De acordo com o Guinness World Records, actualmente o mais rápido carro de produção é o Bugatti Veyron Super Sport, concebido e desenvolvido pelo grupo Volkswagen e fabricado emMolsheim, França, pela Bugatti Automobiles S.A.S., subsidiária francesa do grupo Volkswagen.O hiperdesportivo conseguiu uma estratosférica média de 431km/h, estabelecendo umrecorde mundial na pista de testes da Volkswagen de Ehra-Lessien (perto de Wolfsburgo, Alemanha) a 4 de Julho de 2010.
O feito foi certificado por representantes do Livro de Recordes do Guinness e da Technischer Überwachungs-Verein (TÜV – Associação de Supervisão Técnica da Alemanha). No entanto, em 9 de Abril deste ano o título de Carro de Produção Mais Rápido do Mundo foi-lhe retirado, devido a um pedido de esclarecimento face à desactivação, durante a prova, do limitador electrónico de velocidade, de série em todos os carros de produção e que lhe baliza a velocidade a “apenas” 415 km/h para evitar a destruição dos pneus, que, segundo a marca, não suportam a velocidade máxima de ponta (superior à média de 431 km/h).
Assim, o detentor do recorde passou a ser o Hennessey Venom GT, que, a 3 de Abril deste ano tinha feito uma média de 427,6 km/h, num percurso de três quilómetros na Estação Aérea Naval dos EUA em Lemoore, Califórnia. Só que, poucos dias depois, o Guinness World Records reviu a sua decisão inicial. Tudo porque, após consultas a especialistas externos, concluiu que “uma mudança no limitador de velocidade não altera os fundamentos de um carro ou do seu motor”.
Porém, o americano John Hennessey não se ficou: “Por mais que o Veyron Super Sport tenha chegado sob testes a 431 km/h, os carros que a Bugatti entrega aos compradores têm sua velocidade limitada a 415 km/h. Portanto, os 427,6 km/h do Venom GT fazem dele o veículo de produção mais rápido disponível para o público.”
Enfim, o público que decida quem é o vencedor desta “guerra de estrelas” Europa-EUA, mas, de qualquer modo, fora de uma pista, mesmo nos troços das auto-estradas alemãs onde não há limite de velocidade, será praticamente impossível a qualquer destes dois “monstros” atingir os 400 km/h.
O Bugatti Veyron Super Sport, que acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,46s, tem um motor a gasolina de oito litros, com 16 cilindros (isto equivale a 64 válvulas; a título de comparação, a ficha técnica dos carros com que mais nos cruzamos pelas estradas indica entre quatro e seis cilindros, ou seja entre 16 e 24 válvulas). Este Bugatti, com dupla árvore de camesà cabeça, revela uma potência máxima de 1001cv e um binário de 1250 Nm. Com estes números, uma coisa é certa: não é poupado. Consome uma média de 23,1 litros a cada cem quilómetros (e, claro, que isto não é a andar a uns vertiginosos 431km/h) e custa(va) 1,9 milhões de euros (pois… a produção total, de 46 unidades, já foi toda vendida).
O Hennessey Venom GT, que usa o chassis do Lotus Exige com profundas alterações, vem dotado de um motor biturbo a gasolina de sete litros, com oito cilindros em V e 1244cv. O torque máximo, isto é, a força exercida sobre o pistão do motor e que provoca a rotação das rodas, é de 1155 Nm e este Venom acelera dos 0 aos 100km/h em 2,6s. O consumo médio em regime económico não deixa de ser surpreendente tendo em conta os dados avançados atrás: apenas 14,8 l/100km. Já a 427,6 km/h regista uns escandalosos 78,4 l/100km (!). O Hennessey Venom GTtem um preço-base de 920 mil euros (se o quer comprar, apresse-se, porque só foram produzidos 29 e dez já foram vendidos).
Mas há ainda um terceiro hiperdesportivo no pódio dos carros mais rápidos do mundo: o sueco Koenigsegg Agera R, com um motor 5.0 V8, 32v, biturbo, de 1140cv e um binário de 1200 Nm. Acelera dos 0-100 em 2,8s e regista uma velocidade pontual de 440 km/h (porém, em média, é um pouco menos rápido que o Veyron Super Sport ou o Venom GT). O consumo combinado é de 14,7 l/100km de E-85 (mistura de 15% de etanol e 85% de gasolina – consumindo apenas gasolina 98, a potência baixa para 948cv e as performances são inferiores). Este “bichinho” custa cerca de 1,1 milhões de euros.
Portanto, quem quiser trocar o seu velho utilitário por um carro novo que ande um pouco mais tem aqui três boas opções – desde que, claro, ganhe o Euromilhões...