Fugas - Motores

Um diesel desportivo pronto a galopar

Para os puristas do género, enfiar um bloco diesel sob o capot e chamar o carro de desportivo pode ser considerado quase uma heresia.

Mas a versão mais potente do novo Leon (o Cupra, com um motor a gasolina, é apresentado em Fevereiro), com o motor diesel de dois litros da família Volkswagen, equipado com 184cv e assente na plataforma do grupo alemão MQB (Modularer Querbaukasten, que equipa, por exemplo, o Golf ou o Octavia), não desilude.

Primeiro, logo no arranque. Com um binário máximo de 380 Nm disponível a partir das 1750rpm, não é difícil pô-lo na dianteira em inúmeras situações e o motor presta-se a ultrapassagens rápidas (e, consequentemente, seguras). A saber: o Leon Formula Racing acelera dos 0 aos 100km/h em 7,5s e quando é apertado quase dá a sensação de que a sua frente sobe. Nas recuperações, também a potência dá cartas: são 184cv em veloz galope entre as 3500 e as 4000 rotações, podendo atingir, diz a marca, os 228 km/h.

Em recta, o Leon FR mostra-se duro sem que se torne desconfortável, não se queixando ao mínimo ressalto. E este é um enorme ponto a seu favor – embora com características desportivas, o FR não deixa de ser um hatchback, preparado para uma utilização familiar no seu dia-a-dia, garantindo percursos pouco atribulados e cansativos. E, embora quatro viajem com mais conforto, é capaz de acomodar cinco pessoas sem grandes incómodos. 

Já em curva tira proveito da ágil plataforma em que assenta, mantendo-se firme mesmo em voltas rápidas. No entanto, é também em curva que este Seat mostra o quanto precisa de boas mãos para o guiar. A direcção não se mostra tão directa quanto poderia ser desejável e é necessário que o seu condutor possua a habilidade necessária tanto para o atirar para a curva como para o tirar dela. Algo que pode estar tanto na lista dos prós como dos contras, dependendo da sua utilização. Certo é que este não é um carro para quem não gosta de conduzir – vem acoplado apenas a uma caixa manual de seis velocidades, que se mostra bastante rápida e de relações curtas, não sendo possível optar por uma caixa automática.

Tendo em conta o que anda, seria de julgar que “come” proporcionalmente. No entanto, num uso corriqueiro e recorrendo ao modo de condução Eco não é difícil colocar o consumo na casa dos seis litros por cem quilómetros – longe dos 4,2 l/100km anunciados pela marca, mas ainda assim bastante bom para um carro com 184cv. Com o modo de condução Sport accionado, o qual irá alterar o comportamento de várias variantes do automóvel, ideal para passeios mais aventureiros, é certo que o consumo dispara. Mas a piada também!

O Leon 2.0 TDI FR de 184cv está à venda desde 34.300€, mas, além da campanha 0% juros e quatro anos de garantia (ou 80 mil quilómetros), até fim de Março há pacote de lançamento que, no caso do FR, se traduz na inclusão dos faróis em LED (dianteiros, traseiros e luzes de dia), no valor de 1005€. No caso da viatura ensaiada, além da opção de faróis em LED, que acentua o cariz desportivo, o carro incluía alarme volumétrico (303€), pacote de assistência à condução, com câmara multifunções incluindo assistente de máximos e assistente de faixa de rodagem (303€), pneu suplente (51€), jantes liga leve 18” e retrovisores na cor titânio (808€), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com sistema óptico (495€), bancos em pele e pacote de Inverno (1303€), sistema de som com dez colunas (253€), DAB (202€), pacote segurança com avisador de colocação dos cintos de segurança traseiros e sistema de detecção de fadiga (132€), pacote conveniência com sensores de luz e chuva e espelho antiencandeamento (111€) e sistema de navegação e ligações auxiliares, de USB e Bluetooth (657€). Contas feitas, são mais de cinco mil euros em extras, o que atira o FR para um valor próximo dos 40 mil euros. Ainda assim, quando comparado aos seus rivais, a Seat consegue manter o FR num valor competitivo.


FICHA TÉCNICA*

Motor: 4cil., 16 val.,1968cc
Combustível: Gasóleo
Potência: 184cv às 3500-4000rpm
Binário: 380Nm às 1750-3000rpm
Transmissão: caixa manual de 6 velocidades
Vel. máx.: 228 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 7,5s
Consumo médio: 4,2 l/100 km
Emissões CO2: 109 g/km
Preço: 34.300€ (viatura ensaiada,38.918€)

* Dados do construtor

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