Fugas - Motores

Multimedia

Mais

Ver mais

Hyundai i10, económico no preço e nos consumos e com versão GPL

Por João Palma

A terceira geração do citadino do fabricante coreano, desenhada e construída na Europa para o mercado europeu, abandona o diesel, substituindo-o por uma motorização gasolina/GPL, que complementa dois propulsores a gasolina. Nos preços, mostra-se competitiva: desde 9990€.

Um bloco tricilíndrico a gasolina com 998cc, com uma versão Blue economizadora e uma variante gasolina/GPL, constitui o cerne das motorizações do novo Hyundai i10, que se soma ao motor a gasolina de quatro cilindros e 1248cc, cuja potência subiu de 75cv para 87cv, com melhores desempenhos, consumos e emissões. Este citadino, que já está à venda com três níveis de equipamento – Access, Urban e Style –, tem preços de entrada abaixo da fasquia dos dez mil euros: 9990€ para 1.0 Blue Access e 1.0 Access.

A terceira geração do i10, desenhada e projectada no centro de design da marca em Rüsselsheim, na Alemanha e fabricada em Izmit, na Turquia, destina-se ao mercado europeu. Isso reflecte-se nas suas linhas dinâmicas e atractivas, na melhoria dos acabamentos e materiais utilizados e nos dois tons contrastantes no seu interior.

Com 3665mm de comprimento, 1660mm de largura e 1500mm de altura, o novo Hyundai é 80mm mais comprido, 65mm mais largo e 40mm mais baixo que o seu antecessor. Por dentro, é possível acomodar cinco pessoas (quatro, na versão BlueDrive, ecológica) com um conforto comparável a modelos de segmentos superiores. A mala também cresceu: de 225 para 252 litros (1046 litros com os bancos traseiros rebatidos).

Em termos de motorizações, regista-se o abandono do motor 1.1 CRDi de 75cv a gasóleo. Para Abril, está prevista a introdução de uma motorização 1.0 bi-fuel gasolina /GPL, mais adequada a veículos do segmento A. Esta variante, só disponível no nível de equipamento Urban, custa mais 1500€ que a versão 1.0 apenas a gasolina com o mesmo nível, mas, face à diferença de preço entre gasolina e GPL, para quem faça 15.000km/ano, este sobrecusto é compensado em cerca de dois anos. O depósito de GPL tem 27,2 litros, o que reflecte uma autonomia de cerca 400km, que se somam aos 40 litros do tanque de gasolina.

O propulsor 1.0 já existia na anterior geração mas não estava disponível em Portugal. Mas agora foi modificado para melhorar desempenhos, consumos e emissões. Com este motor, para além das versões normal e bi-fuel, também existe uma variante economizadora, com várias alterações para reduzir consumos e emissões, como jantes de aço de 13'' e sistema Start/Stop de série (nas outras versões do 1.0 é opção por 400€).

O maior inconveniente desta variante BlueDrive é o facto de só poder transportar quatro pessoas, ao contrário de todas as outras versões do i10, cuja lotação é de cinco lugares. A motorização mais potente, a do bloco de quatro cilindros com 1248cc, tem agora 87cv e só está disponível no nível de equipamento superior, Style. Ambos os motores, atmosféricos, vêm acoplados de série a uma caixa manual de cinco velocidades. Em opção para o 1.0, por mais 2000€, há uma caixa automática de quatro relações, que penaliza consumos e emissões (médias, respectivamente, de 6,0 l/100 km e 137 g/km de CO2) e as performances (velocidade máxima de 145 km/h).

Dos três níveis de acabamento, o Entreposto, representante da Hyundai em Portugal, aposta no intermédio, Urban. Mas, numa oferta de lançamento, até 31 de Março, a versão 1.0 Style, acrescentada de sensores de estacionamento traseiro e roda de emergência, é disponibilizada ao preço da versão Urban com jantes de liga leve e Bluetooth (12.590€, no total).

Em termos de segurança, o Hyundai i10 inclui de série em toda a gama programa de controlo de estabilidade, ESP, acrescido de um sistema VSM de contra-brecagem para melhoria da estabilidade e guiabilidade do veículo, particularmente em curva; seis airbags (frontais, laterais à frente e de cortina); monitorização da pressão dos pneus; aviso de colocação de cinto de segurança; e fixações Isofix. A partir do nível Urban é incluído o limitador/regulador de velocidade e alarme. O Style adiciona auxílio ao arranque em subida.

No que se refere ao conforto e vida a bordo, o nível Access é bastante espartano: dispõe de computador de bordo e fecho centralizado, mas tanto o ar condicionado como o rádio são opcionais (Pack 1, 1200€, rádio/CD, MP3, USB, Aux e climatizador para o 1.0 Blue Access; Pack 2, 1100€, com ar condicionado manual e o mesmo sistema áudio para o 1.0 Access). O nível Urban acrescenta vidros e retrovisores eléctricos, ar condicionado manual, chave com comando à distância, rádio/CD, MP3, USB, Aux e alarme. Por fim, o Style junta a isto, entre outras coisas, Bluetooth, comandos no volante, luzes de curva, faróis de nevoeiro com luzes de dia em LED e jantes de liga leve. Entre as opções, para níveis Urban e Style, há uma roda de emergência (100€, excluindo GPL) ou sensores traseiros de estacionamento (250€). No Style, menção para o climatizador (200€) e o tecto de abrir eléctrico (250€, só com motor 1.25). O Hyundai i10 beneficia da garantia da marca de cinco anos sem limite de quilómetros que inclui assistência em viagem e verificações anuais gratuitas.

 

 

 

FICHA TÉCNICA

Motorizações    Ac. 0-100km      Vel. máx.            C. Médio             Emiss. CO2        Preço (desde)

Gasolina

1.0 MPI (66cv)         14,9s              155 km/h             4,7 l/100km        108 g/km             9990€*

1.0 MPI Blue (66cv) 15,1s             155 km/h             4,3 l/100km        98 g/km               9990€*

1.25 MPI (87cv)       12,3s              171 km/h             4,9 l/100km        114 g/km             13.750€**

Gasolina/GPL

1.0 LPGI (67cv)       14,9s              153 km/h             5,1/6,5 l/100km  116/104 g/km     13.390€***

 

* nível de equipamento Access; caixa manual de cinco velocidades

** nível de equipamento Style

*** disponível só em Abril: nível de equipamento Urban; valores de consumos e emissões gasolina/GPL

 

--%>