É provavelmente uma das críticas dos maiores fãs do Leon: uma carrinha parece chegar para desvirtuar um dos modelos mais emblemáticos da Seat. No entanto, basta observá-la pelo lado de fora para compreender que a marca não descurou nenhum detalhe e dinamismo é palavra que lhe assenta como uma luva. Em Novembro, na sua apresentação internacional, o responsável pelo design sublinhava, aliás, a importância dos detalhes do desenho “que reflectem tensão” e as linhas em 3D que conferem volume à silhueta.
Esteticamente, confessamos, a ST é-nos agradável: ao mesmo tempo que a sua frente parece querer mostrar as garras de fora, todo o seu corpo parece sinónimo de robustez e estabilidade. Já o facto de um terço da sua altura ser em vidro deita por terra o preconceito de que uma carrinha é sempre muito pesada. Visualmente e não só. É que, não obstante o crescimento no comprimento (mede mais 27 centímetros do que o hatchback), a ST conseguiu controlar o seu peso e chega com um acréscimo de apenas 45 quilos. Os números, além de importantes para a manutenção de aceitáveis valores de consumos e de emissões de CO2, permitiram que a Seat mantivesse inalterado o coeficiente de aerodinâmica face ao cinco portas.
Todos estes atributos são facilmente verificáveis quando nos sentamos aos comandos e optamos por seleccionar o modo Sport - o nível FR, que imprime um carácter ainda mais desportivo à carrinha, além de suspensão desportiva e jantes de 17’’, inclui o Seat Drive Profile que permite ao condutor configurar segundo quatro programas: Eco, Comfort, Sport e Individual. A aceleração, que a marca diz levar 8,7 segundos dos 0 aos 100 km/h, parece tornar-se mais rápida sem que o pedal careça de demasiado peso, e é fácil esquecer que arrastamos connosco um veículo de 4543mm. Um efeito causado também por uma direcção muito eficaz.
Com tecnologia common-rail, caixa manual de seis velocidades, sistema start/stop e função de recuperação de energia, a Seat anuncia para este modelo uma velocidade máxima de 215 km/h e um consumo médio na ordem dos 4,1 l/100 km (emissões de CO2 de 106 g/km). Como é quase natural, não conseguimos aproximar-nos dos valores apresentados pela casa espanhola. Mas, com muitos quilómetros de condução citadina e vários pára-arranca, foi com algum gosto também que poucas vezes vimos a média de consumos escalar para lá dos seis litros por cem quilómetros.
Com provas de dinamismo dadas, não foi difícil testar o espaço da carrinha: com cinco ocupantes instalados, dois dos quais ainda de bancos elevatórios, os trajectos foram cumpridos sem lugar a queixumes provenientes do banco traseiro. Já nos lugares da frente, o conforto é conseguido com a aposta da Seat em elevar o Leon com a aplicação de materiais de melhor qualidade, assim como com a boa ergonomia dos bancos. Além disso, o espaço à frente destaca-se por ser desafogado, com vários compartimentos para pequenos arrumos, nomeadamente no apoio do braço.
No campo da arrumação, a mala, com 587 litros (que podem crescer facilmente até aos 1470 litros com bancos rebatidos), é daquelas que nos faz questionar se tem fundo. Não só pela sua capacidade como pela sua facilitada utilização. Os acessos foram pensados no sentido de não haver muito esforço na hora de arrumar malas e há alguns recantos que podem ser (bem) utilizados no caso de se transportar pequenos volumes.
Para além do design desportivo e do habitáculo desafogado, há ainda a reter o facto de a ST, tal qual os seus pares, ser equipada com uma vasta gama de sistemas de infoentretenimento que podem ser trabalhados no ecrã táctil de 5,8”.
FICHA TÉCNICA*
Motor: 4cil., 16 val.,1968cc
Combustível: Gasóleo
Potência: 150cv às 3500-4000rpm
Binário: 320Nm às 1750-3000rpm
Transmissão: caixa manual de 6 velocidades
Vel. máx.: 215 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 8,6s
Consumo médio: 4,1 l/100 km
Emissões CO2: 106 g/km
Preço: 34.453€
* Dados do construtor