O Mitsubishi Outlander é um SUV com sete lugares, tracção 4x2 ou 4x4, que mesmo na versão com tracção dianteira pode circular em estradões e trilhos de dificuldade média. Esta é a terceira geração de um veículo que nasceu em 2003 e substitui a que foi lançada em 2007 e renovada em 2010. No arranque, só tem um motor 2.2 a gasóleo com 150cv, mas no Verão vai ter uma versão híbrida gasolina/eléctrica com 880km de autonomia, dos quais 55km em modo 100% eléctrico.
Apesar de ter a estrutura, a plataforma e a distância entre eixos do Outlander de 2007, há muitas diferenças entre as duas gerações, a começar pela motorização. O bloco de 2268cc é o mesmo, mas tem agora menos 22cv. O binário de 380 Nm mantém-se, mas é atingido logo às 1750 rpm (antes 2000 rpm), pelo que responde melhor no arranque. A velocidade máxima é igual, mas na versão 4x2 (a quase totalidade dos Outlander vendidos) o consumo baixou de 6,0 l/100km para 5,1 l/100km, um dos melhores valores para um SUV/MPV com sete lugares, que mede 4,65m de comprimento. Para reduzir os consumos, além de modificações no motor, o novo Outlander tem um design mais aerodinâmico (cx 0,33), 1600kg de peso (menos 100kg), sistema Start & Stop de paragem e arranque automáticos do motor e modo de condução ECO, que, além de alterar a resposta do acelerador e o funcionamento do climatizador, dá indicações no ecrã do computador de bordo sobre a eficiência da condução.
Este SUV, com aptidões médias para todo-o-terreno, tem ângulos de entrada e de saída de 22,5º, 21º de ângulo ventral e 190mm de altura ao solo. No asfalto, comporta-se como um monovolume ou uma carrinha, tendo uma suspensão mais firme e confortável, maior estabilidade em curva e maior agilidade que o Outlander II. O volante tem agora regulação em altura e profundidade e os bancos da primeira e segunda filas são espaçosos. Já a terceira fila deve ser reservada a pessoas menos altas ou encorpadas.
Na versão 4x2, com cinco lugares, a mala tem 550 litros (419 litros na variante 4x4), que sobem para 1575 litros com duas filas de bancos rebatidos e descem para 145 litros na configuração de sete lugares.
Mesmo no nível de entrada, Intense, o Outlander 4x2 está bem equipado, em especial em termos de segurança, onde obteve o máximo de 5 estrelas em testes recentes do Euro NCAP, com 94% na protecção dos ocupantes, 83% na das crianças, 64% nos peões (um bom valor para um SUV) e 100% nos dispositivos auxiliares de segurança. De série, traz jantes de 16’’, auxílio ao arranque em subida, arranque sem chave, controlo de estabilidade e de tracção, sete airbags, climatizador bizona, computador de bordo, rádio CD/MP3, programador/regulador de velocidade, sensores de luz e de chuva, câmara de estacionamento traseiro, retrovisores com rebatimento automático, faróis traseiros em LED, etc. Por mais 2300€, o nível Instyle acrescenta bancos em pele (aquecidos na primeira fila), tecto de abrir automático, portão da mala eléctrico, faróis de xénon com lava-faróis. As versões 4x4 adicionam sistema de navegação e selector do modo de tracção; em opção, no 4x4 com caixa automática, cruise control adaptativo com sistema de mitigação de colisão frontal e alerta de desvio de faixa.
Com uma diferença de 11.000€ entre as versões 4x2 e 4x4, prevê-se que as vendas do Outlander com tracção integral sejam residuais. Porém, em Junho/Julho de 2013, será lançado um 4x4 de cinco lugares bem mais interessante: o Outlander PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), um híbrido gasolina/eléctrico com recarga das baterias de iões de lítio em 4h30m na rede eléctrica e um preço estimado a rondar os 45.000€. Uma opção a considerar tendo em vista a diferença de preço entre esta versão 4x4 e a 4x2. Até porque pode rodar 55km em modo eléctrico (880km de autonomia total) e se estima que o consumo médio seja inferior a 2,0 l/100km.
O sistema de propulsão é composto por um motor 2.0 de 95cv a gasolina conectado ao eixo dianteiro e dois eléctricos de 82cv cada, um ligado ao eixo dianteiro e o outro ao eixo traseiro. De acordo com a condução, há três modos automáticos de funcionamento: 100% eléctrico, híbrido de série (o motor a gasolina funciona como gerador para os motores eléctricos) e híbrido paralelo (o motor a gasolina movimenta o veículo, assistido pelos motores eléctricos). Existe ainda um modo de carga de bateria, de selecção manual, em que o motor térmico carrega a bateria. O Mitsubishi Outlander juntar-se-á aos já existentes Chevrolet Volt, Opel Ampera e Toyota Prius Plug-in e será o quarto veículo eléctrico com extensor de autonomia.
FICHA TÉCNICA
Motorizações Veloc. Máx. Consumo Médio Emissões CO2 Preço
2.2 DiD 4x2 M (150cv) 200 km/h 5,1 l/100km (gasóleo) 134 g/km desde 37.000€*
2.2 DiD 4x4 M (150cv) 200 km/h 5,4 l/100km (gasóleo) 140 g/km 50.000€**
2.2 DiD 4x4 AT (150cv) 190 km/h 5,8 l/100km (gasóleo) 153 g/km 55.000€***
* Nível de equipamento Intense. Caixa manual de 6 velocidades.
** Nível de equipamento Instyle + sistema de navegação. Caixa manual de 6 velocidades.
*** Nível de equipamento Instyle + sistema de navegação. Caixa automática de 6 relações