Fugas - Motores

Continuação: página 2 de 2

O novo carro eléctrico construído de raiz pela Renault

De série, dispõe de controlo de estabilidade, airbags frontais, laterais e de cortina à frente, bancos dianteiros com sistema de antideslizamento, regulador/limitador de velocidade, fixações Isofix, auxílio ao arranque em subida e aviso sonoro de prevenção para peões.

Em termos de conforto e vida a bordo, inclui o R-Link adaptado a este carro eléctrico (um sistema de multimédia, navegação e serviços de conectividade, com ecrã táctil de 7""), climatizador específico e pré-climatização do habitáculo, cartão Renault de telecomando, vidros eléctricos à frente, modo de condução Eco (velocidade máxima de 80 km/h com um aumento de 10% na autonomia), Eco-pilot (instruções para uma condução económica).

Para além do nível de entrada, há outros dois, Intens e Zen, que terão um preço estimado de 23.550€. Ambos adicionam jantes de liga leve de 16"", vidros eléctricos atrás, sensores de chuva, de luminosidade e de estacionamento traseiro.

O Zen dispõe de um difusor de aromas, sensor de toxicidade e ionizador de purificação do ar; o Intens tem câmara de marcha-atrás.

FICHA TÉCNICA

Motor: eléctrico síncrono de rotor bobinado
Potência: 88cv
Binário: 220 Nm
Combustível: 100% eléctrico
Alimentação: Bateria de iões de lítio de 192 células, 400 V e 22 kWh
Veloc. máxima: 135 km/h*
Autonomia: 210 km**
Tempo de carga: 1) standard, 3Kw, através de Wall-box ou posto público entre 6 a 9 horas 2) Carga rápida, em terminal de carga rápida, 43 Kw: autonomia de 50km em 10 minutos, ou 80% em 30 minutos 3) Carga acelerada, 22Kw: em terminal dedicado 80% em cerca de 1 hora.
Consumo: cerca de 2€ de electricidade por carregamento
Emissões de CO2: 0 g/km***

* Limitada electronicamente

** De acordo com o NEDC (New European Driving Cycle - Novo Ciclo de Condução Europeu)

**** Embora o veículo tenha zero emissões de gases e de partículas, as emissões geradas para a produção da energia eléctrica para o mover (conceito Well to Wheel - "Do poço [de petróleo] à roda") correspondem, em Portugal, com base em dados de 2009, a cerca de 40 g/km de CO2

--%>