A Seat Leon X-Perience é uma derivação da carrinha Leon ST, com visual mais dinâmico e radical e características que lhe permitem enfrentar outro tipo de pisos.
Dotada de uma suspensão que lhe aumenta a altura livre ao solo para 172mm, protecções de plástico e alumínio na parte inferior da carroçaria e tracção integral Haldex com distribuição automática da força do motor às quatro rodas segundo as necessidades, a Leon X-Perience estará disponível no início de 2015 com preços a partir de 32.330€.
À excepção dos todo-o-terreno, os outros veículos com tracção 4x4 não são muito comuns em Portugal por várias razões. Para começar, são mais caros de origem que os 4x2, além disso, são penalizados nos impostos e nas portagens. Por outro lado, salvo algumas excepções como Trás-os-Montes ou a zona da serra da Estrela, em Portugal, ao contrário do resto da Europa, mesmo no Inverno não existe neve ou gelo para reduzir a aderência e dificultar a circulação nas estradas.
Mas sendo Portugal uma excepção, faz todo o sentido para a Seat esta versão all-road da sua carrinha Leon para o mercado europeu. Até porque, face a veículos similares, mesmo dentro do próprio grupo Volkswagen onde a Seat se insere, o preço desta Leon X-Perience é muito concorrencial.
No lançamento, estão disponíveis três motorizações a gasóleo: 1.6 TDI de 110cv e 2.0 TDI de 150cv e 184cv. As duas primeiras vêm acopladas a uma caixa manual de 6 velocidades, a mais potente a uma caixa DSG de dupla embraiagem com 6 relações.
Apesar da tracção integral, que normalmente penaliza consumos e emissões, estas três variantes apresentam bons valores nesses aspectos para o que também contribui o sistema Start/Stop de paragem e arranque automático do motor. Noutros mercados, no lançamento, para além dos motores diesel há um 1.8 TSI a gasolina com 180cv.
Há, porém, uma boa notícia para quem goste do design e das restantes características desta bonita carrinha: em Junho de 2015 será lançada uma variante com tracção dianteira dotada de duas motorizações – uma a gasóleo, 1.6 TDI de 110cv, e outra a gasolina, 1.2 TSI de 125cv.
Com 4539mm de comprimento, 1816mm de largura e 1482mm de altura, o espaço interior corresponde às dimensões, podendo transportar 5 pessoas e acomodando 570 litros de bagagem (1470 litros com a 2.ª fila de bancos rebatidos).
Esta carrinha, apesar da tracção integral 4Drive, está mais vocacionada para o asfalto, embora possa circular em trilhos de baixa/média dificuldade. Dotada do sistema de tracção Haldex de 5.ª geração, em andamento normal a potência é transmitida às rodas dianteiras, mas, se estas perdem tracção (por neve, gelo, lama ou piso com pouca aderência) parte do binário (até 50%) é transferido para o eixo traseiro. Isso nota-se particularmente em curva, também graças ao diferencial electrónico XDS em ambos os eixos. Graças às modificações na suspensão, a X-Perience ganha em conforto face à Leon ST.
Pelas suas características e aptidões, a Leon X-Perience diferencia-se das outras carrinhas do segmento C, pelo que, em especial noutros mercados que não o português (quando chegar a variante 4x2, a conversa será outra…), a Seat deposita fundmentadas esperanças neste modelo.
Para além da tracção integral e um design mais arrojado e dinâmico que a carrinha Leon normal, a X-Perience fica a também a ganhar em qualidade dos materiais, acabamentos e equipamento de série.
Nesta vertente, para além do diferencial electrónico XDS e a assistência ao arranque em subida, refira-se ainda os sete airbags (incluindo um de joelhos para o condutor), o sistema multimédia com ecrã táctil de 5’’, que pode ser complementado em opção por um sistema de navegação normal (657€) ou outro mais sofisticado com funções para circular fora de estrada (1544€), climatizador, cruise control, o sistema de travagem multicolisão, os faróis de nevoeiro com iluminação em curva e as jantes de liga leve de 17’’.
Em opção propõe-se, entre outras coisas, o cruise control adaptativo, a travagem de emergência em cidade, o detector de sonolência, o aviso de siada involuntária de faixa, a comutação automática de máximos e os faróis em LED.