Partilhando 65% de componentes, em especial motores, mecânica e chassis, são veículos distintos com o ADN próprio de cada uma das marcas e se o smart forfour, com quatro lugares, ainda se pode comparar ao Twingo, já o fortwo continua a ser oferta única no mercado. O novo smart estará à venda em 20 de Novembro com preços a partir de 10.950€ (fortwo) e 11.950€ (forfour).
O smart fortwo é o citadino por excelência pelas suas características de microcarro. Já o primeiro smart forfour, criado em 2004 numa parceria com a Mitsubishi, não teve o sucesso pretendido e foi descontinuado em 2006. Agora regressa em força, num projecto conjunto com a Renault que, em simultâneo lança o novo Twingo, ambos produzidos na fábrica da Renault de Novo Mesto na Eslovénia.
Com 3495mm de comprimento, 1663mm de largura e 1555mm de comprimento, o novo forfour, que custa mais 1000€ que o fortwo, é 257mm mais curto, 21mm mais estreito, 105mm mais alto, mas com mais 6mm de distância entre eixos (2494mm) que o anterior.
Com tracção traseira, uma única motorização no lançamento, tricilíndrica atmosférica 1.0 a gasolina com 71cv, e um preço de entrada de 11.950€ (mais competitivo que o da anterior geração) é um veículo inteiramente novo: para além das suas dimensões, está mais estável, para o que também contribui o assistente de ventos laterais associado ao controlo de estabilidade e tem um diâmetro de viragem que é referência no segmento: 8,65m entre passeios e 8,95m entre paredes (melhor ainda no que toca ao fortwo: 6,95m e 7,30m).
O fortwo, que continua a ser fabricado em Hambach (França), poderá ter no lançamento uma outra motorização turbo 0.9 a gasolina com 90cv (desde 13.250€), que estará disponível em Janeiro de 2015 no forfour (14.250€).
Ainda em Janeiro de 2015 virá uma variante do motor 1.0 com 61cv, que fará com que o preço de entrada do forfour baixe para 11.150€ (10.150€ no fortwo). À caixa manual de cinco velocidades de série em toda a gama smart irá juntar-se, em Março de 2015, uma caixa automática de dupla embraiagem e seis relações, que oferece boas performances, consumos e emissões.
Como só custará cerca de mais 1000€ (incluindo alarme) para ambos os smart, pelo conforto e segurança adicionais, nomeadamente em situações de trânsito intenso, é uma opção muito recomendável.
O smart forfour, com tracção atrás e motor colocado sobre o eixo traseiro, pode ter em uma suspensão desportiva opcional que rebaixa o carro em 10mm. Ainda como opção, está disponível para ambos os carros um tecto panorâmico e só para o forfour tecto de abrir. Com quatro lugares, a capacidade da mala do forfour vai dos 185 litros aos 975 litros (260 litros no fortwo).
A frente, comum aos dois modelos, tem um visual dinâmico e agressivo no bom sentido e o pequeno capot não só dá um aspecto mais robusto ao fortwo como confere segurança acrescida para os peões em caso de embate. Com 2695mm de comprimento e a mesma largura e altura do forfour, a terceira geração do smart fortwo é 10cm mais larga que a anterior, a que se adiciona uma distância entre eixos (1873mm) 6mm superior.
Isto associado a uma nova suspensão, ao assistente de ventos laterais e a uma nova direcção, confere ao fortwo estabilidade e segurança na condução, com melhoria considerável do seu comportamento, anteriormente algo instável em pisos irregulares e com vento, e um diâmetro de viragem imbatível.
Por dentro, com uso de materiais duros e de tecido, mas acabamentos cuidados e bom gosto no design, é notório o espaço adicional para os dois ocupantes no caso do fortwo.
Em termos de segurança, para além da célula de segurança tridion que protege os ocupantes de ambos os smart (com a carroçaria em plástico mais leve e mais resistente a pequenos toques), referência para os airbags frontais, laterais e de joelhos para o condutor, a assistência à travagem de emergência, o regulador/limitador de velocidade, o auxílio ao arranque em subida, a monitorização da pressão dos pneus e, em opção, as funções de aviso de colisão frontal e de saída involuntária da faixa de rodagem — em suma, um microcarro que se porta como os maiores no capítulo de segurança (a marca até exibe um vídeo de um teste de colisão frontal entre um fortwo e um Mercedes classe S a 50 km/h cada veículo em que os bonecos no fortwo não apresentam danos visíveis).
Ambos os modelos, para além de uma extensa lista de opcionais e 40 combinações de cores possíveis, podem ter três linhas de equipamento, passion, prime e proxy, além de uma edition 1 especial no lançamento.