Fugas - Motores

Rui Gaudêncio

Bonito, económico e bem equipado

Por João Palma

A Toyota aposta forte nas motorizações híbridas gasolina/eléctricas e a verdade é que elas estão cada vez mais aperfeiçoadas e apelativas, concorrendo com os diesel em economia de consumos. É o caso desta edição especial do Yaris.

A Toyota lançou a série especial Square Collection do seu utilitário híbrido gasolina/eléctrico, com um preço promocional de 19.975€. A série Square Collection aponta para quem deseje um veículo cujas linhas atractivas e nível de equipamento façam dele mais do que um simples meio de transporte, mas que também seja funcional, com baixo consumo e dimensões que lhe permitem deslocar-se por artérias estreitas, sendo fácil de estacionar, podendo transportar cinco pessoas e com uma mala de 286 litros.

No segmento B, o Yaris em versão híbrida é oferta única no mercado, espelhando o investimento da Toyota nas motorizações denominadas mild hybrid, isto é, sistemas de propulsão em que o motor de combustão interna é complementado por um motor eléctrico cuja bateria é recarregada pelo motor de combustão e pela energia cinética em contraponto com os híbridos plug-in, que oferecem maior autonomia em modo 100% eléctrico mas cujas baterias são também carregadas através de uma tomada de corrente eléctrica.

A Toyota foi dos primeiros fabricantes de automóveis a comercializar um veículo deste tipo, o Prius plug-in em 2012, mas embora este carro ainda conste do catálogo da marca japonesa, o seu desenvolvimento estagnou, sendo hoje em dia suplantado por muitos modelos de outras marcas. A Toyota explica que neste momento não está a apostar nos plug-in por duas razões: estudos concluíram que grande parte dos possuidores de veículos deste tipo não se dá ao trabalho de carregar a bateria, deslocando-se sempre com recurso ao motor de combustão; além disso, segundo a marca japonesa, consegue-se quase os mesmos resultados com um sistema mild hybrid, com as vantagens de ser mais simples e económico de fabricar e não necessitar de carregamento por tomada exterior para produzir os efeitos desejados.

Por outras razões, também os motores a gasóleo foram praticamente ostracizados pela Toyota, porque, sendo muito mais poluentes que os híbridos gasolina/eléctricos, os consumos destes se aproximam cada vez mais dos dos propulsores diesel, cuja manutenção e revisão são mais caras. Acresce que, para um mesmo veículo, o preço actual das versões diesel e das híbridas é similar.

Em comum com todas as outras versões do Yaris híbrido, a Square Collection tem um sistema propulsor composto por um motor 1.5 a gasolina e outro eléctrico com uma potência conjunta de 100cv. A média de consumo anunciada é de 3,6 l/100km e num percurso de cerca de 400km que incluiu condução em cidade, estrada e auto-estrada, com alguns engarrafamentos obtivemos uma boa média de 4,8 l/100km.

Sublinhe-se que é precisamente em situações de congestionamento de trânsito e em cidade que as virtudes do sistema híbrido se evidenciam, com o carro a circular muitas vezes em modo 100% eléctrico (até 60 km/h). Essa alternância entre motores de combustão e eléctrico é gerida automaticamente pelo sistema ou, caso haja carga na bateria, premindo o botão EV junto ao travão de mão, o carro circula em modo eléctrico em trajectos curtos.

Fora do meio urbano, já não é tão evidente o aumento do consumo que se verificava com os primeiros sistemas híbridos. A caixa automática de variação contínua (com um modo B para maior recuperação de energia — útil, por exemplo, no caso de descidas prolongadas) proporciona conforto adicional em cidade, em especial nas situações de pára-arranca. Já em estrada nota-se uma certa lentidão a reagir ao pisar do acelerador e, embora o carro não perca força em subidas íngremes, mesmo em plano o aumento de velocidade está longe de se processar com rapidez, o que penaliza as recuperações e ultrapassagens.

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