Fugas - Motores

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O Fiat 500 foi à musculação

Por João Palma

O ADN do Fiat 500 mantém-se, mas o 500X é um SUV que ganhou músculo e dimensão face ao citadino que lhe deu origem. Vocacionado para o asfalto, é um económico e espaçoso veículo que até pode circular por estradões de terra batida.

O Fiat 500X tem as linhas e a silhueta do Fiat 500 que lhe deu origem. Mas quanto ao resto é como comparar um anão a um gigante: os 3,55 metros de comprimento do 500 foram “esticados” até aos 4,25 metros do 500X, com correspondente aumento no comprimento e na largura. É como se o pequeno 500 tivesse sido submetido a um programa de musculação para o tornar um corpulento atleta. Perdeu algum do encanto que lhe advinha da sua pequenez? Talvez. Mas ganhou de certeza em conforto e espaço interior.

Este é um SUV estiloso, na boa tradição italiana, partilhando a plataforma com o Jeep Renegade, mas com um design bastante distinto, em especial na versão City Look, mais vocacionada para o asfalto (há ainda uma versão Cross, que, em particular na variante 4x4, tem algumas aptidões para fora de estrada e um visual mais condizente). Conduzimos o Fiat  500X na versão City e nível de equipamento de entrada, Pop Star, com um motor diesel 1.6 de 120cv acoplado a uma caixa manual de seis velocidades e tracção dianteira.

Apesar da sua maior altura livre ao solo, 16mm, comporta-se na condução como uma berlina convencional. Até em curva reage como um carro mais baixo, devido ao controlo de estabilidade incluir limitação do adornar típico de veículos mais altos, sendo bastante estável. Os 120cv do motor revelam-se adequados para deslocar os pouco mais de 1300kg deste SUV, que, muito importante, está classificado como classe 1 nas portagens.

Com força disponível desde o arranque, pois atinge o binário máximo de 320 Nm logo às 1750 rpm, é expedito q. b. nas recuperações e nas ultrapassagens. A posição de condução é alta e a visibilidade é boa, sendo fácil ajustar o banco e o volante (ambos em altura e profundidade) para se obter conforto, independentemente do tamanho de quem se senta atrás do volante. O habitáculo é espaçoso para os cinco ocupantes, até mesmo para quem viaja atrás ao meio, devido ao túnel de transmissão ser baixo.

Há três modos de condução, seleccionáveis através de um botão na consola atrás da alavanca de velocidades: Auto, All-Weather e Sport. Durante os cerca de 600km em que conduzimos o Fiat 500X usámos principalmente o primeiro, que origina economia de consumos (uma média de 5,4l/100km num percurso variado, com alguns engarrafamentos). Em algumas ocasiões, quando era necessária uma resposta mais rápida ao pisar do acelerador, empregámos o modo Sport. Com bom tempo, não chegámos a usar o All-Weather, apropriado para condições em que a aderência do carro ao piso é menor. Também ajuda à redução de consumos a existência de um funcional sistema Start & Stop, de paragem e arranque automáticos do motor.

Com um visual exterior apelativo, no interior, de linhas simples mas elegantes, o bom gosto persiste. Os materiais usados são duros, à excepção dos do tablier, em plástico mole, mas é evidente o cuidado nos acabamentos. A instrumentação é simples, mas completa e de fácil leitura, tendo ao centro do tablier um ecrã táctil de 5’’ do sistema de infoentretenimento e navegação Uconnect Rádio Nav, incluído no Pack Confort Plus, que ainda contém banco do condutor com regulação eléctrica do apoio lombar, apoio de braços dianteiro, climatizador bizona, entrada sem chave e arranque por botão, entrada para cartão SD na consola central e porta USB no apoio de braços dianteiro. Este pacote faz parte da oferta de lançamento de equipamento no valor de 1500€, que integra ainda, no caso do 500X Pop Star, sensores de estacionamento traseiro e o Pack Visibility (sensores de chuva e luz, retrovisores exteriores rebatíveis electricamente e retrovisor interno electrocromático). Com esta oferta de lançamento, o Fiat 500X no nível de entrada, Pop Star, fica bem equipado, dispensando a aquisição de outros opcionais para se ter um veículo pronto a conduzir.

Apenas um reparo: como o Fiat  500X traz de série um muito criticável kit de “reparação” de pneus para todas as suas versões, incluindo as aptas para incursões fora de estrada, justificava-se a inclusão de uma roda sobresselente na lista dos opcionais.

