Fugas - Motores

Mango “veste” Seat Mii nos 30 anos do Ibiza

Por João Palma

Há uma tendência crescente das marcas automóveis para, mesmo em veículos mais acessíveis, lhes acrescentarem elementos em design e em equipamento que os tornem mais que meros meios de transporte.

Foi nessa linha que a multinacional de design de moda Mango se juntou à Seat numa parceria para criar um veículo fashion, o Mii by Mango, tendo por base o citadino do fabricante espanhol do grupo Volkswagen, irmão-gémeo dos Volkswagen up! e Skoda Citigo.

Tendo por base o modelo mais acessível da gama da Seat, com a versão mais potente (75cv) do pequeno motor tricilíndrico de 999cc a gasolina que o equipa, o Mii by Mango, mais particularmente o veículo que conduzimos, tem características e equipamento que lhe permitem inserir-se no subsegmento dos citadinos premium.

Claro que o preço também é a condizer: partindo dos 12.773€ que custa um Seat Mii com o nível de equipamento superior, Style, o Mii by Mango fica por 14.056€. Neste valor incluem-se a pintura especial Bege Glam, decoração e design específicos, bancos em alcantara/PVC e o ar condicionado. A somar a isto, o veículo que conduzimos tinha sistema de infoentretenimento e navegação, tecto panorâmico eléctrico, assistente de travagem em cidade, cruise control, sensores de estacionamento, vidros traseiros escurecidos, etc. Com tudo isto, o custo final subiu para 17.089€.

Premium no equipamento, mas também no preço, o Seat Mii by Mango é um carrinho charmoso que tem como alvo principal o público feminino, mas que qualquer macho latino não desdenharia de conduzir. Junte-se a isto as qualidades já conhecidas da gama Mii (comuns também ao Volkswagen up! e ao Skoda Citigo): mesmo só com regulação em altura do volante, é fácil arranjar uma posição de condução confortável com boa visibilidade, independentemente de quem se senta atrás no volante. Em cidade, o Mii é despachado e, dadas as suas dimensões e manobrabilidade, fácil de estacionar. Sendo primordialmente um citadino, é suficientemente confortável e espaçoso para quatro pessoas efectuarem sem problemas viagens mais longas. Os consumos também são razoáveis: uma média de 6,0 l/100km num percurso variado com alguns engarrafamentos.

Uma prenda de aniversário

O Ibiza 1.2 TSI 85cv SC FR 30 anos é uma edição comemorativa do 30.º aniversário do surgimento do Ibiza, o utilitário do segmento B que é um dos pilares da Seat. Para comemorar a efeméride, a marca espanhola do grupo Volkswagen resolveu presentear os potenciais clientes com uma muito bem equipada versão a preço de combate.

Face ao oferecido em termos de equipamento, o preço-base de 18.590€ já era bastante bom, mas a Seat foi mais além disponibilizando esta edição especial por 15.800€. Neste preço incluem-se faróis bi-xénon, luzes de dia e farolins em LED, jantes de liga leve pretas de 17’’, bancos desportivos em alcantara, tecto panorâmico eléctrico, faróis de nevoeiro com iluminação em curva, lava-faróis, climatizador, Seat Portable System (sistema de infoentretenimento e navegação), vidros escurecidos, alarme, sensores de luz, de chuva e de estacionamento traseiro, suspensão desportiva, etc., etc.

O visual é desportivo, com as linhas do FR e duplo escape traseiro que serve um motor a gasolina de 85cv acoplado a uma bem escalonada caixa manual de cinco velocidades. Esses 85cv estão muito bem aproveitados e o carro, não sendo um desportivo, até parece ter mais potência do que a que tem.

Pena são os consumos: numa condução equilibrada, obtivemos uma média de 8,0 l/100km, mais própria da de um verdadeiro desportivo numa condução exigente.

 

--%>