A Audi renovou o seu modelo mais pequeno, o A1, na versão de três portas e de cinco portas (Sportback). Além de pequenas alterações no visual e no equipamento, a gama de motores é totalmente nova, com destaque para os económicos 1.4 TFSI COD (cylinder on demand) de 150cv a gasolina e o diesel 1.4 TDI tricilíndrico de 90cv. Já o SUV Audi Q3 teve os motores modificados para se tornarem mais potentes e eficientes e pequenas alterações no visual. As versões renovadas dos A1 e Q3 já estão disponíveis.
Os propulsores, novos ou renovados, dos Audi A1 e Q3 cumprem a norma Euro 6 de emissões. No caso do A1, os dois motores a gasolina TFSI 1.4 têm agora 125cv e 150cv de potência (antes, respectivamente, 122cv e 140cv. O mais potente, de 150cv, é também o mais económico, graças ao sistema COD que permite desligar dois dos quatro cilindros quando não são necessários, com a consequente poupança de combustível. Com este motor, o A1 tem consumos anunciados de 4,9 l/100km.
Já no caso das motorizações a gasóleo, referência para o bloco tricilíndrico de 1422cc, estreado no Volkswagen Polo, com performances interessantes e um reduzido consumo de 3,4 l/100km. Este motor substitui o 1.6 de igual potência. Também o diesel mais potente 1.6 TDI debita agora 116cv face aos anteriores 105cv. As caixas são manuais, mas em opção está disponível eficiente caixa de dupla embraiagem Stronic com sete relações (2450€). A suspensão também foi melhorada para tornar o veículo mais equilibrado e estável e proporcionar maior conforto de condução. O sistema de controlo de estabilidade (que agora pode ser desligado) dispõe de vectorização do binário para melhor comportamento ao curvar.
Há ainda uma versão desportiva, o S1, com um propulsor de cinco cilindros a gasolina com 1984cc, 231cv e um binário máximo de 3700 rpm logo às 1600 rpm. A versão mais acessível do A1 virá em Maio. Será dotada de um motor 1.0 TFSI tricilíndrico a gasolina com 95cv, que terá um preço de entrada de 19.110€.
O renovado A1 tem novos pára-choques, grelha, faróis e jantes, bem como retrovisores mais aerodinâmicos que lhe conferem um visual mais desportivo. Por dentro, novas aplicações em alumínio e ventiladores redesenhados. Para além da versão-base, há duas linhas de equipamento, Sport e Design, com um sobrecusto de 1600€ e vários pacotes de personalização que possibilitam mais de um milhão de combinações possíveis.
Audi Q3 e RS Q3
No caso do menor SUV da gama da Audi, o Q3, que tem a importante vantagem de ser classe 1 nas portagens, os motores existentes foram melhorados para os tornar até 17% mais eficientes. A gasolina, o Q3 tem o motor 1.4 TFSI que também dispõe da tecnologia cylinder on demand, o que lhe permite anunciar consumos de apenas 5,5 l/100km. Há ainda uma versão desportiva, o Audi RS Q3, com um motor de cinco cilindros com 2480cc, que debita 340cv e tem um binário máximo de 450 Nm, atingidos logo às 1600 rpm. No que se refere ao gasóleo, está disponível um único bloco de 1984cc, com dois níveis de potência, 150cv e 184cv, esta última variante apenas com tracção integral, que também pode equipar o 2.0 TDI de 150cv em opção à tracção dianteira. Em termos de transmissões, o Q3 pode ter caixa manual ou a caixa automática Stronic de seis relações para o 1.4 TFSI e de sete relações para as restantes motorizações. A suspensão também foi redesenhada para melhorar a estabilidade, manobrabilidade e conforto.
A nova grelha tridimensional é o elemento mais característico da dianteira do renovado Q3, onde se destacam os faróis de xénon e as luzes de dia em LED (em opção, faróis também em LED). Para além da versão-base, estão disponíveis, por mais 2600€, duas linhas de equipamento, Sport e Design. Tanto no caso do A1 como do Q3, para além do equipamento de série, existe uma longa lista de opcionais nas áreas da segurança, conforto e vida a bordo, bem como melhorados sistemas de infoentretenimento.
Motorizações Ac. 0-100km/h Veloc. Máx. Cons. Médio Emis. CO2 Preço
Audi A1
Gasolina
1.4 TFSI (125cv) 8,8s 204 km/h 4,9 l/100 km 115 g/km 22.160€¹
1.4 TFSI COD (150cv) 7,8s 215 km/h 4,7 l/100 km 109 g/km 25.010€²
S1 2.0 TFSI quattro (231cv) 7,0s 250 km/h 7,0 l/100 km 162 g/km 39.750€³
Gasóleo
1.4 TDI (90cv) 11,4s 182 km/h 3,4 l/100 km 89 g/km 21.570€¹
1.6 TDI (116cv) 9,4s 200 km/h 3,5 l/100 km 92 g/km 23.170€¹
Audi Q3
Gasolina
1.4 TFSI COD (150cv) 9,2s 204 km/h 5,5 l/100 km 127 g/km 38.180€4
RS Q3 2.5 TFSI Stro. quat. (340cv) 4,8s 250 km/h* 8,4 l/100 km 198 g/km 73.030€5
Gasóleo
2.0 TDI (150cv) 9,6s 204 km/h 4,6 l/100 km 119 g/km 39.970€4
2.0 TDI quattro Sport (150cv) 9,3s 204 km/h 5,0 l/100 km 131 g/km 44.730€
2.0 TDI quattro Sport (184cv) 7,9s 219 km/h 5,3 l/100 km 139 g/km 48.660€6
¹ Dados para a versão de 3 portas, nível de equipamento base, com caixa manual. Sportback (5 portas) custa mais 800€
A caixa automática Stronic de 7 relações implica um sobrecusto de 2450€ e ligeiras alterações na performance
² Dados para a versão de 3 portas, níveis Sport/Design, com caixa manual. Sportback (5 portas) custa mais 800€
³ Dados para o S1 versão de 3 portas, com tracção integral e caixa manual. Sportback (5 portas) custa mais 800€
4 Dados para o nível de equipamento base, com caixa manual. A caixa automática Stronic de 7 relações implica um sobrecusto de 2600€ e ligeiras alterações na performance
5 Dados para o RS Q3, com tracção integral e caixa automática Stronic de 7 relações
6 Dados para os níveis de equipamento Sport/Design com tracção integral e caixa manual. A caixa automática Stronic de 7 relações implica um sobrecusto de 2250€ e ligeiras alterações na performance