Fugas - Motores

Um renascer das cinzas simples, funcional e acessível

Por João Palma

Após uma ausência de dois anos, a Suzuki vai, agora em nome próprio, reocupando o espaço que era seu. Ao utilitário Swift e ao crossover SX4 S-Cross segue-se o Celerio, um citadino de cinco lugares com um preço abaixo dos 10.000€.

A Suzuki, um construtor automóvel japonês que só em 2013 produziu 2,9 milhões de veículos a nível mundial, esteve ausente do mercado português durante dois anos devido à cessação de actividades do anterior importador. Regressou no ano passado, em nome próprio, com dois modelos: o utilitário Swift e um crossover do segmento C, o SX4 S-Cross. Agora reforça a sua presença com o Celerio, um citadino com cinco portas e cinco lugares, com bom aproveitamento do espaço interior e um preço abaixo dos 10.000€.

O construtor japonês apostou na funcionalidade para criar um novo carro do segmento A que vem substituir o Suzuki Alto: o Celerio, apesar de medir apenas 3,6 metros de comprimento (1,6 m de largura e 1,54m de altura), pode transportar com razoável conforto cinco pessoas, ao contrário da maioria dos veículos deste segmento, onde só cabem quatro ocupantes. Com uma ressalva: no nível de entrada, GA, a lotação é apenas de quatro pessoas.

Por isso, e pelo facto de o equipamento do Celerio GA ser muito rudimentar, recomenda-se o nível intermédio GL, que, além de ter cinco lugares, por uma diferença de 813€ (9978€ para 8985€, beneficiando do desconto de campanha), já vem razoavelmente equipado. Assim, ao equipamento do GA (quatro lugares, jantes de aço de 14’’, computador de bordo, quatro airbags, controlo de estabilidade, assistência na travagem, fixações Isofix e controlo da pressão de pneus), o GL acrescenta lotação de cinco pessoas, volante com comandos e regulável em altura, vidros eléctricos dianteiros, fecho centralizado, ar condicionado, fecho centralizado com comando à distância, rádio/CD com MP3, porta USB e conexão Bluetooth, banco do condutor regulável em altura, bancos traseiros rebatíveis (40/60), conta-rotações, limpa pára-brisas traseiro e espaços adicionais para guardar objectos no habitáculo. Há ainda um nível superior, GLX, que, por 10.815€ (já com desconto de campanha), soma a tudo isto airbags de cortina, jantes de liga leve de 14’’, faróis de nevoeiro dianteiros, retrovisores eléctricos, vidros eléctricos traseiros e quatro altifalantes.

A Suzuki estima que o grosso das vendas do Celerio será constituído pelo nível GL. De notar a ausência de sensores de estacionamento, mesmo em opção, um dispositivo que é muito útil, mais a mais tratando-se de um citadino.

Simples e com um preço abaixo da barreira psicológica dos 10.000€, o Suzuki Celerio está muito bem aproveitado no seu interior e, para além de cinco lugares com bom espaço para as pernas (mesmo atrás), dispõe de uma mala com 254 litros (726 litros com os bancos rebatidos), o que constitui uma referência no segmento dos citadinos. O interior, onde predominam os plásticos duros, é algo espartano, mas a instrumentação (digital e analógica), com o essencial, é de fácil leitura e manuseio.

De salientar ainda a boa visibilidade, bem como a facilidade de encontrar uma boa posição de condução e ainda o grande ângulo de abertura das portas (quase a 90º), o que facilita muito o acesso ao interior do carro.

A simplicidade prolonga-se na parte mecânica: um único motor tricilíndrico 1.0 de 68cv a gasolina, de fabrico Suzuki, que deriva do que equipava o Splash, mas com algumas modificações para que possa cumprir a norma de emissões Euro 6. Este propulsor tem consumos anunciados reduzidos e performances adequadas para o Celerio, que é um barato, prático e funcional meio de transporte.

Este motor vem acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, mas a partir de Maio estará disponível uma caixa manual robotizada de cinco relações, cujos consumos e performances, segundo os responsáveis da marca, serão equiparáveis aos da caixa manual e cujo preço adicional se prevê que venha a ser inferior a 600€.

FICHA TÉCNICA*

Motor: 998cc, 3 cil., 12 válv.

Potência: 68cv às 6000 rpm

Binário: 90 Nm às 3500 rpm

Transmissão: Manual, 5 velocidades

Veloc. máxima: 155 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 14,0s

Consumo médio: 4,3 l/100km

Combustível: Gasolina

Emissões de CO2: 99 g/km

Norma de emissões: Euro 6

Preço: A partir de 8995€*

*Beneficia de um desconto de campanha de 1413€ em todas as versões

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