Fugas - Motores

Uma carrinha com vontade de sair da linha

Por Carla B. Ribeiro

Familiar em todas as suas vertentes, mantendo intactos os atributos da carrinha 308. Mas, com a assinatura GT, deita as garras de fora e desafia-nos a sair da linha.

 

Uma carrinha tem, por excelência, uma função familiar. É espaçosa para arrumar as cadeiras das crianças, tem força para levar as bicicletas no tejadilho, tem mala para transportar a bagagem de uma família. E esta Peugeot 308 SW GT não desarma e apresenta todas as qualidades exigíveis a uma viatura do seu segmento. Só que alia a estas uma veia desportiva que parece passar o tempo a piscar-nos o olho para que esqueçamos a família e aceleremos sozinhos. 

Com as mesmas dimensões e habitabilidade das outras versões da carrinha 308, esta bem mais musculada versão pode ser servida por um propulsor turbodiesel de 1997cc e 180cv, acoplado a uma caixa automática de conversor de par com seis relações, ou com um apetecível bloco sobrealimentado a gasolina de 1598cc, com turbo de injecção directa e 205cv, pelo qual nos deixámos levar durante uns dias. 

Verdade seja dita. Com a função Sport desactivada (esta pode accionar-se num pequeno botão cromado localizado na consola central), a carrinha GT mais parece um gatinho: ágil e rápido, mas suave e dengoso. Quando se pressiona o pequeno botão tudo se altera. Até o painel de instrumentos que passa a dar-nos informação detalhada sobre a potência usada e disponível como a pressão da sobrealimentação, a potência e o binário máximo em cada momento, bem como a aceleração longitudinal e transversal.

Enfim, de um gato passamos a ter um leão para domesticar. Continua a esgueirar-se como um gato quando assim lhe é pedido, mas o rugido não o deixa passar tão despercebido quanto a sua personalidade de gato. E mesmo para quem segue dentro da viatura, há uma transformação que não passa despercebida: a assistência da direcção torna-se mais dura, a reacção do acelerador mais sensível e a cor das indicações dos painéis de instrumentos passam de branco a vermelho, apresentando dados de condução desportiva,

Assim, o ronco do motor é audível quanto baste para exibir os 205cv trancados no bloco de 1.6 litros. E não faz só barulho. Com um binário máximo de 285 Nm disponível ainda antes das 2000rpm, acelera dos 0 aos 100km/h em 7,6s (apenas mais um segundo que a carroçaria de cinco portas com menos 115 quilos) e atinge uma velocidade máxima de 235 km/h.

Note-se, porém, que mesmo abusando do acelerador, a SW 308 GT parece decidida a não deitar por terra a sua fama de poupada. Além de cumprir a norma de emissões Euro 6, a marca avança com um consumo médio de 5,8 litros por cada cem quilómetros, o que, não sendo um registo fácil de cumprir, também não fica muito aquém da realidade – conseguimos médias, com muita condução urbana e alguma estrada, na ordem dos 8,0 litros.

Em relação aos 308 “normais”, este GT tem uma menor distância ao solo (7mm à frente, 10mm atrás), pára-choques específicos, duas saídas de escape trapezoidais (uma em cada lado), um difusor preto lacado atrás, piscas em LED que se acendem em sequência no sentido da mudança de direcção e uma cor exclusiva, Magnetic Blue. Por dentro, para além da qualidade premium dos materiais utilizados e do cuidado nos acabamentos, referência para o forro a negro do tecto, pedais em alumínio e pespontos vermelhos nos estofos desportivos em couro/alcantara.

Ao nível do equipamento, tal como o 308, a versão GT apresenta-se bem composta, incluindo acesso e ligação mãos-livres, ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro, climatizador bizona, bancos desportivos, faróis em LED, jantes de liga leve exclusivas de 18’’ com pneus Michelin Pilot Sport 3, ecrã táctil de 9,7’’ multifunções com sistema de navegação, vidros escurecidos e tecto panorâmico. 

FICHA TÉCNICA

Motor: 1598cc, 4 cil., 16V,
Injecção directa. Turbo.
Intercooler
Potência: 205cv às 6000 rpm
Binário: 285 Nm às 1750 rpm
Transmissão: Manual de seis velocidades
Velocidade máxima: 235 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,6s
Consumo médio (100 km): 5,8 litros
Emissões de CO2: 134 g/km
Preço: 33.460 euros (desde)

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