Fugas - Motores

  • Audi Q2
    Audi Q2
  • Audi Q2
    Audi Q2
  • Audi Q2
    Audi Q2
  • Audi Q2
    Audi Q2
  • Audi Q2
    Audi Q2
  • Audi Q7 e-tron
    Audi Q7 e-tron
  • Audi Q7 e-tron
    Audi Q7 e-tron

Q2 e Q7 e-tron, dois irmãos que não podiam ser mais diferentes

Por João Palma

São ambos SUV da Audi, mas há um universo a separá-los. O Q2, o mais pequeno da gama, é uma estreia da marca alemã no subsegmento dos mini SUV. O Q7 e-tron é a variante híbrida plug-in diesel/eléctrica de um luxuoso “porta-aviões”.

São os mais recentes SUV da gama Audi. Um, o Q7 e-tron, disponível desde já por 93.330€, é a variante híbrida/eléctrica plug-in do grande SUV da marca do grupo Volkswagen. Dotado de um motor diesel V6 de 2967cc e outro eléctrico, tem uma potência total de 373cv, um binário 700 Nm e autonomia até 56 km em modo eléctrico. O outro, o Q2, que será lançado a 17 de Novembro, inaugura o subsegmento dos mini SUV premium. De início, o Q2 terá apenas um motor 1.6 TDI com 116cv e preços desde os 29.990€.

Por mais 3000€ a somar ao preço da versão base, estão disponíveis duas linhas de equipamento distintas: Sport e Design. O Audi Q2 confirma a tendência de incursão das marcas premium em territórios que eram coutada dos generalistas. Este pequeno SUV é o primeiro do seu género, mas outros se seguirão em breve. Construído sobre a plataforma MQB, a mesma dos A3 e TT, o Q2 tem o ADN da Audi, beneficia das tecnologias da marca (conforto, segurança e conectividade), com uma qualidade premium dos materiais utilizados e acabamentos cuidados.

Os responsáveis da Audi dizem que o Q2 é “untaggable”, isto é, não classificável numa determinada categoria – um veículo versátil que pode ser considerado SUV, crossover ou até uma berlina com maior altura ao solo. Apontam para uma faixa muito ampla de potenciais clientes: pode ser um segundo carro de família, um veículo para jovens ou para seniores que já não necessitem de uma viatura tão grande, etc.

O visual do Q2 é desportivo e o coeficiente aerodinâmico baixo, Cx 0,30. Isso, a juntar ao reduzido peso do veículo, 1205kg, reflecte-se na redução de consumos. Aos 4,19m de comprimento, 1,79 metros de largura, 1,51 metros de altura e 2,60 metros de distância entre eixos corresponde um habitáculo espaçoso para os cinco ocupantes (quase igual ao do irmão maior Q3) e uma mala de 405 litros (1050 litros com os bancos rebatidos). Uma distância ao solo de 145mm e um modo off-road no controlo de estabilidade (com bloqueio electrónico do diferencial) permite-lhe circular fora de estrada em trilhos de baixa dificuldade, mas o seu terreno de eleição é o asfalto.

Ao motor 1.6 TDI a gasóleo disponível no lançamento, juntar-se-ão até ao final do ano duas variantes do bloco diesel 2.0 TDI, com 150cv e 190cv. No primeiro semestre de 2017, à oferta de motores será adicionado o 1.0 TFSI tricilíndrico a gasolina de 115cv estreado no A3. Com este propulsor, estima-se que o Q2 custe cerca de 27.000€. O mais potente 2.0 TDI a gasóleo de 190cv vem acoplado a uma caixa S tronic de sete relações e tem tracção integral quattro; as restantes versões têm uma caixa manual de seis velocidades e tracção dianteira. Há ainda outros dois motores a gasolina, 1.4 TFSI de 150cv e 2.0 TFSI de 190cv, que não virão para Portugal.

Num pólo oposto, está o potente mas económico (na utilização) Q7 e-tron, a variante híbrida plug-in diesel/eléctrica do maior e mais luxuoso SUV da Audi. Este veículo vem dotado de dois motores: um a gasóleo V6 de 2967cc com 258cv e outro eléctrico com 128cv (alimentado por uma bateria de iões de lítio), associados a uma caixa automática tiptronic de conversor de binário com oito relações. Em conjunto, a potência total é de 373cv e o binário 700 Nm. A tracção é permanente quattro (integral), com diferencial central autoblocante. Há três modos de condução: EV (eléctrico), Hybrid (gestão automática do tipo de propulsão usado) e Battery Hold (poupa a energia eléctrica para utilização posterior).

--%>