Diz-se “novo”, mas ainda não é uma nova geração. Trata-se apenas de uma lavagem de cara que já era bem precisa para um modelo que data de 2009. Ainda assim, mesmo com a ausência de novidades que saltem à vista, surge com uma imagem modernizada e com novos propulsores, como aquele que testámos durante alguns dias: o tricilíndrico 1.0 MPi a gasolina de 75cv que, com tecnologia Bluemotion, foi adoptado do VW Up!.
Mas comece-se por dar uma volta ao carro pelo lado de fora. Colocado lado a lado com o modelo lançado em 2009, as diferenças são óbvias. Mas não o suficiente para fazer com que o “novo” Polo seja notado entre as filas de trânsito.
Nota-se, porém, que houve uma preocupação em actualizar a imagem do carro e, ao mesmo tempo, incorporar elementos com os quais nenhum carro já passa bem sem. Caso dos faróis com luzes de dia em LED, a marcarem a frente do veículo, pela qual também é visível um pára-choques redesenhado.
A modernização não se ficou pelo exterior. Por dentro, todo o painel foi revisto e surge agora mais limpo e fácil de usar, assim como acontece com os comandos no volante. No centro do tablier, destaca-se um ecrã táctil a cores, onde é fácil aceder às funções do telefone, do rádio, de media, etc.
Sublinhe-se ainda a inclusão, de série, de tecnologias de infoentretenimento, tais como rádio DAB, Bluetooth, além de portas USB e Aux, estrategicamente colocadas ao centro, no compartimento sob o ecrã — mais-valias que podem parecer comuns mas que continuam a surgir como extras em algumas marcas.
Já o conforto no interior não é excelente e demora um bocadinho até que o corpo se habitue à dureza dos bancos, o que se pode tornar desconfortável em viagens mais longas. No banco traseiro, três pessoas conseguem sentar-se, mas irão a acotovelar-se o trajecto inteiro. Já apenas dois ocupantes conseguem o espaço necessário, excepto ao nível dos joelhos — se os ocupantes dianteiros forem altos, dois adultos no banco de trás verão o conforto ser prejudicado, o que não acontece quando o banco é usado por crianças.
E quanto a arrumar bagagem? O melhor é ser cuidadoso a arranjar as malas e os sacos. É que o espaço disponível é parco: são 280 litros e a divisória que ajuda a manter a arrumação no porta-bagagem também não facilita a arrumação de volumes maiores, sendo para tal necessário retirá-la.
Mas o melhor é dar à ignição e descobrir como se comporta o tricilíndrico 1.0 MPi a gasolina de 75cv, já conhecido do Up!, num Polo. Primeira coisa a observar: a Volkswagen não foi feliz no trabalho de minimizar o ruído do motor. O carro é barulhento ao ponto de haver quem suspeite dos nossos conhecimentos quando informamos que se trata de um gasolina (“Tens a certeza? Pelo barulho parece ser a diesel…”).
Suspeitas desfeitas, o bloco revela aquilo que se espera dele: consegue ser poupado, sobretudo depois de embalado, como acontece em auto-estrada, pela qual o comportamento é muito satisfatório, sendo que a marca anuncia como velocidade máxima os 173 km/h.
Tanto em cidade como em estradas sinuosas, o Polo tricilíndrico de 75cv também consegue desempenhos razoáveis. Mas em ambos os traçados há uma condição para que o bloco se comporte à altura: trabalhar com a caixa a todo o instante. Por isso, para quem não gosta de conduzir, o carro pode transformar-se num pesadelo. É que, tanto no pára-arranca urbano como em curva e contracurva, é constante a necessidade de passagem entre relações. Sobretudo se o carro for lotado, como nos aconteceu.
O bónus chega com as médias de consumo anunciadas e verificadas: a Volkswagen assegura que o carro gasta uma média de 4,8 l/100km de circuito misto e, somadas todas as voltas, não ficámos sequer um litro acima do valor anunciado. No que diz respeito a emissões, a casa de Wolfsburg garante que estas se ficam pelos 108 g/km, cumprindo já a norma Euro 6 que incide nas emissões de partículas — mais interessante, porém, será o tricilíndrico de 95cv que chegará em Outubro e que, segundo a marca, gastará uma média de 4,1 l/100km e marcará 94 g/km de CO2.
