Fugas - Motores

Cupra chega em Março para completar família Leon

Por Carla B. Ribeiro

A versão mais potente e também mais desportiva do Leon, com 280cv e caixa DSG, chega a Portugal ao longo deste mês a partir de 40.280€.

A família Leon, em que a Seat tem vindo a apostar no último ano, está por fim completa, com a chegada da versão mais desportiva e também mais dispendiosa. O Cupra de 280cv, acoplado a uma caixa automática DSG, vai estar disponível ainda este mês a partir de 40.280€. Isto com uma carroçaria SC (três portas); para encomendar a versão de cinco portas há que pagar mais 350€.

Antes, haverá o lançamento oficial no Salão de Genebra, onde se poderá conhecer também a versão menos potente do Cupra e que não estará disponível nos concessionários portugueses: o Cupra de 265cv e caixa manual de seis velocidades. Por cá, com apenas o bloco a gasolina de 2.0 litros de dupla injecção e sistema de distribuição variável, debitando 280cv.

A versão mais aguerrida do Leon Cupra, servido por caixa automática, acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos, estando a velocidade máxima limitada aos 250 km/h. Além do mais, assegura a marca, o binário máximo de 350 Nm, constante entre as 1750 e as 5300rpm, é garantia de um “excelente rendimento” em variadas situações. Para uma performance como a descrita acima seria de esperar um elevado consumo, mas a Seat afiança que o Cupra gasta uma média de 6,4 litros a cada cem quilómetros – em pequenas voltas durante a apresentação que decorreu em Barcelona, cidade da casa-mãe, marcou-se um pouco mais (entre os 7,0 e os 8,0 l/100km), mas longe do que seria de esperar para as prestações demonstradas.

Visualmente, o novo Leon Cupra tira partido das linhas que puseram a nova geração do modelo espanhol na dianteira, mas junta-lhe outros elementos com o objectivo de lhe imprimirem poder. Como na frente, com grandes entradas de ar e grelha em favo de mel, mas também na traseira onde o Cupra se distingue pelo acabamento a preto no pára-choques e a saída de escape dupla com formato oval – pormenores que servem para acentuar a largura do carro. Também a marcar a linguagem estilística do Cupra, a inclusão de série de faróis dianteiros em LED ou das jantes de liga leve de19’’ de design exclusivo.

Pelo interior, destaque para o novo volante desportivo com assinatura Cupra, atrás do qual se escondem as patilhas de mudança manual de velocidade da caixa DSG, ou para os bancos desportivos, que pretendem primar ao mesmo tempo pelo conforto e pela sensação de segurança, tirando partido dos apoios laterais. Ainda a distinguir o Cupra, pedais em alumínio, vários acabamentos em cromado e luz ambiente em LED, que pode variar consoante o modo de condução.

É, aliás, neste ponto que o Cupra inova, trazendo de série o controlo de chassis adaptativo (DCC), com diferentes modos de condução (modo Cupra incluído), o diferencial autoblocante activo, VAQ, que beneficia a tracção ou a direcção progressiva que torna a condução mais ágil.

No capítulo da segurança, o novo Cupra inclui Cruise Control Adaptativo, mantendo a distância pré-definida do veículo precedente desde que se circule entre 30 e 160km/h, e Front Assist, entre 30 e 210 km/h, incluindo ainda a função de travagem de emergência em cidade, útil sobretudo no pára-arranca urbano e disponível entre os 5 e os 30km/h.

Refira-se que o Leon obteve, nos testes realizados a esta nova geração, cinco estrelas Euro NCAP, com 94% na protecção de adultos, 92% na protecção das crianças, 70% na dos peões e 71% nos dispositivos auxiliares de segurança.

Ficha Técnica*
Motor: 1984cc, 4 cil., 16V, Injecção directa. Turbo. Intercooler
Potência: 280cv / 5700-6200rpm
Binário: 350Nm/ 1750-5600rpm
Transmissão: Automática, 6 velocidades
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistência eléctrica
Veloc. máxima: 250 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 5,7s
Consumo médio: 6,4l/100km
Emissões de CO2: 149 g/km**
Preço: 40.280 euros

* dados do construtor

** 154 g/km na versão de cinco portas

--%>