Confesso: gosto de sedans, cujas estética e aerodinâmica por norma ganha às das carrinhas. Mas na altura de comprar prefiro as últimas, como a maioria dos portugueses. Pela versatilidade, mas sobretudo pelo espaço para arrumar bagagem (e miúdos). Talvez com essa consciência, a Mazda quis devolver às famílias a hipótese de optar por um carro. Já no mar dos tubarões das frotas, o Mazda6 Sedan, devido à vasta lista de equipamento combinada com o preço (desde 33.980€), quer ser opção a considerar.
Este sedan não só contempla uma bagageira de fácil acesso com 489 litros, apenas menos 33 do que a versão Station Wagon, como é mais comprido que a carrinha em 6,5cm, dando a quem segue atrás espaço de sobra para pernas (mesmo quando o banco do condutor se coloca na posição mais recuada) e cabeça. A não ser que meça mais de 1,85m – nesse caso poderá haver dificuldade em manter o corpo direito sem bater com a cabeça no tecto. Quanto ao conforto para os passageiros traseiros, dois viajam como se seguissem em "primeira classe". Já o terceiro passageiro tem de se contentar com um assento em "classe económica" .
As diferenciações de classes não se colocam quanto à estética do exterior: seja de que ângulo for, e mesmo com a carroçaria num discreto preto, como o veículo que conduzimos, é difícil a este Mazda6 passar despercebido: há sempre alguém que não resiste em seguir o carro com o olhar ou outros que metem mesmo conversa. A principal característica referida é mesmo a agressividade, cujo efeito foi um dos trabalhos destacados pela marca por altura do lançamento, em Fevereiro deste ano.
Mas a agressividade vai para lá do (bom) sentido estético e noutras áreas não surte o mesmo efeito positivo. É que quase todo o comportamento do carro se revela duro. Quase porque a direcção, bastante directa é certo, por vezes parece demasiado sensível. Já as suspensões não dão tréguas ao corpo perante nenhuma irregularidade do terreno (e com Lisboa cada vez mais recheada de lombas, é difícil de passar entre os pingos da chuva). O que no capítulo da segurança pode ser uma mais-valia, mas no conforto acaba por se revelar um contratempo, não obstante o esforço da marca de Hiroxima em aprimorar materiais e acabamentos.
Já o motor 2.2 diesel de 150cv, o único comercializado em terras lusas, equipado com uma reactiva quanto baste caixa automática de seis relações, é eficiente, de resposta rápida nas acelerações, mostrando-se à altura mesmo em ultrapassagens apertadas, e mostra-se tão à-vontade no rendilhado urbano quanto em estrada aberta.
Para o facto contribuem diversas variáveis: esta nova geração Mazda6 está mais leve e, graças à tecnologia Skyactiv – estreada em meados do ano passado com o CX-5 e continuada recentemente no Mazda3 –, consegue um bom desempenho no que diz respeito às normas europeias de emissões (127 g/km, com caixa automática). Também os consumos, ainda que bastante acima dos 4,8 l/100km reclamados pela marca, conseguem ficar aquém do esperado dado o comportamento impulsivo. Juntando quilómetros urbanos com muito pára/arranca, de curvas de montanha com subidas íngremes e de auto-estrada, conseguiu-se uma média abaixo dos sete litros.
Nos interiores, no caso do modelo conduzido pela Fugas com o nível de equipamento superior, Excellence, a marca aposta na qualidade dos materiais, embora aqui e ali ainda se tropece num plástico mais duro do que seria de esperar tendo em conta a sensação de conforto geral. Também nota dominante é a sobriedade que, se por um lado, é muito agradável tornando o tempo passado no carro pouco cansativo, por outro, desaponta ao contrastar tanto com as vistosas linhas exteriores. Alegra, porém, a posição de condução, uma vez que as colocações do assento, do volante e da caixa foram bem pensadas do ponto de vista de quem os usa. A lamentar apenas a opção de incluir tantos botõezinhos no volante (embora bem arrumados). A organização, aliás, é um traço que sobressai quando se observa painel e consola, que voltam a estar direccionados para o condutor.
Ao nível da segurança, além de ter sido adoptada uma estrutura de absorção de impactos rígida e de terem sido incluídos, de série, airbags frontais, laterais e de cortina, o Mazda6 conduzido incluía assistente de faixa de rodagem, Smart City Break, Cruise Control ou sistema de aviso dos automóveis em ângulo morto. Por isso, não é de espantar que nos exigentes testes Euro NCAP deste ano tenha conseguido as cinco estrelas: 92% na protecção dos ocupantes, 77% nas crianças, 66% nos peões e 81% nos dispositivos auxiliares.
