Fugas - Motores

A maturidade de um campeão de vendas

Por Carla B. Ribeiro

Mais espaço, maior sentido prático e de precisão e com um preço razoável. Eis a fórmula mágica com que a Škoda pretende que a nova geração do seu líder de vendas, o Octavia, se afirme. Já a partir de Março.

É uma aposta em grande, mas cujo risco parece bem calculado. Se não, veja-se: o Octavia, a que a marca se refere como o seu “coração”, vendeu, em 2012, 930.200 unidades no mundo inteiro, isto é, mais 6,8% do que em 2011, o que representou 40% das vendas do construtor checo. Logo, o lançamento de uma nova geração, a 3.ª, chega em Março como uma lufada de ar fresco para este braço económico do grupo Volkswagen.

E, por falar em Volkswagen, a marca alemã é uma das que se poderá preocupar com este novo Octavia que segue a mesma linha dos seus antecessores: usa o que de melhor o lado alemão do grupo tem para lhe oferecer ao nível da tecnologia e promete juntar-lhe um preço acessível. E quanto será? Para já, os valores mantêm-se por revelar. Mas não é de desprezar o trabalho em prol da poupança. Primeiro, o peso do carro foi reduzido até 102 kg graças à utilização de aços mais leves. Depois, foram introduzidas várias melhorias nas motorizações, quer a gasolina quer a diesel, assim como um melhor coeficiente de penetração aerodinâmico que resultam em menores emissões e consumos.

Para a versão que a marca aponta como provavelmente a mais popular em Portugal — 1.6 diesel de 105cv, que pode ser equipado com uma desfasada caixa manual de 5 ou com uma automática DSG de 7 — a Škoda avança consumos de 3,8 l/100 km e emissões de 99 g/km (na versão GreenLine, valores ainda mais aliciantes: 3,4 l/100 km e 89 g/km).

Mas há mais opções disponíveis: casos do 1.2 TSI, a gasolina, de 105cv (caixa manual de 6) ou, de novo a gasóleo, do equilibrado 2.0 TDI de 150cv, a revelar um torque de 320 Nm (versão manual de seis velocidades ou versão automática DSG). Apenas por encomenda, estarão disponíveis os blocos a gasolina 1.2 de 86cv, 1.4 de 140cv e 1.8 de 180cv. No futuro, além de uma carrinha Octavia, são de esperar a variante desportiva RS e as versões de tracção integral.

Se os dois anteriores Octavia da era moderna já conseguiam surpreender pelos materiais usados e pela qualidade de construção, face à última geração, é de registar uma melhoria geral. Os plásticos mantêm-se, mas vários apontamentos em materiais nobres, assim como as opções dos tecidos para forrar os bancos, deverão atenuar algum estigma associado à marca que ainda resista.

A esta aposta na qualidade dos materiais, a Škoda junta-lhe uns pozinhos de soluções que descreve como “simplesmente geniais”: detalhes que contribuem para a funcionalidade e cujo tapete de face dupla a forrar a bagageira pode muito bem servir de exemplo: de um lado, borracha (para as enlameadas botas de montanha, os chapéus de chuva molhados...); do outro, carpete, onde se podem adaptar arrumações em rede ou em velcro.

O interior destaca-se ainda pelo espaço, algo que se deve à maior distância entre eixos de 10,8cm: ao nível dos joelhos, à frente, há mais 7,3cm e, atrás, mais 9,8cm.

Para os mais altos, o banco de trás não é o melhor que se encontra na sua classe, até pelo corte descendente do tejadilho, mas à frente a conversa é outra: cresceu 8mm de altura. Na bagageira, há 590 litros para ocupar (1580, com bancos rebatidos), beneficiados pelos cortes a direito.

Já pelo lado de fora, onde se nota um crescimento tanto de comprimento (mais 9cm) como de largura (mais 4,5cm), são os trapézios que dão cartas: a dar forma à matrícula traseira ou a delinear o capot. À frente, a grelha aguerrida mantém-se, assim como atrás os farolins continuam a formar um C.

Ao nível do equipamento de segurança, a Škoda não se fez rogada e apostou numa série de sistemas, entre os quais os travões que evitam uma multicolisão (actuam de forma automática em caso de embate) ou os assistentes de faixa de rodagem, de distância em relação ao carro da frente, de detecção de fadiga ou de protecção aos ocupantes em caso de choque iminente (fecha janelas, tecto de abrir e coloca maior tensão nos cintos de segurança). Na área da segurança passiva, possibilidade de montar até nove airbags, incluindo de joelhos e laterais traseiros, em mais uma estreia no Octavia.

FICHA TÉCNICA
Modelos Vel. Máx. Cons. Médio Emis. CO2 Preço
Gasolina
1.2 TSI 86cv 181 km/h 5,2 l/100km 119 g/km n. d.*
1.2 TSI 105cv 196 km/h 4,9 l/100km 114 g/km n. d.*
1.4 TSI 140cv cxM 215 km/h 5,3 l/100km 121 g/km n. d.*
1.4 TSI 140cv cxA 215 km/h 5,4 l/100km 124 g/km n. d.*
1.8 TSI 180cv cxM 231 km/h 6,1 l/100km 141 g/km n. d.*
1.8 TSI 180cv cxA 231 km/h 5,7 l/100km 132 g/km n. d.*
Diesel
1.6 TDI 105cv cxM 194 km/h 3,8 l/100km 99 g/km n. d.*
1.6 TDI 105cv cxA 194 km/h 3,9 l/100km 102 g/km n. d.*
2.0 TDI 150cv cxM 218 km/h 4,1 l/100km 106 g/km n. d.*
2.0 TDI 150cv cxA 215 km/h 4,5 l/100km 119 g/km n. d.*
 
* Preços para o mercado português não disponíveis; lançamento em Março

 

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