Fugas - Motores

Mais um coelho tirado da cartola

Por João Palma

Um monovolume pode ter um design atractivo, ser um carro para famílias, espaçoso sem ser muito grande, funcional, económico nos consumos e ao mesmo tempo ser divertido de conduzir? Sim, a resposta é o BMW 216d Active Tourer.

Já não é a primeira vez que a BMW consegue conciliar o aparentemente inconciliável. A prova é o série 2 Active Tourer, um bonito e funcional monovolume compacto. A versão de entrada de gama que conduzimos, com um preço-base de 30.822€, dotada do excelente motor tricilíndrico de 1496cc a gasóleo com 116cv que também equipa o Mini Cooper D, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, alia espaço interior e economia de consumos a design e diversão de condução.

Um monovolume é na sua essência um veículo que, pelas suas características de carro para transportar famílias, se quer prático, funcional e com consumos reduzidos. E são esses atributos a que os fabricantes dão realce na criação de viaturas deste segmento em detrimento de performances, diversão de condução e até mesmo do design — este tipo de veículos tem em geral linhas conservadoras. Pois bem, na sua entrada no subsegmento dos monovolumes, a BMW quis marcar a diferença.

Com uns bem aproveitados 4342mm de comprimento, 1800mm de largura e 1555mm de altura, o Active Tourer tem um visual atractivo e elegante. Mas não só: estreia tracção dianteira, algo inédito na marca alemã e, entre as diversas motorizações disponíveis, oferece o propulsor tricilíndrico 1.5 diesel com 116cv.

Com este motor, sem muitas preocupações de economia, embora utilizando na maior parte do tempo o modo de condução Eco Pro em detrimento dos modos Comfort (o que está activo no arranque) ou Sport, conseguimos uma muito boa média de 5,4 l/100km.

É verdade que a média oficial é 3,8 l/100km, mas já se sabe que esses números de consumos apresentados pelas marcas não têm qualquer correspondência com o que se consegue no dia-a-dia, mesmo sem pisar no acelerador.

Para além de ser económico, este pequeno motor tricilíndrico não só é suficiente para deslocar os 1440kg, como proporciona uma condução dinâmica e divertida, com boas recuperações e ultrapassagens e potência disponível praticamente desde o arranque mesmo no modo Eco Pro (no modo Sport reage quase como um desportivo). Junte-se facilidade de obter uma posição de condução confortável e adequada, com boa visibilidade, excelente estabilidade, especialmente em curva, ausência de vibrações e ruído muito reduzido (menor que o de muitos motores de 4 cilindros). Quem disse que um monovolume com um motor de baixa cilindrada não dá gozo a conduzir?

Até nos atrevemos a dizer que, face aos seus manos mais musculados que compõem o leque de motorizações disponíveis para o série 2 Active Tourer, o pequeno tricilíndrico lhes rouba o protagonismo e poderá muito bem vir a ser a estrela da companhia.

Bonito por fora e espaçoso por dentro, podendo transportar com conforto quatro pessoas (o lugar do meio atrás é apenas suficiente), uma ampla mala de 468 litros com um grande fundo duplo sob o qual se podem esconder objectos de razoáveis dimensões, o 216d Active Tourer, no que se refere à qualidade dos materiais usados no interior e ao cuidado nos acabamentos, está à altura do que se exige de uma marca premium como é a BMW. Também no respeitante à segurança, o série 2 Active Tourer obteve o máximo de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP efectuados de acordo com os parâmetros mais exigentes de 2014, com 84% na protecção dos adultos, 85% nas crianças, 60% nos peões e 70% nos dispositivos auxiliares de segurança.

Neste paraíso, apenas duas pequenas serpentes. Uma, a já costumeira política de engordamento de preços que as marcas premium são useiras e vezeiras em praticar, fazendo pagar como opção equipamento que deveria ser de série — a lista de equipamento de série deste veículo tem três páginas, a das opções, sete. O veículo que nos disponibilizaram, com os opcionais, custava 36.725€, mais 5900€ que o preço-base (e ainda assim já vimos pior…).

Depois, um carro que se intitula Active Tourer e que trazia a linha opcional intitulada Sport (2140€, jantes de liga leve de 17’’, volante e bancos dianteiros desportivos, sensores de estacionamento traseiros, faróis de nevoeiro, cruise control com função de travagem automática, ar condicionado automático, etc.) vinha equipado com o eufemisticamente (ou ironicamente?) designado BMW Mobility System, que não é mais que o imprestável kit de “reparação” de pneus. Recomenda-se vivamente, por 269€, a opção por pneus runflat (à prova de furo).

Como é norma nos modelos da marca bávara, o série 2 Active Tourer beneficia do BMW Service Inclusive durante cinco anos ou 100.000km, que compreende mudança de óleo e filtros, verificação e substituição de filtros de ar, de combustível, microfiltro, velas e líquido de travões e inspecção geral da viatura.

 

FICHA TÉCNICA*

Motor: 1496cc, 3 cil., 12 válv.

Potência: 116cv às 4000 rpm

Binário: 270 Nm às 1750 rpm

Transmissão: Caixa manual com 6 velocidades

Veloc. máxima: 195 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 10,6s

Consumo médio: 3,8 l/100km

Combustível: Gasóleo

Emissões de CO2: 99 g/km

Norma de emissões: Euro 6

Preço: 30.822€ (veículo ensaiado, 36.725€)

* Dados do construtor

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