Fugas - Motores

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A indústria automóvel numa corrida contra o tempo

Por Carla B. Ribeiro, com com João Palma em Genebra

O primeiro automóvel parecia saído do futuro, mostrando estar muito à frente do seu tempo. Mas hoje o tempo parece andar sempre um passo à frente do automóvel e a indústria do sector entrou num sprint que tem a sua montra na capital helvética.

O tempo e o automóvel parecem estar muitas vezes de costas voltadas, não havendo sequer consenso sobre quando se iniciou a história dos veículos com capacidade de locomoção autónoma. É que se não há dúvidas de que o primeiro a ser patenteado foi o motorwagen produzido pela Benz & Co., em 1886, há, entre outros, registos de um veículo que se movia por si próprio construído pelo padre jesuíta Verbiest para o imperador Hang-Hi duzentos anos antes. 

Mas nada disto interessa em Genebra, onde o automóvel vive no futuro. Mesmo quando nem lá chega. É o caso de vários conceitos em forma de protótipos que, por estes dias, espantam quem visita o Salão, mas que acabam por não ver a luz do dia, ficando só com um lugar no passado. Já outros surgem prontos a entrar nas linhas de produção em série, preparados para desafiar o difícil presente numa Europa, que, embora em retoma, continua longe dos números de vendas de carros novos de há uma década.

O Salão Automóvel de Genebra, que abriu as portas ao público na quinta-feira, prolongando-se até 15 de Março, espera apresentar cerca de 900 veículos, dos quais 130 novos modelos. Destes, perto de uma centena já de olhos postos no futuro cumprem as rigorosas normas europeias de emissões de partículas que entrarão em vigor só em 2021.

A Fugas deu uma volta-relâmpago pelo Salão em dia de pré-abertura e dá a conhecer algumas das novidades que mais se destacam.

Audi RS3 Sportback: Potência familiar
Em estreia mundial, o Audi RS3 Sportback que, assente na plataforma MQB (que lhe poupa cerca de 50 quilos), conjuga potência e espírito familiar. São 367cv e um torque máximo de 465 Nm para atingir os 100 km/h nuns impressionantes 4,3 segundos. O familiar compacto será equipado com a caixa automática S-Tronic de sete relações. Outras novidades no stand da Audi são a nova geração do Q7, que traz consigo menos 325 quilos, menores consumos e uma versão híbrida do diesel, e o luxuoso coupé R8.

BMW Série 1: Dar cartas no segmento C
A chegada ao mercado está para breve, mas antes a BMW apostou numa estreia mundial com pompa e circunstância do seu bem-sucedido turismo do segmento C. Não se trata de uma nova geração, mas também não foi feito um mero facelift. O série 1 apresenta-se rejuvenescido por fora e actualizado por dentro, incorporando novas funcionalidades e motorizações. Outro veículo em destaque é o série 2 Gran Tourer, com sete lugares, também em estreia mundial.

Citroën C4 Airflow: Vontade de inovar
Com o Cactus, chegado há um ano, a francesa Citroën provou não ter medo de inovar. Em Genebra, vai um pouco mais longe e apresenta o conceito do C4 Cactus Airflow, um protótipo que foi trabalhado no sentido de melhorar a aerodinâmica e a resistência ao rolamento. O resultado é um consumo anunciado de apenas 2,0 l/100km. Na linha da frente ainda a Berlingo, com uma nova imagem e motores mais eficientes.

DS5 Divine: Protótipo de luxo
A DS permanece uma submarca da Citroën, mas está cada vez mais afastada da casa-mãe. E até teve direito a stand próprio no Salão. Para que não restem dúvidas de que a sofisticação é uma meta a alcançar, abrilhanta a festa com o DS 5 Divine, um protótipo que não deverá chegar ao mercado mas que realça a vontade da DS em imprimir cada vez mais luxo nos seus carros. Prontinho para ser posto à venda, o novo DS 5, em estreia mundial, com uma redesenhada frente e que inaugura a futura assinatura estética da marca.

