A Porsche acaba de lançar os dados no sentido de conquistar uma fatia do concorrido subsegmento dos SUV compactos. Como ponta-de-lança é servido o Macan, que já se encontra disponível no mercado desde 79.464€. A versão diesel compra-se por mais cerca de 500€.
O pequeno SUV (sport utility vehicle) é uma espécie de mano mais novo do Cayenne, assentando na mesma plataforma MLP (Modular Longitudinal) do Audi Q5, ao qual foi buscar o motor V6 a gasóleo de 258cv. Mas, afiança a marca de Estugarda, é sobretudo um Porsche, apresentado com a exemplar caixa de velocidades automática de embraiagem dupla desportiva de sete velocidades (PDK), com o sistema de tracção Porsche Traction Management, além de incluir um conjunto misto de pneus desportivos de série.
Nas motorizações, há três escolhas distintas. A gasolina, a gama arranca com o Macan S, com motor de 3.0 litros biturbo em V de seis cilindros, 340cv e um binário máximo de 460 Nm. Nas prestações, o Macan S reclama uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos, uma velocidade máxima de 254 km/h. Já nos consumos, a Porsche aponta para uma média de 9 l/100km, enquanto as emissões se situam nos 212 g/km. Também a gasolina é alimentada a versão mais potente: o Macan Turbo com um propulsor de 3.6 litros, também em V de seis cilindros, a oferecer uma potência máxima de 400cv e um torque de 550 Nm. O Macan Turbo acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos, atingindo os 266 km/h, dados que penalizam quer consumos quer emissões: 9,2 l/100km e 216 g/km, respectivamente.
A terceira opção move-se a diesel, com um bloco 3.0 turbo, em V de seis cilindros, refrigerado a água, e que se predispõe a uma potência de 258cv combinada com um binário de 580 Nm logo a partir das 1750rpm. O Macan Diesel demora 6,3s para ir dos 0 aos 100 km/h e revela uma velocidade máxima de 230 km/h. A compensação chega na altura em que se observa os consumos e as emissões: 6,3 l/100km e 164 g/km.
Referência para o programa todo-o-terreno, disponível de série, que pode ser activado através de uma tecla na consola central, até aos 80 km/h. Uma outra tecla acciona o Porsche Hill Control (PHC) para a assistência na descida de declives acentuados durante os quais a velocidade mantém-se constante e ajustável, entre os 3 e 30 km/h.
O ADN Porsche volta a dar cartas quando se observa a linguagem do design que vai buscar vários elementos aos modelos mais desportivos da marca, como é o caso das grandes entradas de ar à frente que substituem a grelha ou a configuração lateral das janelas a combinarem com a linha de tejadilho tipo coupé para fazer lembrar o 911. No Macan Turbo foi trabalhado inclusive o lábio do seu spoiler para se parecer com o potente 918 Spyder.
Com 4681mm de comprimento, 2098mm de largura (com espelhos) e 1624mm de altura, o Macan conseguiu uma distância entre eixos de 2807mm, o que representa também uma boa habitabilidade, quer para quem viaja à frente como para quem segue no banco traseiro. Aliás, espaço é o que não falta no seu interior (e na mala, com 500 litros), factor que se conjuga com uma boa qualidade de materiais — o tablier, por exemplo, é quase uma réplica do Panamera — de forma a criar uma sensação geral de conforto.
No equipamento de série do Macan, destaque para a inclusão de dois airbags de tamanho completo, para condutor e passageiro, complementados pelos airbags laterais nos bancos dianteiros, de cortina em toda a moldura do tejadilho e vidros laterais desde o pilar A até ao pilar C, assim como uma protecção de impacto lateral nas portas. Ainda no equipamento de série, volante desportivo multifunções com patilhas para a gestão manual da caixa de velocidades e um sistema áudio Burmester. Entre o equipamento opcional, registe-se a possibilidade de encomendar uma suspensão pneumática ou adquirir o pacote Sport Chrono que permite aumentar a performance e reduzir consumos.