O série 2 Active Tourer representou uma estreia dupla da BMW: no subsegmento dos monovolumes e no uso da tracção dianteira. Aos atributos mecânicos e qualidade premium tradicionais da marca, este bonito monovolume compacto juntou-lhe uma funcionalidade superior à dos outros modelos do construtor. Agora, face ao bom acolhimento do Active Tourer, a BMW vai lançar em Junho uma versão maior deste monovolume: o série 2 Gran Tourer, que é ainda mais funcional e pode transportar até sete pessoas.
Numa definição algo redutora, poder-se-ia dizer que o Gran Tourer é um Active Tourer que foi “esticado”. Afinal, tem uma frente igual (o rebaixamento do capot permite que seja sempre classe 1 nas portagens), a mesma silhueta dinâmica (com mais 21cm de comprimento e 5cm de altura), similaridades no equipamento e na gama de eficientes e económicos motores (2 a gasolina – 218i com 136cv e 220i com 192cv; 3 diesel – 216d com 116cv, 218d com 150cv e 220d xDrive com 190cv).
Porém, se o Active Tourer é um monovolume compacto com ênfase na funcionalidade, nesta vertente o Gran Tourer está num degrau superior, pretendendo atrair para a BMW famílias jovens e mais numerosas. Isso está patente no aumento de espaços interiores para guardar objectos no habitáculo e sob os bancos, no facto de na segunda fila se poderem montar três cadeirinhas de crianças e na nova aplicação opcional myKIDIO (numa primeira fase só disponível na Alemanha), que oferece jogos, filmes, etc. para crianças até 13 anos, reproduzíveis em tablets ou minicomputadores, podendo disponibilizar três programas diferentes em simultâneo. Este é apenas um item do sistema multimédia e multifunções BMW Connected Drive
Na apresentação internacional, pudemos conduzir as duas motorizações mais potentes: 220i a gasolina com 192cv e 220d x Drive, a gasóleo de 190cv e a única com tracção integral. Mas em Portugal as preferências irão recair em duas versões a gasóleo: a 216d, a variante mais potente, com 116cv, do motor tricilíndrico diesel de 1496cc estreado no Mini Cooper; e a 218d com o propulsor de 1995cc com 4 cilindros e 150cv. Aliás, o mais acessível série 2 Gran Tourer é precisamente o 216d, que, com caixa manual e na configuração de cinco lugares, custa 32.190€. À excepção do 220d xDrive a gasóleo com 190cv, que tem tracção integral e caixa automática Steptronic de oito relações, as outras versões trazem de série uma caixa manual de seis velocidades. Em opção, por mais 2016€, os 218i e 216d, podem vir com caixa Steptronic de seis relações; para os 220i e 218d, por 2171€, é disponibilizada a caixa Steptronic de oito relações.
Ao contrário do Active Tourer, o Gran Tourer não oferece a versão menos potente, 214d de 95cv, do diesel 1.5 tricilíndrico. Ainda este ano, para mais tarde, estão previstas outras duas motorizações: 220d de 190cv a gasóleo com tracção dianteira e 216i a gasolina com 100cv.
A terceira fila de bancos é opcional (custa 817€) e retira capacidade à mala, que baixa dos 645 litros para os 560 litros (respectivamente, 1905 litros e 1820 litros com as segunda e terceira filas rebatidas). Isso deve-se à necessidade de haver espaço para alojar a terceira fila de bancos (formam uma superfície plana no fundo, o que já não acontece com o rebatimento da segunda fila). Também por isso, a variante de sete lugares do Gran Tourer traz kit de reparação de pneus (neste caso, aconselha-se os pneus opcionais run-flat, à prova de furo), ao passo que a de cinco lugares pode ter roda sobresselente.
O BMW série 2 Gran Tourer até não é muito grande por fora, com 4556mm de comprimento, 1800mm de largura, 1605mm de altura, o que significa que o espaço interior está bem aproveitado. Isso mesmo quis provar a BMW na apresentação do Gran Tourer, fazendo entrar, sentar e sair do carro sete adultos. Porém, com um pormenor: eram dançarinos/contorcionistas. Assim, não tendo os ocupantes atributos circenses, o melhor é reservar a terceira fila para crianças ou pessoas de estatura média-baixa: atrás, um adulto com 1,80m fica com os joelhos esmagados no banco da frente. No entanto, o acesso à terceira fila é fácil, graças ao sistema Easy Entry que permite rebater e deslocar com facilidade a segunda fila de assentos (que desliza num curso de 13cm).
Outros pormenores funcionais a destacar são os dois tabuleiros rebatíveis nas costas dos assentos dianteiros (opção), ou, no equipamento de série, a abertura e fecho automáticos do portão eléctrico traseiro (opcionalmente através de um movimento com o pé sob a traseira do veículo), o ecrã multifunções a cores de 6,5’’, os sensores de estacionamento traseiro, de luz e de chuva, o ar condicionado e o e-Call inteligente (chamada automática de emergência). Ainda no que toca a equipamento, o série 2 Gran Tourer está disponível nas versões Normal, Advantage, Sport Line, Luxury Line e M Sport, além de uma longa lista de opcionais para individualizar o monovolume.