Honda Jazz: Revolução no segmento B
A insígnia nipónica marca uma forte presença em Genebra, sobretudo pela estreia mundial do Civic Type R, o protótipo de há um ano que chega por fim às linhas de produção. Mas o mais interessante para o mercado luso é a revelação da terceira geração do Jazz que chega, diz a Honda, para redefinir o segmento B e que será equipado com o novo motor i-VTEC 1.3 litros a gasolina da série Tecnologia Earth Dreams. Outro destaque é a estreia europeia do HR-V, um compromisso entre um SUV e um coupé que entrará em confronto com concorrentes como o Qashqai, o ASX ou até mesmo o também novel Renault Kadjar.

Mazda CX-3: Ofensiva nos crossover
A Mazda prepara-se para uma guerra no campeonato dos crossover com a estreia do CX-3, um pequeno SUV com a possibilidade de se optar entre versões de 4x2 e 4x4 e que fará frente a veículos como o Opel Mokka ou Peugeot 2008. Tal como toda a gama do emblema de Hiroxima, o CX-3 integra motores com tecnologia Skyactiv que primam por um bom compromisso entre potência e eficiência. A sua chegada está prevista para o Verão.

Mercedes-Benz: Aposta nos híbridos plug-in
Sem ser uma novidade, é a confirmação daquilo que a marca já tinha deixado claro: a sua aposta passa pelos híbridos plug-in. Prova disso foi a apresentação, em estreia europeia, do classe C 350 Plug-in Hybrid, que reúne um bloco de 2.0 litros a debitar 211cv a um motor eléctrico de 82cv. Dos 0 aos 100, acelera em apenas 5,9s e está limitado aos 250 km/h. O consumo médio, afiança a marca, fica-se pelos 2,1 l/100km, com uma autonomia em modo eléctrico de 31 quilómetros. Outras estreias para breve: CLA Shooting Brake e GLE 4Matic Coupé.

Opel Karl: Uma nova gama de entrada
Cerca de 11.000€. Este é o preço final, estimado pela marca, com que o por estrear Opel Karl se apresentará ao mercado português este Verão. O citadino de cinco portas e cinco lugares mede apenas 3680mm de comprimento, mas prima por um interior espaçoso: com os bancos traseiros rebatidos, atinge uma capacidade de 940 litros. Além do mais, a Opel optou por não poupar em determinadas funcionalidades, incluindo de série Controlo Electrónico da Distribuição de Travagem e Assistente ao Arranque em Subida. Entre os opcionais, câmara, park assistmirror link e cruise control. A dar vida a este Karl, um bloco tricilíndrico a gasolina atmosférico de 1.0 ECOTEC com 75cv, com um consumo médio anunciado de 4,3 l/100km e emissões de 99 g/km de CO2.

Peugeot 208: Citadino renovado
Depois do sucesso do 308, a Peugeot apresenta em Genebra as novas vestes da sua estrela do segmento B. O 208 recebeu um novo pára-choques, com uma grelha maior e faróis em LED, além de trazer uma paleta de cores electrizantes que animam linhas mais dinâmicas. Pelo interior são visíveis melhorias de materiais e equipamentos, estando disponível volante em pele a partir do nível intermédio. Mas as novidades também se escondem sob o capot: três variantes do bloco 1.6 HDI, com 75, 100 e 120cv, e três motores a gasolina, um 1.2 PureTech com 110cv e duas versão do atmosférico 1.0, com 68 e 82cv. Chega em Junho.

Hyundai i20 Coupé: À conquista da juventude
Não se trata de considerações infundadas. É mesmo um objectivo da marca: colocar o seu i20 entre as opções dos clientes jovens e ainda sem filhos. A versão de três portas do i20 assume uma veia desportiva, com detalhes de design exclusivas. Caso do spoiler atrás ou do novo pára-choques. Também em estreia mundial, uma nova geração do ix35, o i30 Turbo e a nova imagem do i40.

Toyota Mirai: Quando o futuro é agora
Há um ano, a Toyota chegou a Genebra com o protótipo do Mirai, um automóvel que se alimenta a pilha de combustível e depósitos de hidrogénio de elevada pressão. Este ano voltou com o Mirai mas já pronto para entrar em produção em série, tornando-se o primeiro do género. Com uma autonomia de 480km, os tanques de hidrogénio recarregam-se em apenas três minutos, com um custo aproximado de 50 euros e as emissões de poluentes são nulas. A Portugal o Mirai não chegará, mas na Alemanha ficará disponível no início do Outono por cerca de 66 mil euros. Ao mercado luso, porém, interessam outras novidades: as novas gerações do Auris e do Avensis.

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