Foi nessa linha que a multinacional de design de moda Mango se juntou à Seat numa parceria para criar um veículo fashion, o Mii by Mango, tendo por base o citadino do fabricante espanhol do grupo Volkswagen, irmão-gémeo dos Volkswagen up! e Skoda Citigo.
Tendo por base o modelo mais acessível da gama da Seat, com a versão mais potente (75cv) do pequeno motor tricilíndrico de 999cc a gasolina que o equipa, o Mii by Mango, mais particularmente o veículo que conduzimos, tem características e equipamento que lhe permitem inserir-se no subsegmento dos citadinos premium.
Claro que o preço também é a condizer: partindo dos 12.773€ que custa um Seat Mii com o nível de equipamento superior, Style, o Mii by Mango fica por 14.056€. Neste valor incluem-se a pintura especial Bege Glam, decoração e design específicos, bancos em alcantara/PVC e o ar condicionado. A somar a isto, o veículo que conduzimos tinha sistema de infoentretenimento e navegação, tecto panorâmico eléctrico, assistente de travagem em cidade, cruise control, sensores de estacionamento, vidros traseiros escurecidos, etc. Com tudo isto, o custo final subiu para 17.089€.
Premium no equipamento, mas também no preço, o Seat Mii by Mango é um carrinho charmoso que tem como alvo principal o público feminino, mas que qualquer macho latino não desdenharia de conduzir. Junte-se a isto as qualidades já conhecidas da gama Mii (comuns também ao Volkswagen up! e ao Skoda Citigo): mesmo só com regulação em altura do volante, é fácil arranjar uma posição de condução confortável com boa visibilidade, independentemente de quem se senta atrás no volante. Em cidade, o Mii é despachado e, dadas as suas dimensões e manobrabilidade, fácil de estacionar. Sendo primordialmente um citadino, é suficientemente confortável e espaçoso para quatro pessoas efectuarem sem problemas viagens mais longas. Os consumos também são razoáveis: uma média de 6,0 l/100km num percurso variado com alguns engarrafamentos.
Uma prenda de aniversário
O Ibiza 1.2 TSI 85cv SC FR 30 anos é uma edição comemorativa do 30.º aniversário do surgimento do Ibiza, o utilitário do segmento B que é um dos pilares da Seat. Para comemorar a efeméride, a marca espanhola do grupo Volkswagen resolveu presentear os potenciais clientes com uma muito bem equipada versão a preço de combate.
Face ao oferecido em termos de equipamento, o preço-base de 18.590€ já era bastante bom, mas a Seat foi mais além disponibilizando esta edição especial por 15.800€. Neste preço incluem-se faróis bi-xénon, luzes de dia e farolins em LED, jantes de liga leve pretas de 17’’, bancos desportivos em alcantara, tecto panorâmico eléctrico, faróis de nevoeiro com iluminação em curva, lava-faróis, climatizador, Seat Portable System (sistema de infoentretenimento e navegação), vidros escurecidos, alarme, sensores de luz, de chuva e de estacionamento traseiro, suspensão desportiva, etc., etc.
O visual é desportivo, com as linhas do FR e duplo escape traseiro que serve um motor a gasolina de 85cv acoplado a uma bem escalonada caixa manual de cinco velocidades. Esses 85cv estão muito bem aproveitados e o carro, não sendo um desportivo, até parece ter mais potência do que a que tem.
Pena são os consumos: numa condução equilibrada, obtivemos uma média de 8,0 l/100km, mais própria da de um verdadeiro desportivo numa condução exigente.