Fugas - motores

  • Rui Gaudêncio
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Funcional, económico e com qualidade premium

 

Barómetro
+ Segurança, consumos, desempenho do motor
- Preço inflacionado por equipamento opcional que deveria ser de série; espaço para passageiros atrás

Detalhes
Uma surpresa
Poder-se-ia pensar que a versão menos potente do motor diesel de menor cilindrada da BMW teria um desempenho apenas suficiente para deslocar um veículo que pesa 1385kg. Mas logo no arranque temos uma agradável surpresa: o motor de quatro cilindros Twin Power Turbo, com o binário máximo de 235 Nm disponível logo às 1500 rpm, dá a sensação de ser mais potente do que é na realidade. Mesmo no modo de condução económica, Eco Pro. Sem ser um desportivo, o carro é despachado: arranca, recupera e faz ultrapassagens sem problemas de maior. Até parece que tem mais dez ou vinte cavalos.

As crianças vão atrás?
Neste BMW 114d Line Sport, à frente, tanto condutor como pendura sentam-se confortavelmente em envolventes bancos desportivos que suportam o corpo e não o deixam dançar de um lado para o outro em estradas sinuosas. Já atrás a história é outra: para além de um enorme túnel central de transmissão, se quem se senta à frente for grande, o espaço para as pernas fica muito reduzido, mesmo crianças em cadeirinha ficam com os joelhos a bater nas costas dos bancos da frente. Além disso, os assentos não primam pelo conforto oferecido.

A pensar nas pessoas
Quando se viaja, há sempre aquelas coisas que gostamos de ter à mão. Como o telemóvel, a carteira, garrafas de água, etc., etc. E então se se transportam crianças, a necessidade de espaços no habitáculo para guardar pequenos objectos aumenta exponencialmente. Neste 114d, ao contrário de outros veículos da BMW, pensou-se nas pessoas e tanto na consola central como nas bolsas das portas não faltam compartimentos funcionais, complementados por um compartimento fechado sob o apoio de braços à frente.

Um carro que ensina a conduzir
Para além de um sistema de Start & Stop eficiente, no visor situado na parte de baixo do conta-rotações, há um indicador de mudança de velocidade e a visualização gráfica do consumo instantâneo por meio de um traço que, nos modos Comfort e Sport, se desloca numa zona a vermelho. No modo de condução Eco Pro a zona é a azul, passando para cinzento quando o consumo é excessivo. Neste modo, a sugestão de mudança de velocidade é acompanhada por um símbolo de uma mão sobre a alavanca das mudanças. Se se carrega excessivamente no acelerador aparece um ícone de um pé sobre o acelerador. No modo Eco Pro, o computador de bordo indica o ganho em quilómetros de autonomia por se ter efectuado uma condução económica.
 

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 1598cc
Potência: 95cv às 4000rpm
Binário: 350 Nm /1500-2750 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Traseira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: à frente, tipo Mcpherson com molas helicoidais, barra estabilizadora; atrás, paralelogramo deformável com molas helicoidais, barra de estabilizadora
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida variável (opção Servotronic - pack Conforto de Condução, 770€)
Diâmetro de viragem: 10,9m entre paredes
Travões: Discos ventilados, à frente; discos sólidos, atrás

Dimensões
Comprimento: 4324mm
Largura: 1765mm
Altura: 1421mm
Distância entre eixos: 2690mm
Peso: 1395kg
Pneus: 225/45 R17 91W run flat (opção, 1803€)
Capac. depósito: 52 litros
Capac. mala: 360 litros

Prestações*
Veloc. máxima: 185 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 12,2s
Consumo misto: 4,1 litros/100 km
Emissões CO2: 109 g/km

Preço: 26.400€ (35.104€, versão ensaiada)

* Dados do construtor


EQUIPAMENTO

Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Sistema de alerta de colisão: Não
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos condutor: Não
Auxílio arranque em subida: Não
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Isofix: Sim
Aviso cinto de segurança: Sim

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Vidros escurecidos: Não
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores com regulação eléctrica e rebatíveis: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Conexão Bluetooth e porta USB: Sim, opção (Pack Conforto de Condução)
Ar condicionado: Sim, opção, automático bizona (Pack Conforto Interior, 1112€)
Bancos ajustáveis em altura: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Não
Regulador/limitador de velocidade: Sim, opção (Pack Conforto de Condução)
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Linha Sport: Opção, 1803€ (inclui, entre outros, modo Sport+)
Jantes em liga leve: Sim, opção, de 17’’ (incluídas na Line Sport)
Alarme: Não (opção, 506€)
Navegação por GPS: Não (Opção, a partir de 1677€)
Sensor de luz/chuva: Sim, opção (Pack Visibilidade, 443€)
Sensores de estacionamento: Sim, opção atrás (475€)
Faróis de nevoeiro/ de xénon / assistente de máximos: Sim, opção (Pack Iluminação, 953€)
Luzes de dia: Sim, em LED
Tecto Panorâmico: Não (opção, 843€)

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