Já não é a primeira vez que a BMW consegue conciliar o aparentemente inconciliável. A prova é o série 2 Active Tourer, um bonito e funcional monovolume compacto. A versão de entrada de gama que conduzimos, com um preço-base de 30.822€, dotada do excelente motor tricilíndrico de 1496cc a gasóleo com 116cv que também equipa o Mini Cooper D, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, alia espaço interior e economia de consumos a design e diversão de condução.
Um monovolume é na sua essência um veículo que, pelas suas características de carro para transportar famílias, se quer prático, funcional e com consumos reduzidos. E são esses atributos a que os fabricantes dão realce na criação de viaturas deste segmento em detrimento de performances, diversão de condução e até mesmo do design — este tipo de veículos tem em geral linhas conservadoras. Pois bem, na sua entrada no subsegmento dos monovolumes, a BMW quis marcar a diferença.
Com uns bem aproveitados 4342mm de comprimento, 1800mm de largura e 1555mm de altura, o Active Tourer tem um visual atractivo e elegante. Mas não só: estreia tracção dianteira, algo inédito na marca alemã e, entre as diversas motorizações disponíveis, oferece o propulsor tricilíndrico 1.5 diesel com 116cv.
Com este motor, sem muitas preocupações de economia, embora utilizando na maior parte do tempo o modo de condução Eco Pro em detrimento dos modos Comfort (o que está activo no arranque) ou Sport, conseguimos uma muito boa média de 5,4 l/100km.
É verdade que a média oficial é 3,8 l/100km, mas já se sabe que esses números de consumos apresentados pelas marcas não têm qualquer correspondência com o que se consegue no dia-a-dia, mesmo sem pisar no acelerador.
Para além de ser económico, este pequeno motor tricilíndrico não só é suficiente para deslocar os 1440kg, como proporciona uma condução dinâmica e divertida, com boas recuperações e ultrapassagens e potência disponível praticamente desde o arranque mesmo no modo Eco Pro (no modo Sport reage quase como um desportivo). Junte-se facilidade de obter uma posição de condução confortável e adequada, com boa visibilidade, excelente estabilidade, especialmente em curva, ausência de vibrações e ruído muito reduzido (menor que o de muitos motores de 4 cilindros). Quem disse que um monovolume com um motor de baixa cilindrada não dá gozo a conduzir?
Até nos atrevemos a dizer que, face aos seus manos mais musculados que compõem o leque de motorizações disponíveis para o série 2 Active Tourer, o pequeno tricilíndrico lhes rouba o protagonismo e poderá muito bem vir a ser a estrela da companhia.
Bonito por fora e espaçoso por dentro, podendo transportar com conforto quatro pessoas (o lugar do meio atrás é apenas suficiente), uma ampla mala de 468 litros com um grande fundo duplo sob o qual se podem esconder objectos de razoáveis dimensões, o 216d Active Tourer, no que se refere à qualidade dos materiais usados no interior e ao cuidado nos acabamentos, está à altura do que se exige de uma marca premium como é a BMW. Também no respeitante à segurança, o série 2 Active Tourer obteve o máximo de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP efectuados de acordo com os parâmetros mais exigentes de 2014, com 84% na protecção dos adultos, 85% nas crianças, 60% nos peões e 70% nos dispositivos auxiliares de segurança.
Neste paraíso, apenas duas pequenas serpentes. Uma, a já costumeira política de engordamento de preços que as marcas premium são useiras e vezeiras em praticar, fazendo pagar como opção equipamento que deveria ser de série — a lista de equipamento de série deste veículo tem três páginas, a das opções, sete. O veículo que nos disponibilizaram, com os opcionais, custava 36.725€, mais 5900€ que o preço-base (e ainda assim já vimos pior…).
Depois, um carro que se intitula Active Tourer e que trazia a linha opcional intitulada Sport (2140€, jantes de liga leve de 17’’, volante e bancos dianteiros desportivos, sensores de estacionamento traseiros, faróis de nevoeiro, cruise control com função de travagem automática, ar condicionado automático, etc.) vinha equipado com o eufemisticamente (ou ironicamente?) designado BMW Mobility System, que não é mais que o imprestável kit de “reparação” de pneus. Recomenda-se vivamente, por 269€, a opção por pneus runflat (à prova de furo).
Como é norma nos modelos da marca bávara, o série 2 Active Tourer beneficia do BMW Service Inclusive durante cinco anos ou 100.000km, que compreende mudança de óleo e filtros, verificação e substituição de filtros de ar, de combustível, microfiltro, velas e líquido de travões e inspecção geral da viatura.
FICHA TÉCNICA*
Motor: 1496cc, 3 cil., 12 válv.
Potência: 116cv às 4000 rpm
Binário: 270 Nm às 1750 rpm
Transmissão: Caixa manual com 6 velocidades
Veloc. máxima: 195 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,6s
Consumo médio: 3,8 l/100km
Combustível: Gasóleo
Emissões de CO2: 99 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 30.822€ (veículo ensaiado, 36.725€)
* Dados do construtor