Iniciou-se no sábado a venda em Portugal do Skoda Rapid, uma berlina de três volumes do segmento C que se posiciona na gama da marca checa do grupo Volkswagen entre o utilitário Fabia e o Octavia (segmento C superior). Com quatro motorizações (três a gasolina e uma a gasóleo) e três níveis de equipamento, o Skoda Rapid tem preços a partir dos 16.650€, que no lançamento se reduzem para 14.950€. A versão diesel, que se prevê ir ser o grosso das vendas, tem no lançamento um custo de entrada de 19.900€.
O Skoda Rapid é um veículo gémeo do Seat Toledo - são ambos produzidos na fábrica da Skoda na República Checa. Com linhas clássicas, esta berlina de três volumes, cinco portas e cinco lugares é o primeiro modelo a adoptar a nova linguagem estilística da marca checa, algo que é mais marcante na parte da frente, com o novo emblema e os quatro grupos ópticos posicionados em forma de trevo.
Este é um veículo global, concebido para ser comercializado em muitos mercados, pelo que apresenta soluções que atendem às necessidades gerais de diversos consumidores. Em Portugal, pela sua funcionalidade, as famílias preferem as carrinhas às berlinas, mas o Rapid inclui-se num novo tipo de três volumes que combina as linhas de uma berlina com as vantagens de uma carrinha.
Os 4483mm de comprimento, 1706mm de largura e 1461mm de altura do Skoda Rapid foram bem aproveitados por dentro. Há espaço para os cinco ocupantes e a mala, com 550 litros (1490 litros com os bancos traseiros rebatidos) é das maiores de veículos com dimensões similares, só igualada precisamente pela do Seat Toledo. O portão traseiro de grandes dimensões oferece fácil acesso a um espaço de formas regulares, pelo que, mesmo considerando as linhas mergulhantes do tejadilho, a capacidade de transportar volumes não é inferior à de uma carrinha clássica.
A instrumentação é de leitura e compreensão simples e os botões estão reduzidos ao essencial. Os plásticos são duros, mas os acabamentos parecem adequados e o carro transmite uma sensação de solidez na construção. A Skoda concebeu o Rapid como um carro de família, prático e funcional.
Prova disso são 19 soluções para simplificar a vida a bordo, tais como ganchos para prender sacos de supermercado na bagageira, cuja cobertura do chão tem duas faces reversíveis (uma em tecido e outra em borracha lavável), compartimento especial para o colete reflector de fácil acesso pelo condutor, encaixes para os cintos de segurança traseiros, compartimentos para telemóvel e óculos, recipiente para lixo na porta da frente, clip para prender bilhetes de portagem ou estacionamento visíveis e à mão, etc.
Quanto a motorizações, as 1.2 MPI de 75cv e 1.2 TSI de 86cv parecem ser insuficientes face ao peso do carro (entre 1135 e 1265 quilos). Já as 1.2 TSI e 1.6 TDI de 105cv, em especial esta última, afiguram-se mais adequadas. Nenhuma delas constitui novidade, sendo usadas noutros veículos do grupo Volkswagen.
No capítulo da segurança, o Rapid, com seis airbags, controlo de estabilidade, fixações Isofix, etc., obteve em 2012 o máximo de cinco estrelas do Euro NCAP, com 94% nos ocupantes adultos, 80% nas crianças, 69% nos peões e 71% nos dispositivos auxiliares de segurança.
O novo modelo da marca checa propõe três níveis de equipamento. O de entrada, Active, entre outras coisas, inclui fecho centralizado, vidros escurecidos e eléctricos à frente, volante ajustável em altura e profundidade, ar condicionado e rádio/CD com MP3.
Por mais 1650€, o nível Ambition acrescenta faróis de nevoeiro, jantes de liga leve de 15"", banco traseiro rebatível assimetricamente, computador de bordo, climatizador, vidros eléctricos à frente e atrás, tapete reversível na mala, apoio de braços à frente, conexões Aux-in, etc.
O nível de topo, Elegance, por 1250€ adicionais, oferece alarme, jantes de 16"", ecrã maior do computador de bordo, pré-instalação Bluetooth, programador/regulador de velocidade, volante multifunções, apoio de braços traseiro, porta-luvas refrigerado e sensores de estacionamento traseiros.