Fugas - Motores

Um bonito puro-sangue coreano

Por João Palma

Kia é sinónimo de carros económicos, funcionais a um preço acessível. Mas com o cee´d Scoupé a marca coreana provou que também sabe construir desportivos que podem ombrear com os de marcas premium. E a um preço acessível.

Um motor turbo 1.6 a gasolina com 204cv de potência e 265 Nm de binário que permitem que o carro, com nervo e dinamismo, atinja os 230 km/h de velocidade de ponta. Linhas dinâmicas e desportivas que cativam os olhares. Bancos dianteiros Recaro em pele. Pespontos a vermelho no volante, bancos e forros das portas. Materiais de boa qualidade e bons acabamentos. Instrumentação desportiva e pedais em metal perfurado. Eis o cee´d Scoupé, o primeiro modelo desportivo produzido pela Kia.

A versão desportiva do modelo do segmento C do fabricante coreano tem performances e uma qualidade global que não ficam nada atrás às de veículos similares de marcas premium. As principais diferenças residem no preço, cerca de 29.000€ (que, beneficiando de um desconto de campanha, se reduzem para 25.500€) e no facto de o equipamento, muito completo, ser quase todo de série: os únicos extras no carro que conduzimos eram a pintura metalizada (290€) e um muito recomendável sistema de navegação com câmara de marcha-atrás incorporada (1350€).

Para além do que já referimos acima, o cee´d Scoupé oferece de série climatizador bizona, bancos desportivos dianteiros Recaro e volante em pele, inclusão de pele nas portas, com pespontos a vermelho em bancos, portas e volante, rádio/CD com MP3, computador de bordo com indicação do binário e da pressão do turbo, ecrã táctil, cruise control, sensores de estacionamento traseiro, de luminosidade, retrovisores rebatíveis electricamente, luzes de dia e traseiras em LED, jantes de 18'' que deixam entrever as pinças vermelhas dos travões de disco (ventilados à frente e sólidos atrás), porta-luvas iluminado e refrigerado, etc., etc.

O mais importante, porém, são o máximo de 5 estrelas obtido em 2012 pelo Kia cee´d nos testes do Euro NCAP, com 89% na protecção de ocupantes adultos, 81% nas crianças, 61% nos peões e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança.

O motor, a caixa de velocidades manual de seis velocidades e o chassis foram produzidos na Coreia, mas a carroçaria, o design interior saíram das pranchas do centro europeu de design da Kia e esta variante, tal como todas as outras versões do cee´d, foi fabricado em Zilina, na Eslováquia, exclusivamente para o mercado europeu. Aliás, a designação cee´d traduz-se por "Comunidade Europeia, design europeu".

Mas se o cee´d normal apela à racionalidade, funcionalidade e economia de consumos, este Scoupé é uma espécie de menino rabino, irreverente e encantador que invoca emoções. Com uma frente em que se destacam os oito faróis quadrados em LED (quatro em cada lado) e o rebordo vermelho sob a grelha inferior, uma traseira com grandes ópticas trapezoidais e dois escapes a ladear um difusor de ar e linhas mergulhantes e fluidas, típicas de um coupé, este modelo de três portas, cinco lugares e uma bagageira com 380 litros, tem um design desportivo muito apelativo – foram várias as ocasiões em que, com o carro estacionado, os transeuntes paravam para o admirar.

E se por fora é bonito, por dentro não fica atrás. Em Portugal, é apenas comercializada a versão de três portas com caixa manual, com uma motorização 1.6 diesel com 128cv e esta 1.6 a gasolina biturbo de injecção directa com 204cv, que é o créme de la créme. Há outras variantes, disponíveis por encomenda: com cinco portas, com caixa automática, com motor diesel 1.4 de 90cv... Mas a Bergé, representante da Kia em Portugal, entendeu que a versão que encarna verdadeiramente o espírito desportivo desta variante do cee´d é a de três portas com os dois propulsores mais potentes.

Costuma dizer-se que cão que ladra não morde e, por vezes, há modelos com linhas s desportivas, que, no respeitante a performances, se quedam muito atrás do que aparentam. Não é o caso: com uma bem escalonada caixa manual de seis velocidades e um binário máximo atingido logo às 1750rpm, este Scoupé evidencia uma força tranquila se o tratarmos com suavidade e, apesar de ser um desportivo (com modificações no chassis, na suspensão e carroçaria rebaixada em 2mm face ao cee´d normal para propiciar uma condução mais dinâmica), é bastante confortável, em especial à frente, graças também aos envolventes bancos Recaro. Porém, se picarmos os cavalos, o carácter desportivo revela-se logo a partir das 1000rpm.

Em auto-estradas sem limite de velocidade, este veículo com 4310mm de comprimento, 1780mm de largura, 1470mm de altura e 1359kg de peso supera facilmente os 200km/h. Em Portugal, devido à velocidade máxima permitida, além de ter de haver um especial cuidado para não se ser multado, só é possível aferir das suas potencialidades em estradas sinuosas de montanha, onde é possível desfrutar uma condução rápida com resposta rápida às manobras do volante e ao pisar do acelerador e dos travões – um verdadeiro diabo à solta. Claro que os consumos também estão de acordo com o espírito deste veículo: obtivemos uma média de 8,5 l/100km num percurso misto com cerca de 300km. Mas também se se quiser modelos mais económicos, opte-se pelas outras versões do Kia cee´d.

Radicalmente diferente dos outros modelos da marca coreana, o cee´d Scoupé tem um ponto em comum: a já tradicional garantia de 7 anos da Kia.

Ficha Técnica*
Motor: 4 cil. em linha, 16v, 1591cc
Combustível: Gasolina
Potência: 204cv às 6000rpm
Binário: 265 Nm entre 1750 e 4500rpm
Transmissão: caixa manual de 6 velocidades
Vel. máx.: 230 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 7,7s
Consumo médio: 7,4l/100 km
Emissões CO2: 171 g/km

Preço: 29.297€ (inclui despesas de transporte e transferências; viatura ensaiada, 30.937€)**

* Dados do construtor

** Até final de Janeiro de 2014, há um desconto especial de 3750€, pelo que o preço-base se reduz para 25.547€). Esta campanha de redução de preços, neste ou noutros moldes, poderá prolongar-se

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