O Volkswagen Polo obteve, em testes realizados em 2009, as cinco estrelas Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa, com 90% na segurança dos ocupantes adultos, 86% na dos ocupantes crianças, 41% na dos transeuntes e 71% na dos dispositivos auxiliares.
Para ser trabalhada
O tricilíndrico 1.0 MPi a gasolina de 75cv chega acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades que se revela fácil de manusear. E ainda bem. É que, se a ideia é retirar do carro o que ele tem para dar, então as mudanças de relações serão constantes. Mais em cidade e em estrada, traçados que a isso obrigam, mas sobretudo se o carro seguir com lotação completa. O peso extra é rapidamente notado nas prestações. Já em auto-estrada, segue embalado e as cinco velocidades revelam-se mais que suficientes.
Poupado mas ruidoso
“É a diesel, não é?” Foi esta provavelmente a pergunta mais ouvida durante os dias em que conduzimos o tricilíndrico. E a questão não deixa de ser pertinente quando observado o ruído do bloco que se esconde sob o capot. Já a nível de desempenhos, o propulsor, não sendo nenhum ás, não desanima. E os consumos conseguem superar qualquer frustração: a Volkswagen diz que o consumo médio em circuito misto situa-se nos 4,8 litros a cada cem quilómetros e, sem quaisquer preocupações e quase sempre de carro carregado, conseguimos andar pelos 5,5 l/100km.
Ágil e funcional
É uma das coisas que mais se destaca no seu interior assim que nos sentamos aos comandos: um novo volante, no caso em couro, que se revela muito fácil de manobrar. Bem espalhados estão comandos para algumas funcionalidades que, não sobrecarregando o volante, se mostram bastante úteis para não se ter de tirar os olhos da estrada. Um detalhe: a iluminação dianteira segue a trajectória da curva quando esta é acentuada.
Onde pôr o malão?
Para duas malas pequenas é o suficiente. Assim como para as compras do supermercado ou para as mochilas da escola dos miúdos. Mas se houver necessidade de enfiar um malão de viagem? Aí a arrumação torna-se complicada e o alçapão a dividir o porta-bagagem, bastante prático para manter o espaço arrumadinho, torna-se uma desvantagem. Por isso, caso haja necessidade de transportar malões, o melhor é rebater os bancos traseiros, o que aumenta o espaço para quase mil litros. No interior, destaque para as úteis gavetas sob os bancos dianteiros.
Equipamento
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Sistema de alerta de colisão: Não
Sensor de embate: Não
Airbags dianteiros: Sim, com desactivação do do passageiro
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Não
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio arranque em subida: Sim
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros térmicos: Não
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Espelhos retrovisores aquecidos: Sim
Espelhos retrovisores rebatíveis electricamente: Não
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Conexão Bluetooth e porta USB: Sim
Ar condicionado: Sim
Bancos dianteiros ajustáveis: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim, parcialmente
Estofos e bancos em pele: Não
Regulador/limitador de velocidade: Não
Cruise control: Não
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Navegação por GPS: Não
Sensores de luz e de chuva: Não
Sensores de estacionamento: Não
Luzes de dia: Sim em LED
Faróis de nevoeiro: Sim, com luzes de curva estáticas
Jantes em liga leve: Sim, de 15’’
Pneu suplente: Não
Alarme: Não
FICHA TÉCNICA*
Mecânica
Cilindrada: 999cc
Potência: 75cv às 6200 rpm
Binário: 95 Nm 3000 e 4300 rpm
Cilindros: 3 em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injecção indirecta
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, 5 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais, à frente; eixo de torção, molas helicoidais, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,6m, entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente e de tambor atrás
Dimensões
Comprimento: 3972mm
Largura: 1682mm
Altura: 1453mm
Peso: 1055kg
Pneus: 185/60 R15
Capac. depósito: 45 litros
Capac. mala: 280 litros (952, com bancos traseiros rebatidos)
Prestações
Velocidade máxima: 173 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 14,3s
Consumo médio: 4,8 l/100km
Emissões de CO2: 108 g/km
Preço: 17.009€ (viatura ensaiada, com pintura metalizada como opcional, 17.409€)
* Dados do construtor