Fugas - Motores

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Funcional para a cidade, além de divertido e bem equipado

Por João Palma

O citadino da Hyundai, irreverente e bem equipado, desmente a asserção de que um veículo com um preço acessível tem de ser apenas um meio de transporte com um design cinzento, materiais e acabamentos básicos e equipamento rudimentar.

Há carros que à primeira vista causam boa impressão, mas que, à medida que os conhecemos melhor, mostram pontos negativos que corroem a sensação inicial. No caso do Hyundai i10, passa-se o contrário. É verdade que conduzimos a versão mais bem equipada, Style, com o motor tricilíndrico de 998cc e 66cv. Mas de um veículo que custa 12.590€ (preço de campanha até 30 de Março, incluindo sensores de estacionamento e roda de emergência) não se espera que ele seja mais que um mero meio de transporte.

Essa ideia inicial começa a desfazer-se quando entramos pela primeira vez no carro e nos deparamos com um habitáculo em dois tons, um design elegante do tablier com o ecrã do rádio em posição central e materiais e acabamentos que, sem serem premium, denotam cuidado, bom gosto e alguma qualidade. Depois, quando nos sentamos, em especial à frente, notamos o conforto dos bancos, que sujeitam bem o corpo e um habitáculo surpreendentemente espaçoso, onde cabem cinco pessoas (embora o conforto máximo seja atingido com quatro ocupantes).

A mala, com 252 litros de capacidade, tem uma dimensão razoável para um citadino. Pormenor de louvar, sob o fundo da mala do carro que conduzimos vinha um muito útil pneu de emergência, uma oferta da campanha de lançamento (no futuro, opção por 100€), em vez do famigerado kit de “reparação” de pneus que muitas marcas impingem aos seus clientes para poupar uns euros.

Depois, ainda antes de pôr o carro em marcha, notamos que a instrumentação, apesar de intuitiva e de simples manuseamento, é bastante completa, com a maioria dos comandos no volante, em posições que tornam fácil o seu accionamento. Dá-se à chave e logo se sente que o motor tricilíndrico do pequeno citadino que é a entrada de gama da marca coreana tem um comportamento adequado ao que se espera num veículo desta gama, em especial em cidade, que é o meio ambiente natural deste carro.

Claro que de um propulsor 1.0 com 66cv não se podem esperar as performances de um desportivo, mas o i10 tem um comportamento ágil e, até pelas suas dimensões, despacha-se muito bem em vielas estreitas de velhas cidades. O único ponto negativo é a dificuldade em engrenar a marcha-atrás na caixa manual em que as cinco velocidades para a frente entram com facilidade e estão bem escalonadas. E embora não disponha de sistema Start/Stop de paragem e arranque automáticos do motor, tem indicação de mudança de velocidade. Com uma direcção precisa e directa, o i10 é muito fácil de conduzir e tem bom comportamento, mormente em estradas com muitas curvas.

Não será um estradista, notando-se alguma falta de velocidade de ponta, em especial na condução em auto-estrada, mas também se podem fazer viagens mais longas com algum conforto. Como é lógico, com apenas 66cv de potência, quando se pisa o acelerador o consumo sobe exponencialmente. Num percurso misto de cerca de 300km obtivemos uma média a rondar os 6,0 l/100km.

De notar que, ao contrário da maioria dos carros do segmento A, citadinos, onde o Hyundai i10 se insere, tem travões de disco ventilados à frente e de disco sólidos atrás. Aliás, não é só neste pormenor que este pequeno veículo tem equipamentos e dispositivos que só se encontram normalmente em modelos de segmentos superiores. É também o caso do sistema de gestão da estabilidade do veículo, VSM, de contrabrecagem para melhoria da estabilidade e guiabilidade do veículo, particularmente em curva, associado ao controlo de estabilidade, e do muito útil sistema de iluminação em curva.

Em termos de segurança, esta nova geração do Hyundai i10 ainda não foi submetida aos testes do Euro NCAP mas poderá ter uma boa classificação, em especial com a inclusão de série do cruise control nos carros produzidos a partir de Fevereiro. Também no que se refere ao conforto e vida a bordo, como se pode ver pela ficha técnica, este citadino vem bem equipado de série e não necessita de opções que distorcem o preço do veículo.

O Hyundai i10 beneficia da garantia da marca de cinco anos sem limite de quilómetros que inclui assistência em viagem e verificações anuais gratuitas.


