A fábrica de veículos automóveis do Tramagal não será a mais importante em termos de números de produção. Mas, com uma história iniciada em Fevereiro de 1964, é a mais antiga em actividade em Portugal. Foi há meio século que a Metalúrgica Duarte Ferreira começou a produzir camiões Berliet usados na guerra colonial. Desde então, muita água passou pelo vizinho Tejo e hoje, a fábrica, adquirida pela Mitsubishi em 1996 e passando a integrar o grupo Daimler em 2004, produz o camião Fuso Canter.
Em meio século, saíram das linhas de montagem do Tramagal 200 mil veículos e a efeméride foi celebrada de forma especial, no dia 12 de Fevereiro, na presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e dos secretários de Estado da Economia, Leonardo Mathias, e do Emprego, Octávio Oliveira.
Passos Coelho sublinhou a importância de empresas exportadoras como a Mitsubishi Fuso Truck Europe para o equilíbrio da balança de pagamentos e também a vertente inovadora da fábrica do Tramagal, que desde 2012 produz um premiado comercial ligeiro híbrido, o Fuso Canter Eco Hybrid, e iniciou um projecto de produção de um camião 100% eléctrico, o Fuso Canter E-Cell de 5 toneladas, com uma autonomia de 100km. O Governo português apoia esta iniciativa com um investimento de três milhões de euros.
Apesar das quebras de produção nos últimos anos, decorrentes da recessão europeia, a aposta da Daimler e da Mitsubishi Fuso no Tramagal mantém-se firme. Isso traduz-se num investimento de 21 milhões de euros nos últimos anos para a modernização das linhas de montagem, reforçada por 5,5 milhões de euros este ano.
Em 2013, foram produzidas 3758 unidades (93% para exportação), mas com os actuais 320 funcionários a capacidade da fábrica é de 6000 veículos. No entanto, caso seja necessário, a produção pode subir até 30.000 unidades (em dois turnos). E embora não se preveja um forte aumento da procura nos próximos tempos, as perspectivas são animadoras: à retoma que já se sente na Europa, o principal mercado da fábrica do Tramagal, soma-se a abertura de Marrocos no final de 2014, para onde se prevê que possam ser exportados até 2000 veículos/ano. A médio prazo, a fábrica do Tramagal pretende também apostar noutros países africanos, nomeadamente os PALOP.
Em breves traços, a história da actual fábrica da Mitsubishi Fuso Europe, após o fabrico dos Berliet, prosseguiu em 1980 com a produção do Fuso Canter e outros modelos como os Mitsubishi L200 e L300 e o Pajero. Em 1990, a unidade foi comprada à família Duarte Ferreira pela Mitsubishi. Os últimos episódios incluem os já referidos fabricos, bem como o lançamento, em 2013, do Fuso Canter Euro VI, que já cumpre as mais recentes normas de emissões da União Europeia.
Portugal país exportador de automóveis
A afirmação é recorrente e, como todas as falsidades, de tanto repetida é tomada como verdadeira: a importação de veículos automóveis é das coisas que mais pesa negativamente na balança de pagamentos. É verdade que importamos viaturas, mas exportamos muito mais. No total, em 2013, foram produzidos 154.000 veículos em Portugal (97,5% para exportação) face a 106.000 unidades vendidas. Aliás, se todos os sectores de actividade tivessem um comportamento semelhante, troika e austeridade seriam vocábulos desconhecidos. E não é só nos automóveis: a fábrica de pneus da Continental em Lousada produz o quádruplo dos pneus que se vendem em Portugal.
Com a deslocalização da produção da Isuzu de Vendas Novas para a Itália em Dezembro de 2013, mantêm-se quatro fábricas de veículos automóveis em Portugal. A Autoeuropa lidera com 91.200 unidades produzidas em 2013, seguem-se a PSA (Peugeot e Citroën) de Mangualde, com 56.517, a Mitsubishi Fuso do Tramagal com 3758 veículos e Toyota Caetano de Ovar com 1111 viaturas. A última produção da Isuzu, em 2013, foi 1230 unidades.