Fugas - Motores

1.6 D-4D, um Verso com boa métrica

Por João Palma

O monovolume de sete lugares da Toyota tem uma nova motorização 1.6 diesel de origem BMW mais adequada ao mercado português. Com ela, o Verso, mantendo boas performances e com ligeiras melhorias, está mais acessível.

O Toyota Verso é um monovolume do segmento C feito na Europa para o mercado europeu, cuja 3.ª geração, de 2009, foi renovada em 2013. Agora, com ligeiras melhorias no equipamento, recebe um novo propulsor 1.6 a gasóleo de origem BMW, que substitui o actual 2.0 D-4D. Com performances um pouco inferiores, o Verso 1.6 D-4D, disponível no final de Fevereiro, tem melhores consumos e emissões e, consoante os níveis de equipamento, custa menos 1000€ a 2000€.

Além do bloco 1.6, há uma motorização 2.2 com 150cv de fabrico da Toyota acoplada a uma caixa automática de seis relações, cujo preço, acima dos 40.000€, torna residuais as vendas desta versão. Fabricado na Turquia, o Verso nasceu das pranchetas do centro de design europeu da Toyota em Nice. A primeira e segunda gerações, por serem consideradas variantes do Corolla, designavam-se Corolla Verso. Só em 2009 este monovolume se tornou independente, passando a chamar-se apenas Verso.

E foi no berço do Verso, em Nice, que se efectuou a apresentação dinâmica desta versão com o propulsor 1.6 da BMW acoplado a uma caixa manual de seis velocidades da Toyota. Esta motorização revela-se adequada para deslocar os 1700kg de peso deste veículo de sete lugares com 4460mm de comprimento, 1790mm de largura e 1620mm de altura. Outra novidade em termos de mecânica foi a introdução do sistema Start

Stop, que também contribuiu para a redução dos consumos e emissões. A entrega de potência processa-se, afiança a marca, de uma forma suave e controlada, com boa resposta mesmo a baixas rotações. O Toyota Verso está ainda mais silencioso e confortável, com menores vibrações e uma redução do adornar da carroçaria.

No que se refere a design e equipamento, menção para uma nova cor exterior Avantgarde Bronze e novas jantes de liga leve de 16’’ e 17’’. No interior, há melhorias nos materiais e acabamentos, um novo sistema de aviso de pressão de pneus e a última versão do sistema multimédia da marca japonesa com ecrã táctil, o Toyota Touch 2.

Este monovolume tem três níveis de equipamento, Active, Comfort e Exclusive. Em relação ao Active (que já inclui, por exemplo, cruise control, faróis de nevoeiro e assistência ao arranque em subida), o Comfort, por mais 2550€, entre outras coisas, adiciona sensores de luz e de chuva, tecto panorâmico e, em opção, por 500€ a 600€, o sistema de multimédia e navegação Toyota Touch 2 with Go. Por fim, o Exclusive, por mais 2000€, oferece jantes de liga leve de 17’’, bancos aquecidos, entrada e arranque sem chave e em opção (cerca de 600€) o Toyota Touch 2 with Go Plus (a versão mais avançada).

Toyota reprograma Prius

A Toyota vai chamar às suas oficinas 1,9 milhões de Prius vendidos em todo o mundo desde 2009, para reprogramar o software do sistema híbrido, devido a um problema que ocorreu em cerca de 200 veículos, em especial nos EUA. Em condições muito extremas e penalizantes de condução, ocorreu o sobreaquecimento de alguns transístores do sistema híbrido, o que levou esses veículos a entrar em modo de segurança e abrandar significativamente. Para prevenir futuros problemas, o software do Prius irá ser reprogramado para lidar com essas solicitações bruscas. Na Europa, em cerca de 200.000 veículos verificaram-se cerca de uma dezena dessas situações e em Portugal não se registou qualquer ocorrência.

Ficha Técnica*
Motor: 1598cc, 4 cil. em linha, 16v
Combustível: Gasóleo
Potência: 112cv às 4000 rpm
Binário: 270 Nm às 1750-2250 rpm
Transmissão: Manual de 6 velocidades
Veloc. máxima: 186 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 12,7s
Consumo médio: 4,5 l/100 km
Emissões de CO2: 119 g/km
Preço: desde 27.950€ (nível de equipamento Active)

* Dados do construtor

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