As linhas exteriores são novas e, embora não deixem ninguém de queixo caído, agradam na generalidade. A motorização, o bloco diesel 1.5 com 90cv, não é pujante, ainda que não deixe ficar mal quer em cidade quer em estrada. É isto. Mesmo os parâmetros menos positivos não impedem que o Novo Note a gasóleo sirva os seus propósitos: ser um utilitário com atributos que o permitem posicionar-se lado a lado com os tubarões do segmento B.
Um feito conseguido sobretudo pelo seu preço: a versão a gasóleo custa desde 17.950€, embora no caso da viatura ensaiada, com equipamento de topo, haja a desembolsar mais quatro mil euros.
Depois de uma geração que se arrastou por quase uma década, a Nissan repensou o seu Note com o propósito de o colocar mais perto dos líderes do segmento B, demarcando-se do seu rival mais directo, o Ford Fiesta, algo trabalhado sobretudo ao nível do preço. Mas, mais que isso, a Nissan reviu a configuração do automóvel, passando a catalogá-lo como um dois volumes de cinco portas, facilitando o piscar de olho às famílias com crianças pequenas, podendo até entrar nas opções de famílias com três filhos: testado e confirmado, três cadeirinhas (com muito esforço) conseguem ser espremidas no banco de trás. Já no que diz respeito a espaço para pernas e cabeças de passageiros adultos é notória a facilidade em acomodar gente grande. Claro que, na altura de ir de férias, o tamanho da mala, mesmo atafulhada, mostra-se mais adequado às necessidades de uma família de três do que de cinco ou mesmo de quatro. Já para uma só pessoa ou para um casal, a possibilidade de rebater os bancos traseiros transforma o Note numa espécie de burro de carga: cabem 1495 litros.
Na vida a bordo, sublinhe-se o trabalho tido com os bancos, sobretudo o do condutor que pode ser ajustado tanto para a frente e para trás como para baixo e para cima. De lamentar que esta acrescida possibilidade de ajustar o banco não se estenda ao volante: a Nissan, por altura da apresentação do veículo aos media, justificou por essa capacidade de regulação do banco do condutor a ausência de ajustamento em profundidade do volante, que apenas se pode mover para cima e para baixo. A justificação até pode parecer plausível, mas a opção não deixa de desiludir num carro que, por incluir uma série de funcionalidades mais próprias de segmentos superiores, pretende chegar um pouco mais longe.E nesse sentido mantém-se o esforço por parte da Nissan, já evidenciado na operação de estética de 2010, em melhorar os interiores, notando-se a opção por materiais um bocadinho melhores.
Sobre o bloco diesel, a motorização, ajudada por uma direcção e uma caixa de cinco velocidades de fácil manuseio e por um peso que não ultrapassa os 1200 quilos (tendo por base a mesma plataforma V do Micra, o Note emagreceu 55kg), é bastante agradável de explorar em ambiente urbano. É rápida q.b. para se desenvencilhar em pequenos sarilhos da cidade, ao mesmo tempo que, ajudada pelo sistema de arranque e paragem automáticos, se mostra poupada. A marca diz que o consumo médio andará pelos 3,6 l/100km e o urbano pelos 4,2. E a experiência não desapontou: em apenas trajectos urbanos, fazendo uso da função Eco, conseguiu-se uma média à volta dos cinco litros a cada cem quilómetros. Já de emissões, a Nissan avança com níveis de CO2 na ordem dos 92 g/km. Em auto-estrada, a quinta velocidade é suficiente para manter o Note na sua trajectória sem quaisquer soluços e a suspensão mostra-se confortável o suficiente para que o corpo suporte horas de condução.
Mas há mais no Note além de novas medidas, linhas e desempenhos. A sua mais-valia chega com a lista de funcionalidades, entre a qual se exibem mimos mais próprios de segmentos superiores como é o caso do Escudo de Protecção Nissan (Nissan SafetyShield) que inclui, entre outros, aviso de mudança de faixa, aviso de ângulo morto (abra-se aqui um parêntesis: evita efectivamente toques desnecessários uma vez que é bastante reactivo) e detecção de objectos em movimento. Os sistemas conjugam-se e são apoiados por uma câmara (cuja limpeza é assegurada por jacto de água e jacto de ar). E, como opção, caso do veículo ensaiado com nível de equipamento Tekna Premium, é ainda possível equipar o Note com o Around View Monitor 360º, que se traduz num conjunto de quatro câmaras (à frente, nos espelhos retrovisores exteriores, e atrás) que permitem concretizar manobras sem tirar os olhos do ecrã de 5,8”. A tecnologia não foi, porém, suficiente para que o novo Note conseguisse as cinco estrelas de segurança nos exigentes testes do Euro NCAP, falhando, por muito pouco, na protecção de peões — marcou 58% quando o mínimo para as cinco estrelas é de 60%. Já a protecção de ocupantes adultos marcou 86% e de crianças, 82%. No que respeita aos dispositivos auxiliares de segurança, o Note conseguiu 70%.