Para o condutor
Foi um dos porta-estandartes da Mazda quando apresentou há um ano o CX-5 que estreou a dita filosofia Jinba Ittai, i.e., tornar condutor e carro um só como se fossem cavaleiro e cavalo. E quando nos sentamos aos comandos do Mazda6 percebe-se que não é só conversa de marketing. Está tudo pensado para proporcionar uma posição de condução exemplar e mesmo os botões que se espraiam pelo volante, pelo painel, pela consola ou pela porta foram arrumados para que a sua utilização seja intuitiva – o que, ao fim de apenas dois dias, se verifica.
Seguro
Se há coisa que parece não ter sido relegada para segundo plano na concepção desta nova geração do Mazda6 é a segurança. Sobretudo no nível Excellence. É o caso do City Break Control, que monitoriza a distância do veículo que segue à frente e trava caso o embate esteja iminente, ou do aviso de mudança de faixa de rodagem quando o pisca não foi accionado (este último dispositivo pode ser aborrecido na cidade, mas em auto-estrada, por exemplo, revela-se muito útil). A iluminação também foi considerada como um elemento a ter em conta em prol da segurança, incluindo dois sistemas que evitam o encandeamento dos condutores que circulam em sentido contrário.
Espaçoso q.b.
Com 4870mm de comprimento, uma largura de 1840mm e uma distância entre eixos de 2830mm, o Mazda6 não se mostra nada forreta no que se refere a espaço. Seja à frente, no banco traseiro (com quase um metro de espaço para as pernas) ou na bagageira, a versão Sedan mostra-se capaz de albergar uma família de cinco e respectiva bagagem – algo que parece improvável quando olhado de fora. Quanto à mala, embora os 489 litros fiquem aquém de alguns dos principais rivais (a título de exemplo, o Passat Limousine oferece 565 litros), a entrada é larga, oferecendo facilidade na arrumação. Também as arestas planas ajudam a que todo o espaço seja (bem) aproveitado. Por tudo isto, é de estranhar que as portas ofereçam pouco mais que o espaço para uma garrafa.
Labiríntica
É essa a primeira sensação quando se olha para a caixa automática. No lugar de uma manete com posições simétricas, há que andar para o lado e para trás, para o outro e para a frente de cada vez que se pretende mudar de uma marcha à ré para a posição de arranque e vice-versa. O facto não é relevante em andamento. Mas de cada vez que se pretende estacionar não só incomoda como obriga, muitas vezes, a olhar para a caixa de forma a confirmar a posição seleccionada.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 2191cc
Potência: 150cv às 4500 rpm
Binário: 380 Nm às 2000rpm
Cilindros: 4
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa
Tracção: dianteira
Caixa: Automática de 6 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson, à frente; multi-link, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 5,6m (entre passeios)
Travões: Discos ventilados à frente, discos sólidos atrás
Pneus: 225/45R19
Dimensões
Comprimento: 4870mm
Largura: 2113mm
Altura: 1450mm
Peso: 1405kg
Capac. depósito: 62 litros
Capac. mala: 489 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 204 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,8s
Consumo misto: 4,8 litros/100 km
Emissões CO2: 127 g/km
* Dados do construtor
Preço
43.700,80€ (inclui pack Navi, 500€)
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Distribuição Electrónica da Travagem: Sim
Assistência à Travagem: Sim
Smart City Brake Support: Sim
Imobilizador: Sim
Controlo de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Airbags de joelhos: Não
Ajuda ao arranque em subida: Sim
Sistema de monitorização da pressão pneus: Sim
Monotorização Veículo Traseiro: Sim
Aviso de mudança de faixa: Sim
Fixadores Isofix: Sim
Vida a bordo
Arranque sem chave: Sim
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Start&Stop: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim
Retrovisores aquecidos: Não
Ar condicionado: Sim, automático
Rádio: Sim
Leitor de CD: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos no volante: Sim
Computador de bordo: Sim
Bancos dianteiros eléctricos: Não
Bancos dianteiros aquecidos: Sim
Estofos em pele: Não
Navegação por GPS: Sim (Opção Navi, 500€)
Jantes de liga leve: Sim, de 19’’
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim, com assistentes anti-encandeamento
Sensores de estacionamento: Sim, traseiro e dianteiro
Câmara de apoio ao estacionamento traseiro: Sim
Faróis de Bi-xénon: Sim
Faróis de nevoeiro: Sim
Alarme: Sim
i-ELOOP: Sim