Fugas - Motores

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Mini no nome, mas maxi em performances

Por João Palma

É o mais potente dos Mini “normais”, só superado pelos John Cooper Works, e é, na sua essência, um carro emocional: ame-o ou deixe-o. Para quem gosta dos Mini, é o casamento da estética com o espírito de diversão pura na condução.

Os Mini são carros que apelam mais à emoção que à razão, apesar das suas inegáveis qualidades. Este Mini Cooper S, dotado de um bloco 2.0 de 192cv a gasolina, que já cumpre a norma de emissões Euro 6, é o refinamento das características que fazem dos Mini carros diferentes. Tem uma suspensão dura, que filtra pouco as irregularidades do piso; para as suas dimensões, não tem um habitáculo muito espaçoso e a mala é pequena. Porém, poucos veículos proporcionam o prazer de condução deste Cooper S.

É um veículo que apela muito mais à estética, à emoção e ao prazer de condução que à funcionalidade. Se não vejamos: com 3850mm de comprimento, 1727mm de largura e 1414mm de altura, é mais comprido (121mm), mais largo (44mm), mais alto (7mm) e tem mais 28mm de distância entre eixos que a geração anterior. Com estas dimensões, cada vez mais é só Mini de nome. No entanto, este aumento quase só se traduz em mais 51 litros na capacidade da mala e, apesar dos bancos desportivos e envolventes à frente, o espaço atrás continua a ser escasso para os dois passageiros (embora tenha melhorado).

Tal como a BMW, de cujo grupo faz parte, é filosofia da Mini proporcionar a individualização de cada veículo. Por isso, a lista de equipamento de série do Mini tem seis páginas, ao passo que o equipamento opcional se espraia por 20 (!) páginas. E se é verdade que as marcas, em geral, disponibilizam para ensaio à comunicação social veículos com o nível de equipamento superior e recheados de extras, também não é menos verdade que parte do equipamento opcional de conforto e vida a bordo do carro que conduzimos deveria ser equipamento de série, considerando que o Mini Cooper S é um desportivo compacto de nível premium. Por isso mesmo, partindo de um preço-base de 28.100€, o custo final do veículo que conduzimos totalizava 38.740€. (E com um “calhamaço” de 20 páginas de opcionais, quem adquire um Mini tem que tirar um curso para escolher o carro que deseja.)

A verdade é que tudo isto fica para trás uma vez que nos sentamos no Cooper S, em especial se ficarmos atrás do volante e accionarmos a patilha na consola que põe o motor a trabalhar. O comportamento dos 192 puros-sangues do motor 2.0 leva-nos a usar a palavra brilhante, com um binário máximo de 280 Nm disponível logo às 1250 rpm, o que proporciona uma resposta fulminante nas recuperações e ultrapassagens, mesmo em baixos regimes. A caixa manual de seis velocidades, com relações curtas como convém a um desportivo, é precisa e bem escalonada e mesmo a engrenagem da marcha-atrás, uma pecha da anterior geração, faz-se agora sem dificuldades.

O comportamento do veículo é bastante distinto de acordo com os três modos de condução, sendo a diferença marcante entre os modos Green (economizador) e o Sport. Para além de uma resposta mais rápida no modo Sport face aos Mid e Green, com o controlo dinâmico do amortecimento (opcional que equipava o Cooper S que conduzimos) a suspensão torna-se mais rígida no modo desportivo. Mas mesmo no chamado modo Comfort da suspensão, esta é mais dura que confortável.

Este aparente defeito transforma-se em qualidade numa condução desportiva, que é aquilo para que o Mini Cooper S está vocacionado. Então ressalta o controlo dos movimentos da carroçaria e a enorme estabilidade em curva, para o que também contribui uma direcção rápida e precisa e uma boa capacidade de tracção, facilitando as manobras mais complicadas. Em resumo, tanto no modo Sport (condução desportiva) como no Green (para uma condução económica e racional), pode-se dizer que este é um carro que não só proporciona prazer de condução como ensina a conduzir.

E, mesmo sendo um desportivo, os seus 192 cavalos não são muito sequiosos: é certo que os 5,8 l/100km de consumo médio “oficial” estão longe da realidade, mas não pode ser considerada exagerada a média de 8,5 l/100km obtida ao longo de cerca de 800km de condução, sem muitas preocupações de poupança e incluindo sinuosas estradas de montanha, onde o Mini Cooper S revelou o seu espírito desportivo.

Para além da elegância e desportividade do visual exterior, no interior, como já é tradição, ressalta a qualidade dos materiais usados e dos acabamentos, bem como o atractivo design da consola e da instrumentação (de fácil manuseio), que muda de cor de acordo com os modos de condução.

BARÓMETRO
+ Design, qualidade dos materiais e acabamentos, resposta do motor e da caixa, prazer de condução
- Equipamento opcional que deveria ser de série, espaço reduzido nos bancos traseiros e na mala

Minimalista
Um selector na consola central, junto da alavanca de velocidades, permite optar por três modos de condução: Mid (por defeito quando se liga o motor), Sport (a luz ambiente muda para vermelho, o acelerador fica mais sensível e a suspensão mais firme) e Green (luz ambiente verde, gestão da energia e da climatização, indicador de mudança de velocidade), que inclui a função Minimalist Analyzer, com estrelas que se acendem em função de uma condução económica e racional, nos parâmetros Aceleração, Prevenção e Mudanças. Com uma condução económica, é possível poupar até 20% de combustível.