Barómetro
+ Consumos, dinamismo, facilidade de condução, equipamento
- Estética dos interiores
DETALHES
Seguro
Com a inclusão do Escudo de Segurança da Nissan – que compreende aviso sonoro de transposição involuntária de faixa, aviso de presença de veículos em ângulo morto (luminoso, nos espelhos, e sonoro se a manobra persistir) e avisador de objectos em movimento – seria de esperar que o Note obtivesse nota máxima nos testes Euro NCAP.E foi o que aconteceu tanto para os ocupantes, adultos ou crianças, ou nos dispositivos auxiliares. No entanto, o organismo europeu independente de testes de segurança rodoviária deliberou que o carro não está entre os mais seguros para os peões em caso de atropelamento. A Nissan pode sempre resguardar-se, atirando para cima da mesa o avisador de objectos em movimento com o qual nenhum peão passa despercebido.
Posicionado
É o chamado dar com uma mão e tirar com a outra. Para conforto do condutor, o Note chega com bancos susceptíveis de serem ajustados para trás e para a frente, para cima e para baixo. Mas o volante não inclui ajustamento telescópico. Isto é, é apenas possível movê-lo para cima e para baixo. E, tendo em conta a vontade da marca nipónica em posicionar o Note o mais acima possível dentro do segmento B, a opção não pode deixar de ser censurada.
Eficiente
Eficiência poderia ser a palavra-chave para descrever o motor 1.5 dCi, de injecção directa por conduta comum. Não sendo novo, este conhecido bloco da Aliança Renault Nissan, na variante de 90cv, permanece uma aposta fiável no que diz respeito a prestações e a consumos. Mesmo em baixos regimes, o 1.5 dCi de 90cv parece estar sempre pronto para responder às variadas demandas, sobretudo urbanas. Para tal, apoia-se numa caixa manual de cinco velocidades e muito fácil manuseio. Também os números de consumos e emissões mostram como esta motorização está em linha com as necessidades dos dias que correm. A Nissan fala num consumo médio abaixo dos quatro litros e, mesmo fazendo à volta dos cinco em cidade, é fácil comprovar que o Note é um carro poupado. De emissões, a Nissan avança com níveis de CO2 na ordem dos 92 g/km.
Espaçoso
É um utilitário em quase tudo. Mas continua a revelar um espaço interessante para depressa se transformar numa opção familiar, sobretudo se o número de elementos for inferior a quatro, tendo em conta o espaço da bagageira – entre 325 e 1495 litros com os bancos traseiros rebatidos – para viagens maiores. Destaque ainda para as várias soluções de arrumação e para o espaço disponível para pernas de passageiros adultos que se sentem atrás. É que dificilmente se sentirão confinados num caixote.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1461cc
Potência: 90cv às 4000rpm
Binário: 200 Nm às 1750rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de cinco velocidades
Suspensão: independente, tipo
Mcpherson, à frente; eixo de torção com molas helicoidais, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida
Diâmetro de viragem: 10,7m entre passeios
Travões: Discos, à frente; tambores, atrás
Dimensões
Comprimento: 4100mm
Largura: 1695mm
Altura: 1535mm
Distância entre eixos: 2600mm
Peso: 1197kg
Pneus: 185/55 R16
Capac. depósito: 41 litros
Capac. mala: 325 litros (1495 litros com os bancos traseiros rebatidos)
Prestações*
Veloc. máxima: 179 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,9s
Consumo misto: 3,6 litros/100 km
Emissões CO2: 92 g/km
Preço: 21.890€ (versão ensaiada: 22.330€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS e ESP: Sim
Controlo de tracção: Não
Sistema de alerta de colisão: Não
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o
condutor: Não
Auxílio ao arranque em subida: Não
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim (à frente)
Escudo de Protecção Inteligente: Inclui Aviso de Ângulo Morto, Detector de Movimento e Aviso de Mudança de Faixa
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Vidros escurecidos: Sim (atrás)
Vidros térmicos: Não
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Espelhos rebatíveis electricamente: Não
Volante regulável: Sim, em altura
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Conexão Bluetooth e porta USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Sim
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 16’’
Alarme: Não
Navegação por GPS: Sim
Sensor de luz: Sim
Sensor de chuva: Sim
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros: Sim (Câmara de visão 360º)
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim
Tecto Panorâmico: Sim