BARÓMETRO
+ Relação preço/equipamento sem extras a encarecer o preço final; espaço e bom ambiente no habitáculo
- Dificuldade em engrenar a marcha-atrás


DETALHES

Abaixo o cinzentismo
Lá por um carro ser económico não quer necessariamente dizer que se despreze o design e a vida a bordo. E o Hyundai i10 conjuga funcionalidade e conforto com um visual alegre e de bom gosto. Para chegar a essa conclusão basta observar os materiais e acabamentos que, não sendo de luxo, estão muito longe de ter um aspecto baratucho. Além do mais inclui um tablier a dois tons (tal como os bancos e o resto do habitáculo), instrumentação com um design simples mas elegante, bancos confortáveis que sujeitam bem as costas (em especial à frente) e espaço interior bem aproveitado. No lançamento, no nível Style, oferece um pneu temporário em vez do nefando kit de “reparação” de pneus.

Pequenos pormaiores
À medida que nos vamos familiarizando com este pequeno citadino somos agradavelmente surpreendidos com pequenos detalhes que contribuem para tornar mais agradável a condução e a vida a bordo. No caso de haver portas abertas ou mal fechadas, além de um pequeno ícone a avisar da situação, ainda há um segundo distinto, relativo ao portão traseiro. Também quando a temperatura desce abaixo dos 5º C aparece no velocímetro um pequeno ícone a avisar para perigo de gelo na estrada. Outro pormenor simpático é a existência de uma ranhura na pala do condutor onde se podem colocar cartões de estacionamento ou de portagens.

UNIR o útil ?ao agradável
As luzes de dia em LED, em formato de bumerangue emoldurando os faróis de nevoeiro, dão a este pequeno citadino um visual que só se costuma encontrar em veículos com preço superior. Além disso (outra agradável surpresa), o Hyundai i10 dispõe de sistema de iluminação em curva, muito útil à noite em estradas sinuosas e escuras. É certo que, mesmo como opção, não tem sensores de luminosidade nem de chuva, mas estes dispositivos são mais uma comodidade extra e não são tão úteis como a iluminação em curva.

Tudo à mão
Ao contrário de certos veículos em que quase é preciso um curso para perceber toda a instrumentação e o modo de a accionar, no Hyundai i10 está tudo literalmente à mão com os comandos no volante. Computador de bordo (com todas as informações essenciais), conexões Bluetooth, telefone e rádio, tudo isto é fácil de consultar e accionar por meio de botões estrategicamente colocados no volante, sem necessidade de retirar as mãos do mesmo ou os olhos da estrada.
 

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 998cc
Potência: 66cv às 5500 rpm
Binário: 95 Nm às 3500rpm
Cilindros: 3 Válvulas: 12
Alimentação: Gasolina com injecção multiponto
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 5 velocidades
Suspensão: à frente, tipo Mcpherson com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora; atrás, eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores a gás
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões
Comprimento: 3665mm
Largura: 1660mm
Altura: 1500mm
Distância entre eixos: 2385mm
Peso: 1008kg
Pneus: 175/65 R14 T (roda de emergência)
Capac. depósito: 40 litros
Capac. mala: 252 litros (1046 litros com os bancos traseiros rebatidos)

Prestações
Veloc. máxima: 155 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 14,9s
Consumo misto: 4,7 litros/100 km
Emissões CO2: 108 g/km
Preço: 13.220€ (preço de lançamento até 30 de Março: 12.590€)

* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Gestão de estabilidade do veículo (VSM): Sim
Sistema de alerta de colisão: Não
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Vidros escurecidos: Não
Vidros térmicos: Não
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Espelhos rebatíveis electricamente: Não
Volante regulável: Sim, em altura
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Não
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Conexão Bluetooth e porta USB: Sim
Ar condicionado: Sim (em opção, climatizador 200€)
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Não
Regulador/limitador de velocidade: Sim, a partir de Fevereiro
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Função Start/Stop: Não
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 14’’
Alarme: Sim
Navegação por GPS: Não
Sensor de luz: Não
Sensor de chuva: Não
Sensores de estacionamento dianteiros: Não
Sensores de estacionamento traseiros: Sim no lançamento (opção, 270€)
Faróis de nevoeiro com iluminação em curva: Sim
Luzes de dia: Sim, em LED
Faróis de xénon: Não
Assistente de luzes de máximos: Não
Tecto Panorâmico: Não

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