A Renault acrescenta, a partir de Abril, mais um modelo à sua gama de veículos eléctricos, o Twizy, cujo nome resulta da combinação de twin (duplo)+easy (fácil). Este quadriciclo de dois lugares, vocacionado para o trânsito citadino ou para percursos curtos, tem duas versões: o Twizy 45, com 45 km/h de velocidade máxima, dispensa carta de condução e tem preços a partir de 6990€; o Twizy, que atinge os 80 km/h, requer um condutor encartado e custa desde 7690€.
Embora englobado na classe dos quadriciclos, este veículo tem características únicas - a Renault classifica-o como um "ORNI" (objecto rolante não identificado). Com 2338 mm de comprimento e 1337 mm de largura à frente (1454 mm de altura) é mais pequeno do que um Smart e pouco maior do que uma moto de grandes dimensões. O condutor senta-se à frente e o acompanhante atrás (como numa moto). Mesmo pessoas grandes acomodam-se bem atrás e têm muito espaço para as pernas.
Tem uma autonomia teórica de 100 km, mas na prática faz entre 50 e 80 km, dependendo do estilo de condução. A carga total, numa tomada doméstica de 220v e 10A, leva 3,5 horas. As baterias são alugadas (50€/mês) e o Twizy dispõe do serviço de assistência Renault ZE, que inclui reboque em caso de avaria ou falta de carga da bateria.
As quatro rodas fora dos extremos da carroçaria dão-lhe grande manobrabilidade (o Twizy pode dar meia volta numa via de dimensões normais). A colocação das baterias sob o piso (constituem 100 kg do peso total de cerca de 450 kg) e do motor (em baixo, ao centro e atrás) tornam o pequeno bilugar muito estável, curvando bem e sendo pouco susceptível a ventos laterais, apesar da sua altura e da configuração estreita. Já em comparação com outros veículos eléctricos, o Twizy é algo ruidoso no seu funcionamento.
Embora não tenha sido submetido aos testes do Euro NCAP, o Twizy foi desenvolvido pela Renault Sport Technologies (o mesmo departamento da marca francesa que se ocupa da Fórmula 1) como se de um carro normal se tratasse, tendo sido objecto de crash tests. Desde o chassis, à célula do habitáculo (com a forma e as funções de um capacete de motociclista na protecção dos ocupantes), às barras laterais de reforço, ao airbag frontal do condutor, que dispõe de um cinto de segurança de quatro pontos (normal, de 3 pontos, no banco de trás, que pode levar uma cadeira de criança), aos quatro travões de disco - tudo contribui para que, em termos de segurança, o Twizy seja diferente de um vulgar quadriciclo. A Renault Portugal atribuiu-lhe também a garantia de 5 anos ou 150.000 km, como a qualquer outro carro da marca francesa.
O Twizy 45, que dispensa carta de condução, é uma solução de mobilidade segura para jovens com mais de 16 anos e pessoas sem carta de condução, mas que necessitam de um veículo para se deslocar. Já o Twizy mais potente faz ressaltar a incongruência da legislação portuguesa: requer carta de condução, mas depois é considerado um vulgar quadriciclo, pelo que, de acordo com os art.ºs 72.º e 75.º do Código da Estrada, a sua circulação é proibida nas auto-estradas e vias rápidas - isto é, é-lhe interdita a utilização em vias como o IC 19, a VCI ou a Ponte 25 de Abril. Só outros dois países da Europa têm legislação similar: França e Itália. É mais um exemplo da legislação portuguesa que desincentiva e penaliza a mobilidade sustentável.