Alma desportiva
Esta é a versão mais potente do actual Mini de três portas (só superada pelas variantes John Cooper Works dos Cabrio, Countryman, Coupé, Paceman e Roadster). Este bloco de quatro cilindros tem 1998cc contra os 1598cc dos propulsores mais potentes das variantes John Cooper Works das outras carroçarias do Mini. Na anterior geração, com o bloco de 1598cc, o Mini Cooper S consumia o mesmo, mas tinha potência, binário e performances inferiores. Além disso, o novo motor 2.0 já cumpre a norma Euro 6 de emissões. O que se mantém no novo Cooper S são as entradas de ar, uma no centro do capot e as duas sob a grelha frontal, que o diferenciam dos outros Mini de 3 portas e permitem que os 192 cavalos do motor possam respirar com desafogo.

Desportivo mas seguro
O veículo que conduzimos trazia o sistema opcional Mini Driving Assistant (990€). Este assistente de condução é, entre a longa lista de opcionais, um dos itens a considerar, pois contribui consideravelmente para a segurança de circulação. Inclui cruise control activo (controla e mantém a distância para o veículo da frente), assistente de máximos, informação de limite de velocidade, leitura de sinais de trânsito, prevenção/minimização de colisões com o veículo da frente, prevenção/minimização de pequenas colisões em cidade e prevenção/minimização de atropelamento de peões.

“Mini” mas aproveitada
A bagageira continua a não ser uma referência em termos de capacidade, embora, com 211 litros, tenha mais 51 litros que a mala do anterior Cooper S. No entanto, o pouco espaço disponível está bem aproveitado e dispõe de uma divisória amovível sob a qual é possível guardar pequenos objectos que também podem ser colocados numa rede. Com essa divisória para cima e encostada às costas do banco traseiro, cabem na mala dois tróleis pequenos/médios. Como este carro traz pneu run-flat (à prova de furo), dispensa pneu sobresselente ou kit de reparação de pneus, com ganho adicional de volume da bagageira.


EQUIPAMENTO

Segurança
ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim
Controlo de travagem em curva: Sim
Assistência à travagem de emergência: Sim
Assistência ao arranque em subida: Não
Diferencial electrónico autoblocante: Sim
Função Start/Stop: Sim
Indicador de pressão dos pneus: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Não

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim, opção (290€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim, opção incluída no Pack Chili II, 2550€)
Ar condicionado automático bizona: Sim
Abertura do depósito no interior: Não
Abertura da mala no interior: Sim, com o comando
Bancos em pele: Sim, opção, 820€, em combinação com Pack Chili II
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 18’’, opção, 520€, em combinação com Pack Chili II
Apoio de braços amovível à frente: Sim, opção incluída no Pack Wired, 1750€
Rádio/CD com MP3: Sim (em opção, trazia som Harmon Kardan, 790€)
Conexão Bluetooth: Sim, opção incluída no Pack Wired
Conexões iPod/iPhone: Sim, opção incluída no Pack Wired
Comandos no volante: Sim
Volante em pele: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não (opção, 320€)
Navegação por GPS: Sim, opção incluída no Pack Wired
Head-up Display: Sim, opção, 500€
Regulador/limitador de velocidade: Sim, com função de travagem
Assistente de condução: Sim, opção, 990€
Sensores de luz e de chuva: Sim, opção incluída no Pack Chili II
Sensores de estacionamento traseiros: Sim, opção 360€
Câmara de estacionamento traseiro: Sim, opção 350€
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia em LED: Sim
Faróis em LED direccionais: Sim, opção, 200€, em combinação com Pack Chili II
Tecto de abrir eléctrico: Sim, opção 930€)

FICHA TÉCNICA*

Mecânica
Cilindrada: 1998cc
Potência: 192cv às 4700-6000rpm
Binário: 280 Nm às 1250 rpm
Cilindros: 4 cilindros em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injecção directa de alta precisão. Twin Power Turbo, Twin Scroll. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: Desportiva Cooper S, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; multibraços e barra estabilizadora atrás, com controlo dinâmico do amortecimento em opção (500€)
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica variável
Diâmetro de viragem entre paredes: 10,8m
Travões: Discos ventilados à frente e discos sólidos atrás

Dimensões
Comprimento: 3850mm
Largura: 1727mm
Altura: 1414mm
Distância entre eixos: 2495mm
Peso: 1160 kg
Pneus: 205/40 R18 W. Pneus run flat
Capac. depósito: 44 litros
Capac. mala: 211 litros (731 litros com bancos traseiros rebatidos)

Prestações
Velocidade máxima: 235 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 6,8s
Consumo misto: 5,8 litros/100 km
Emissões de CO2: 136 g/km
Preço: 28.100€ (viatura ensaiada, 39.740€)

* Dados do construtor

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