A Peugeot apresentou a nova geração do seu modelo compacto. Com nova plataforma, novos equipamentos e, na próxima Primavera, motores campeões de consumos e emissões que já cumprem a norma Euro VI. Do anterior 308? Só ficou o nome.
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Se a marca do leão mantivesse a tradição, o novo 308, que será lançado em Portugal em meados de Outubro, deveria chamar-se 309. É que não se trata de uma renovação, mas de uma ruptura face ao 308 que vem substituir. De acordo com os responsáveis da marca, este carro é mais um passo em frente face ao objectivo de aproximação gradual da qualidade dos veículos Peugeot à dos modelos premium do mesmo segmento. E as primeiras impressões parecem confirmar que o construtor francês está no bom caminho.
Com três níveis de equipamento – Access, Active e Allure –, o modelo beneficia de uma promoção que abrange os primeiros cem clientes particulares que até à data do lançamento façam uma pré-reserva do Peugeot 308 com motorizações diesel e que consiste na oferta do nível de equipamento superior ao da versão reservada. Por exemplo, ao reservar um 308 1.6 HDi Access o cliente receberá, pelo mesmo preço, um 308 1.6 HDi Active.
O novo Peugeot 308 será lançado na versão hatchback de cinco portas e cinco lugares, sendo que não haverá uma carroçaria de três portas. Já a carrinha está prevista para 2014. Com 4253mm de comprimento, 1804mm de altura e 1457mm de altura, o 308 encolheu em todas as dimensões exteriores. Em contrapartida, a distância entre eixos (2620mm) aumentou. O 308 está construído sobre a plataforma modular EMP2 que foi estreada no Citroën C4 Picasso e é 70kg mais leve que a anterior. Isso, a somar à redução do tamanho e outras modificações, traduz-se numa diminuição média de 140kg face à versão de 2008.
Com menor peso, melhorias no aerodinamismo, na eficiência dos motores e transmissões, bem como o uso de pneus específicos (Michelin Energy Saver) de ultra baixa resistência ao rolamento, conseguiram-se reduções substanciais nos consumos e emissões. Mas a revolução do 308 completar-se-á na Primavera de 2014 com a introdução de cinco novas motorizações que já obedecem à norma Euro VI de emissões: duas a gasolina, 1.2 tricilíndricos de 105cv e 130cv; três a gasóleo, 1.6 Blue HDi de 100cv, a "estrela" 1.6 Blue HDi de 120cv (com médias de 82 g/km de emissões de CO2 e 3,1 l/100km de consumo) e o 2.0 HDi de 150cv.
A nova plataforma, o centro de gravidade mais baixo e uma suspensão que concilia conforto com controlo em curva e nas travagens tornam o novo 308 bem mais dinâmico que o anterior, com melhor comportamento, o que se nota mais em estradas sinuosas.
Menor por fora face ao anterior 308, tem o mesmo espaço para os ocupantes e a mala aumentou para 470 litros (1309 litros com os bancos traseiros rebatidos). Há uma percepção de melhoria na qualidade dos materiais e dos acabamentos. A maior novidade é, porém, o denominado Peugeot i-Cockpit, que consiste num volante pequeno e compacto com visão da instrumentação por cima do aro do volante (sem desviar o olhar da estrada), um grande ecrã táctil multifunções de 9,7’’ (a partir do nível Active) e a consola central elevada. Um pormenor curioso é o dos ponteiros do velocímetro e do conta-rotações girarem em sentido inverso.
Em termos de equipamento, o nível Access oferece ar condicionado, cruise control, faróis diurnos em LED, rádio CD MP3 + Bluetooth + USB, sensor de pressão de pneus e vidros eléctricos à frente. O Access pode ser complementado como Pack Business (sensor de estacionamento traseiro, jantes de liga leve de 16’’ e vidros traseiros eléctrico, 495€). O nível Active (+1300€) acrescenta sensores de estacionamento traseiro, de luz e de chuva, climatizador bizona, cruise control programável, faróis de nevoeiro, auxílio ao arranque em subida, jantes de 16’’, ecrã táctil e sistema de navegação. A isto, o Allure (+2000€ sobre o Active) soma sensores de estacionamento à frente, faróis dianteiros em LED, jantes de 17’’, tecto panorâmico, travão de estacionamento eléctrico, vidros escurecidos e o Driver Assistance Pack (integra cruise control activo, alerta de risco de colisão e travagem automática de emergência face a proximidade do veículo da frente – está disponível em opção no Active, por 495€).
Haverá ainda equipamento opcional como a câmara de visão traseira, o sistema de vigilância de ângulo morto ou os estofos em pele.
A nova geração do modelo do segmento C da Peugeot ainda não foi submetida aos testes de segurança do Euro NCAP, mas o fabricante francês aspira à obtenção do máximo de cinco estrelas para o 308.
Ficha técnica
Motorizações Ac. 0-100Veloc. Máx. Cons. Médio Em. CO2 Preço
Gasolina
1.2 VTi 82cv 13,3s172 km/h 5,0 l/100km 114 g/km20.390€*