Audi TT, 3.ª geração
O destaque na Audi vai para a 3.ª geração do TT, que chegará em Portugal em Setembro. Usando a plataforma MQB do grupo Volkswagen, chega com novo design, mas mantém o ADN do carro actual. Com dimensões similares ao modelo que substitui, ganha em espaço interior (em especial atrás) e volume de mala. Além disso, estreia um painel de instrumentos digital e as motorizações vão dos 184cv do diesel 2.0 TDI aos 310cv do 2.0 TFSI a gasolina.Ainda da casa alemã, outro modelo importante que brilhou em Genebra foi o S1. Previsto para meados deste ano, apresenta-se com tracção integral, um motor 2.0 TFSI a gasolina de 231 cv de potência e 370 Nm de binário, 7,0 l/100km de consumo e 250 km/h de velocidade máxima. Objectivo: competir com o Mini Cooper S.
BMW série 2 Active Tourer
Depois do coupé, o segundo série 2 será o Active Tourer, a lançar em Setembro: um monovolume de cinco lugares com um novo chassis, que utiliza a plataforma UKL1 de tracção dianteira e um económico motor 1.5 tricilíndrico a gasolina de 136cv (média anunciada de 4,9 l/100km) além de outro motor 2.0 a gasolina com 231cv e um 2.0 diesel com 150cv, ambos de quatro cilindros, tudo isto estreado no Mini III. Da marca bávara, destaque ainda para a apresentação do conceito do novo X4 que, a partir do X3, chega para fazer frente ao Porsche Macan ou ao Range Rover Evoque.
Citroën C1, Peugeot 108 e Toyota Aygo
Frutos da joint-venture PSA-Toyota, eis as três faces da nova geração de um citadino que já estava algo datado. O C1, que mantém a designação mas cujo design é fortemente influenciado pela linha DS (é uma espécie de mini-DS), virá em Setembro. Para Julho, estão previstos o Peugeot 108, que, por menos de 10.000€, substitui o 107 e o Toyota Aygo que se distingue dos manos franceses pelo “x” que marca a sua frente. Com diferenças no visual e no equipamento (bastante melhorado, em especial no caso do C1), os três modelos partilham a mecânica e dois motores de 3 cilindros a gasolina (1.0 l VTi 68cv e 1.2 l VTi 82).
Honda Civic Type-R Concept
No stand da Honda brilhava este protótipo desportivo do Civic, cuja versão de produção será lançada em 2015. Dotado de motor 2.0 VTEC turbo com 280cv, o futuro Type R pretende superar os seus rivais europeus, nomeadamente o Volkswagen Golf GTI e o novo Seat Léon Cupra que detém o melhor tempo de volta do circuito de Nürburgring para carros com tracção dianteira. Visualmente, oType R Concept apresentado rasga, literalmente, o design do Civic, abusando das arestas vivas.
Hyundai Intrado
Este protótipo de crossover utiliza materiais leves e materializa a nova linguagem de design da marca coreana, com a assinatura do conceituado designer Peter Schreyer, que se distinguiu na concepção de modelos da Audi e da Volkswagen. A inovação não se limita ao visual: este concept vem equipado com pilha de combustível.
Jeep Renegade
Esta foi a principal novidade da Fiat Chrysler. O Jeep Renegade, um pequeno SUV compacto que assenta na plataforma small-wide utilizada no Fiat 500L. Com design americano e destinado a todos os mercados mundiais, será produzido inicialmente na Itália e lançado na Europa no último trimestre de 2014. Apenas com tracção integral, poderá ser equipado com 16 opções de motorização e será o primeiro da categoria com transmissão automática de nove relações.
Nissan Juke revisto
Não foi com o Juke, com que a marca conseguiu abrir caminho para a categoria dos crossovers compactos, que a Nissan mais brilhou em Genebra. Esse feito coube à estreia do novo Nismo GT-R, um potente superdesportivo. Mas no que ao mercado luso diz respeito, o Juke com uma imagem renovada é capaz de animar mais do que qualquer bloco de 600cv. Com frente e traseira redesenhadas, novo sistema de info-entretenimento, opção de tecto de abrir panorâmico, além de um trabalhado bloco 1.6 e de um novel 1.2 turbo, o Juke mostra-se disposto a segurar o seu lugar no mercado. Note-se que, na versão 4x2, a Nissan conseguiu aumentar o espaço para arrumação em 40%.
