As marcas também aprendem. Em 2012, o Jeep Compass só obteve 2 estrelas em 5 possíveis nos testes do Euro NCAP e foi alvo de críticas da entidade europeia que testa a segurança dos veículos. Após essa má classificação, a Jeep emendou a mão com o Cherokee em 2013 e agora com o Renegade, que, face aos mais exigentes critérios de 2014, conquistou o máximo de 5 estrelas, com 87% na protecção dos ocupantes adultos, 85% nas crianças, 65% nos peões e 74% nos dispositivos auxiliares de segurança.
Há veículos cujo nome se adequa na perfeição às suas características, mas o Jeep Renegade é precisamente o contrário do que o seu nome indica — um veículo fiel, seguro, confortável, silencioso e fácil de conduzir. Com cinco portas e cinco lugares, este SUV tem um comprimento (4236mm) similar ao do Jeep Wrangler de três portas, mas as semelhanças acabam aí. Enquanto o Wrangler é um todo-o-terreno puro, o Renegade é um cavaleiro do asfalto, em especial nas versões com tracção dianteira e caixa manual de seis velocidades, que são a aposta da marca para Portugal (há uma variante Trailhawk com motor a gasóleo 2.0 Multijet de 170cv, caixa automática de nove relações e tracção integral que só está disponível por encomenda).
O Jeep Renegade já está à venda com o motor a gasóleo 1.6 Multijet II de 120cv (norma de emissões Euro 5+) e dois níveis de equipamento, Longitude (25.950€) e Limited (27.250€). As primeiras 50 unidades com o nível Limited beneficiam de uma oferta de estofos em pele e do pack Function (entrada sem chave, retrovisores eléctricos retrácteis e tomada de 230V) no valor de 1350€. A marca propõe ainda um pacote promocional que adiciona pintura metalizada, vidros escurecidos e jantes de 18’’, por um preço total de 28.100€. Em Abril, chegará a versão mais acessível, por 21.950€, com motor 1.4 MultiAir a gasolina de 140cv (norma de emissões Euro 6) e nível de equipamento Longitude. Um trunfo importante é o facto de este pequeno SUV ser classe 1 nas portagens (no caso de ter tracção 4x4 só com Via Verde).
Produzido em Itália, na fábrica da Fiat, em Melfi, é o primeiro veículo da Fiat Chrysler Automobiles fruto de cooperação entre a Itália e os EUA e destinado a ser vendido em mais de 100 países. Os motores são de origem Fiat, sendo sobrealimentados por turbocompressor e alguns dos elementos da estrutura do Renegade são comuns ao Fiat 500L.
Apesar do seu visual de elegante todo-o-terreno, o Jeep Renegade com tracção dianteira e os propulsores disponíveis para Portugal sente-se muito mais à vontade no asfalto, onde se comporta como uma estável e confortável berlina, silenciosa e agradável de conduzir. No entanto, com uma altura ao solo de 175mm, 17,9º de ângulo de ataque, 29,7º de ângulo de saída e 21,2º de ângulo ventral e uma suspensão que, sendo confortável e absorvendo bem os impactos, segura o carro em terrenos mais irregulares, este SUV pode aventurar-se em incursões fora de estrada em trilhos de baixa/média dificuldade. Aliás, no nível Limited, para além do auxílio ao arranque em subida, também dispõe de controlo em descida (Hill Descent Control).