelhos laterais, que alerta para a presença de outros veículos. Primeiro com uma luz laranja e depois com um sinal sonoro. Este sistema, tal como o alerta de colisões, é útil, a não ser que o condutor se sinta desconfortável com tantas luzes e sinais sonoros. Uma referência ainda para o facto de, neste teste, alguns destes sensores terem ficado indisponíveis em situação de chuva muito intensa. Por fim, nota negativa ainda para o facto de o Zafira não incluir pneu sobressalente de série - há apenas um kit, dito de "reparação" de furos, sendo necessário pagar 55€ para ter um pneu de substituição.
BARÓMETRO
+ Motor, espaço interior, modularidade, preço competitivo
- Sexto e sétimo lugares apenas para crianças, bagageira com sete lugares, não tem pneu sobressalente de série, comportamento dos sensores electrónicos com chuva
7 lugares
Ser flexível é uma das características dos monovolumes e o Zafira não foge à tradição. É fácil passar de cinco para sete lugares, notando-se apenas que a terceira fila de bancos só é boa para miúdos ou adultos de baixa estatura. Os outros têm pouco espaço para pernas e ficam com a cabeça demasiado perto (se não mesmo em contacto) com o tejadilho.
Alerta laranja
É um dos sistemas inovadores deste modelo, apesar de já conhecido em várias outras marcas. Sempre que há um carro num raio de acção de quatro metros (no chamado ângulo morto), acende-se a luz laranja no espelho retrovisor. O sinal visual é acompanhado de um alerta sonoro caso o condutor tente nessa altura mudar de direcção. Um sistema útil, especialmente para os mais distraídos.
Luz reforçada
A sensação de espaço dentro do Zafira é reforçada não só pelo tejadilho panorâmico (que abre e fecha de forma eléctrica) mas também pelo pára-brisas panorâmico, cuja cobertura pode ser movida manualmente. Em dias sem sol, puxar a cobertura para cima é uma forma de aumentar a visibilidade e a luminosidade.
Um travão de botão
Entra-se, olha-se e sai a pergunta: "Onde está o travão de mão?" No espaço onde habitualmente se situa essa alavanca está uma zona de arrumação, já que o travão de mão é um pequeno botão. Uma solução que certamente agrada a toda a gente, especialmente as condutoras que se queixam de o travão de mão ser pesado e difícil de accionar.
FICHA TÉCNICA
MECÂNICA
Cilindrada: 1956cc
Potência: 165cv às 4000 rpm
Binário: 350 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Turbodiesel de injecção directa por conduta comum
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, de seis velocidades
Suspensão: Tipo McPherson, à frente; eixo de torção com articulação Watt, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,4/11,9m
Travões: Discos ventilados à frente, discos atrás