Opel Adam, novo fôlego
Uma das principais novidades da Opel não é tanto um carro, mas um motor: o novo 1.0 Turbo ECOTEC de três cilindros, com injecção directa a gasolina, nas versões 90cv e 115cv. Esta nova motorização promete dar um novo fôlego ao Adam que surge na versão Rocks e que associa uma presença musculada e simultaneamente cosmopolita. Para o mais potente dos Adam há que esperar pelo S, com o motor 1.4 Turbo, 150cv e suspensão desportiva. No interior, a desportividade continua a dar cartas com bancos tipo baquet forrados a pele.
Renault Twingo, nova geração
O Twingo chega à sua terceira geração e reclama os efeitos da associação da casa francesa à Mercedes: o novo Twingo, previsto para o início de 2015, tem o motor localizado na traseira. A nova arquitectura, além de ter efeitos benéficos no raio de viragem, veio dar mais espaço interior ao pequeno veículo. Assim, embora tenha encolhido 100mm, o habitáculo cresceu 130mm. A nível de motorizações, estão anunciados dois tricilíndricos: um de 999cc e 70cv; outro de 898cc e 90cv.
Skoda VisionC em 2015?
Entre o Octavia e o Superb há um fosso. Isso é pelo menos o que a Skoda acredita e a razão pela qual revelou em Genebra um possível coupé de quatro portas que deverá chegar às linhas de produção em 2015. A base será a mesma plataforma MQB do Octavia, mas as linhas serão mais desportivas. Certo, afirma a marca checa, é que haverá espaço “suficiente para quatro adultos e respectiva bagagem”. Sob o capot, o VisionC valer-se-á do mesmo bloco do Audi A3 G-Tron: um 1.4 TSI de 110 cv. Destaque para o facto de este veículo já cumprir com a norma Euro 6.
Volkswagen Golf híbrido
É um Golf e com 204cv de potência poderia até ser um GTI. Mas este Golf é híbrido, unindo um motor 1.4 turbo a combustão a um propulsor eléctrico. Por isso, a denominação correcta é GTE. Números que fazem com que seja um carro a ter em conta: acelera dos 0 aos 100km/h em 7,6s, atinge os 222km/h e tem uma autonomia de quase mil quilómetros (939 km, afiança a marca). Em modo exclusivamente eléctrico percorre até 50km. Outra novidade com o selo Volkswagen, ainda sem data para a produção, é o T-Roc, um SUV para posicionar entre o Taigune (a lançar em 2016) e o Tiguan. Com três modos de condução (Street, Off-Road e Snow), surge com apenas duas portas e possibilidade de remover parte do tejadilho. A equipar o SUV, um bloco 2.0 turbodiesel, de 184cv, acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de sete relações (a DSG).
As “bombas”
Não foram só nos carros “normais” que houve novidades em Genebra: também se mostraram muitos modelos de nível estratosférico. Só para citar alguns de forma telegráfica: Bentley Continental GT Speed 6.0 com 635cv; Chevrolet Corvette Z06, com motor V.8 6.2 de 635cv; Ferrari California T, com motor V8 3.9 de 560cv; Jaguar XFR-S Sportbrake, V8 5.0 de 550cv; o Koenigsegg 1, o mais potente dos “aviões” da marca sueca, com motor V8 5.0 de 1360cv (chega aos 400 km/h em 20s!); o Lamborghini Huracán, V10 5.2 com 610cv; Rolls-Royce Ghost com motor V12 6.6 com 570cv. Haja dinheiro, que cavalos não faltam.
XchangE, o carro que se autoconduz
Há quem não goste de conduzir. Há até quem dispensaria motorista se pudesse. A pensar nestes, foi concebido o concept car XchangE, um automóvel que se conduz sozinho, baseado num elegante Tesla S. Mas não se trata de apenas mais um meio de transporte: o XchangE transforma-se num escritório totalmente equipado, podendo acolher reuniões em movimento de até quatro participantes. O volante (que também pode ser assumido por um condutor) pode ser deslocado longitudinalmente e os bancos arrumados de diferentes formas — reclinados, virados para a frente, voltados para trás — consoante as várias necessidades. O XchangE resulta da cooperação entre a Rinspeed, “um think-tank suíço e um criativo laboratório de mobilidade para a indústria automóvel”, e a Regus, fornecedor mundial de locais de trabalho flexíveis.