Fugas - Motores

Nova face da Volvo estreia-se com a segunda geração do SUV premium

Por João Palma

A segunda geração do SUV premium da Volvo é o primeiro fruto da revolução operada no construtor sueco desde a sua compra, em 2010, pelo fabricante chinês Zhejiang Geely Holding. O XC90 é o ponta-de-lança de uma renovação total da gama até 2019.

O XC90 é o primeiro carro a ser desenhado de raiz na nova era da Volvo, a vanguarda de uma renovação total da gama que se irá processar até 2019. Como tal, teve honras de uma apresentação estática especial, um espectáculo multimédia presenciado por mais de 600 jornalistas de todo o mundo, a preceder a sua estreia no Salão de Paris, no próximo dia 2 de Outubro. Há, porém, dois pilares que se mantêm na filosofia do construtor sueco: a ênfase na segurança e na tecnologia ao serviço das pessoas.

As pré-encomendas do novo SUV premium da Volvo poderão ser feitas a partir de Dezembro, com as primeiras viaturas a serem entregues em Abril/Maio de 2015. Vai também haver um lote especial de 1927 viaturas (a celebrar o ano da fundação da Volvo), First Edition, totalmente equipadas — isto é, com todos os opcionais possíveis: tracção integral, caixa automática de oito relações, motor turbodiesel D5 de 225cv e uma única cor, preto. Numa iniciativa inovadora e dentro do espírito pioneiro da Volvo em matéria de conectividade, esta edição especial só pode encomendada através da Internet, tendo as inscrições aberto a 3 de Setembro, às 17h de Lisboa. O seu preço é 107.260€ e será entregue aos clientes cerca de um mês antes do lançamento dos veículos normais.

No entanto, o XC90 poderá adquirir-se a partir de um preço estimado em cerca de 60.000€, numa versão de tracção dianteira com o motor diesel turbo D4 de 190 cv, 400 Nm e um consumo de aproximadamente 5,0 l/100 km. O leque de motores deste SUV inclui ainda o motor diesel biturbo D5 de 225 cv, 470 Nm e um consumo de cerca de 6,0 l/100 km, bem como dois turbo sobrealimentados a gasolina — T6 de 320cv, 400 N, 7,7 l/100km de consumo, e T5 de 254cv e 350 Nm.

Porém, o maior destaque vai para a motorização híbrida gasolina/eléctrica plug-in, designada T8, que combina o propulsor T6 acoplado ao eixo dianteiro com um motor eléctrico de 80cv que acciona as rodas traseiras. Tudo somado, equivale a uma potência de 400cv, debitando um binário máximo de 640 Nm. Com uma autonomia de cerca de 40km em modo 100% eléctrico, anuncia médias estimadas de 2,6 l/100km e de 60 g/km de emissões de CO2. Os propulsores do XC90 pertencem à gama Drive-E, mais económicos e eficientes, sendo todos de 2.0 litros e de quatro cilindros em linha. As versões T6, T8 e D5 trazem uma caixa automática de oito relações.

Este grande SUV (sete lugares) inaugura um novo chassis modular, SPA (Scalable Product Architecture), que será a base dos novos veículos Volvo. O XC90 de segunda geração, com 4950mm de comprimento, 2008mm de largura e 1775mm de altura, é maior que o seu antecessor, mas pesa menos 125kg graças à maior utilização de aço boro de alta resistência, que o torna não só mais leve como mais seguro. A nova arquitectura permite um melhor aproveitamento do espaço interior, com sete lugares idênticos, dotados de novos bancos ergonómicos que se adaptam à coluna vertebral e uma capacidade de carga de até 1899 litros (com a segunda e terceira filas de bancos rebatidos).

Inspirado no Concept XC Coupé, o XC90 tem um design que o fabricante define como rugged luxury — robustez luxuosa. E, na verdade, a descrição adapta-se ao carro, com um visual exterior de solidez, luxo e até uma certa agressividade que lhe é conferida pela grande grelha frontal, onde sobressai ao centro o novo emblema de grandes dimensões da Volvo e as luzes diurnas de LED em forma de martelo deitado — o martelo de Thor, deus da mitologia nórdica.

No interior, destaque para a qualidade dos materiais e a perfeição dos acabamentos. Com muito poucos botões, quase todos os sistemas de infoentretenimento, interconectividade, navegação e funcionalidades do veículo são accionados por meio de um enorme ecrã táctil (do tamanho de um tablet) ao centro do tablier, de uma forma extremamente simples e intuitiva, graças ao deslizar dos dedos (que até podem estar cobertos por uma luva). E, claro, para que o condutor não retire os olhos da estrada, existe um head-up display a cores. Em opção (de série na First Edition) é proposto um sistema de som Bowers & Wilkins, massagem nos bancos, abertura da mala com um movimento do pé debaixo da traseira do carro e muito mais.

A Volvo, que sempre foi um líder no que toca à segurança e cujo objectivo é que a partir de 2020 ninguém possa morrer ou ficar ferido num novo Volvo (Vision 2020), classifica o XC90 como o seu veículo mais seguro de sempre. A designação IntelliSafe abrange todos os sistemas de segurança activa e passiva do carro. Segundo o fabricante, “está concebido para tornar a condução mais simples e agradável e menos desgastante”. “O condutor pode distrair-se, mas o sistema não.”

Para além dos dispositivos de segurança já existentes noutros veículos da Volvo, o XC90 estreia novos sistemas de protecção à saída involuntária da estrada, de travagem automática nos cruzamentos ou na mudança de faixa face a outros carros em rota de colisão, bem como uma versão melhorada do sistema City Safety de prevenção de colisões com outro veículo, pedestre ou ciclista a circular à frente do carro, seja de dia ou de noite, com aviso e auxílio na travagem, e que inclui o Queue Assist, que trava e acelera automaticamente o veículo em situações de engarrafamento.

--%>