PORMENORES

Poupadinho, mas…

Este SUV derivado de um citadino, equipado como motor 1.6 a gasóleo de 120cv acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, suave e precisa, tem performances muito aceitáveis e com um binário máximo de 320 Nm disponível logo às 1750 rpm tem força logo desde o arranque. Acresce que é bastante comedido nos consumos: em mais de 600km de um percurso variado, que inclui estrada, auto-estrada e cidade, com alguns engarrafamentos, obtivemos uma boa média de 5,4 l/100km. E em auto-estrada, dentro dos limites de velocidade, pode consumir menos de 5,0 l/100km. No computador de bordo, é registada a melhor média. No caso do veículo que conduzimos, alguém conseguiu 4,9 l/100km, feito devidamente realçado por uma taça circundada por ramos de louro.

…com sangue na guelra quando necessário

As boas médias de consumos conseguem-se no modo Auto, um dos três modos de condução seleccionáveis através de um botão na consola central atrás da alavanca de velocidades. Os outros dois modos são o All-Weather, para situações de pouca aderência do piso (chuva, lama, etc.) e o Sport. Usámos este último modo em situações em que era preciso uma resposta rápida nas recuperações e ultrapassagens e nota-se a diferença na rapidez da resposta do carro. Mas, claro, esse “luxo” paga-se em gasto de combustível.

Bonito e espaçoso

Tivemos uma experiência curiosa ao oferecer boleia a outras pessoas: quando lhes dissemos que as iríamos buscar num Fiat 500, responderam-nos que tal não seria possível porque seríamos cinco ocupantes no total e no 500 mal cabem quatro. Ao depararem-se com o Fiat 500X e depois de sentarem com razoável comodidade lá dentro (o túnel de transmissão central é baixo, pelo que até o passageiro do meio atrás tem espaço para as pernas), comentaram: “Isto só de nome é que é um Fiat 500. Não tem nada a ver!” Acabaram por comentar que havia pontos comuns no visual, mas que as semelhanças ficavam por aí.

Não havia necessidade

Há sempre uma serpente no Paraíso. Com uma impressão muito positiva do 500X, ao levantar o fundo da mala (de fundo duplo, com bom formato e boas dimensões), foi como se depois de uma boa refeição nos tivessem servido um café de má qualidade: no espaço circular que deveria albergar uma roda sobresselente, acoitava-se um kit de “reparação” de pneus. A versão do Fiat 500X que conduzimos, Pop Star, está vocacionada para o asfalto, mas até as variantes Cross (algumas com tracção 4x4) trazem o kit como equipamento de série. Este só remedeia furos milimétricos, além de estragar o pneu, requerendo a sua substituição, bem como comprar nova carga para o kit. Embora não constasse da lista de equipamento, foi-nos dito que alguns dos 500X traziam roda sobresselente. Se for possível adquiri-la é uma opção muito recomendável.

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 1598cc
Potência: 120cv às 3750 rpm
Binário: 320 Nm às 1750 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbocompressor
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades Suspensão: à frente, tipo McPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora atrás e à frente.
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,1 metros entre passeios, 11,5 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados
281mm à frente; discos sólidos de
278mm atrás

Dimensões
Comprimento: 4248mm
Largura: 1796mm
Altura: 1600mm
Distância entre eixos: 2570mm
Peso: 1320kg
Pneus: 215/65 R17 94 V (kit de reparação de pneus)
Capac. depósito: 45 litros
Capac. mala: 350 litros (1000 litros com os bancos traseiros rebatidos)

Prestações
Veloc. máx.: 186 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,5s
Cons. misto: 4,0 litros/100 km
Emissões CO2: 107g/km
Nível de emissões: Euro 6

Preço
23.650€**
* Dados do construtor
**No lançamento beneficia de oferta de equipamento no valor de 1500€

EQUIPAMENTO

Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim, com mitigação do adornar
Controlo de tracção: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio arranque em subida: Sim
Aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem: Não
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Não (opção, 150€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Acesso de mãos livres e arranque por botão: Sim
Direcção assistida: Sim, com assistência variável
Espelhos retrovisores rebatíveis e com regulação eléctrica: Sim
Volante regulável: Sim
Volante multifunções: Sim
Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático bizona (oferta de lançamento)
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim
Banco do condutor com regulação eléctrica do apoio lombar: Sim
Apoio de braços dianteiro: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim, individualmente
Estofos e bancos em pele: Não (opção, 1000€)
Reg./limitador de veloc.: Sim
Travão de estacionamento
eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 17’’
Alarme: Não (opção, 100€)
Navegação por GPS: Sim (oferta de lançamento)
Sensores de luz e chuva: Sim (oferta de lançamento)
Sensores de estac. traseiros: Sim (oferta de lançamento)
Câmara de visão traseira: Não
Faróis de nevoeiro: Sim, com iluminação em curva
Luzes de dia: Sim
Faróis de xénon: Não
Tecto panorâmico: Não (opção, 1000€)

 

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