O modelo do segmento B da Audi, o A1, que só tinha 3 portas e quatro lugares desde o lançamento, há ano e meio, passa a oferecer uma variante de 5 portas na segunda metade de Fevereiro. Designada por A1 Sportback, esta carroçaria, que custa cerca de 500€ mais do que a de 3 portas, pode ter cinco lugares em opção gratuita. Os motores e os níveis de equipamento são os mesmos para as duas versões. Em Julho, somar-se-ão dois novos propulsores à gama actual: 1.4 TFSI, de 140cv, a gasolina; e 2.0 TDI, de 143cv, a gasóleo.
A principal novidade no A1 prende-se com o motor 1.4 TFSI de 140cv, que emprega a tecnologia cylinder on demand ("cilindro a pedido") do grupo Volkswagen, já empregue no propulsor 4.0 TFSI V8 usado nos Audi S6, S7 e S8 e que, pela primeira vez, é aplicada num motor de menor cilindrada. No caso do 1.4 TFSI, dois cilindros são desligados quando não são necessários ao funcionamento do automóvel.
Em situações de velocidade constante, só é aproveitado 30% do potencial energético do veículo, pelo que não se torna necessário usar toda a potência do motor. Quando a condução o exige (por exemplo, ao acelerar), os cilindros desactivados entram em funcionamento numa questão de milissegundos (a passagem de dois para quatro cilindros, ou vice-versa, não é perceptível pelo condutor). O resultado é uma redução nos consumos e emissões sem perda de eficiência - o 1.4 TFSI de 140cv, segundo a Audi, faz uma média de 4,7 l/100 km.
O outro motor a acrescentar à gama, em Julho, é o 2.0 TDI, de 143cv, a gasóleo, que também tem consumos reduzidos. Todos os propulsores - os já existentes e os que chegam no Verão - trazem sistema Start & Stop, de paragem e arranque automático do motor. Para além das caixas de velocidade manuais de série, os 1.4 TFSI de 122cv e 140cv e o 1.6 TDI de 90cv podem ter em opção a caixa de dupla embraiagem S tronic de 7 relações (de série no 1.4 TFSI de 185cv), que, no caso dos motores a gasolina, reduz os consumos e emissões.
O Audi A1 Sportback é mais funcional porque ao facto de poder ter cinco lugares se soma a melhor acessibilidade proporcionada pelas 5 portas. Além disto, o A1 Sportback é 6 mm mais alto que o A1 de 3 portas, com um ganho de 11 mm em altura para os passageiros de trás. No entanto, o espaço para as pernas dos ocupantes da 2.ª fila continua a ser reduzido.
Mantém-se a qualidade dos materiais e acabamentos característica dos modelos da Audi. Em termos de equipamento, no nível de entrada, Advance, o A1 Sportback traz de série faróis de nevoeiro, volante em pele, ar condicionado manual e jantes em liga leve de 15 polegadas. Porém, sendo um modelo Premium, não se compreende muito bem o facto de o nível Advance continuar a não incluir algo tão comum como um computador de bordo (ajuda muito útil para uma condução económica), que só existe no nível Sport, aqui oferecendo até um programa de eficiência de condução.
Para além de equipamento (de série ou opcional) comum às duas carroçarias, como os faróis de xénon plus com controlo automático de máximos, luzes de dia e traseiras em LED, arranque por botão, sistemas de navegação e de info-entretenimento, o Sportback oferece em exclusivo opções de tecto panorâmico ou pintado de cor diferente do resto da carroçaria.