O novo Celerio, com o qual a Suzuki pretende reforçar a sua presença em Portugal — após uma ausência de dois anos devido à cessação de actividades do anterior importador e depois de no ano passado ter lançado o utilitário Swift e o crossover SX4 S-Cross —, chega para propor uma solução muito em conta para quem busca um meio de transporte essencialmente urbano.
Construído apenas com o bloco tricilíndrico 1.0 a gasolina, com uma potência equivalente a 68cv, o Celerio não tem pretensões de ser um objecto de desejo, mas antes um objecto utilitário que cumpre com muita eficácia aquilo a que se propõe.
O motor é vivo q.b. para, nas várias situações urbanas, estar a par e passo com outros veículos muito superiores — e, às vezes, beneficiando de uma grande agilidade, até se desembaraça melhor que aqueles.
Claro que assim que se sai da cidade a conversa muda de figura. Tanto em estrada como em auto-estrada, o Celerio não é o carro de sonho para fazer uma longa viagem. Ainda assim, consegue surpreender. Em curvas, não pode ser acusado de adornar ao ponto de sentirmos a segurança posta em causa. Já em auto-estrada, assim que se consegue estabilizar a velocidade, o carro desliza sem se mostrar em esforço.
A posição de condução consegue proporcionar uma boa visibilidade e a única coisa que terá agradado menos foi a forma como se trabalhou com manete das velocidades: é pouco suave, dificultando por vezes o engate da marcha, requerendo alguma habituação, sobretudo a marcha à ré.
Mas, para compensar qualquer frustração, o Celerio oferece uma apetecível factura de combustível. Em viagem, registámos uma média francamente boa de 4,2 l/100km e, com as voltas na cidade, vimos o valor escalar para 5,1 l/100km — igual ao valor anunciado pela marca, ao contrário do que é habitual.
Do lado de fora, o Celerio não se destaca particularmente em nada. Não apresentando um design desleixado, também não se evidencia por nenhum rasgo de originalidade. Por dentro os seus vários pecadilhos tornam-se mais evidentes: plásticos duros, um painel de instrumentos de design ultrapassado, algumas falhas nos remates das portas e do tejadilho, tecidos dos bancos e dos tapetes de fraca qualidade. Sejamos razoável: alguém estava à espera de melhor num veículo extremamente bem equipado que se leva para casa por cerca de dez mil euros?
E o bem equipado desta versão GLX até poderia fazer corar de vergonha algumas marcas premium. Pelos tais 10.315€, usufruindo das campanhas em vigor e excluindo a pintura metalizada, consegue-se uma unidade que oferece airbags dianteiros, laterais e de cortina, controlo de estabilidade electrónico, assistência na travagem, jantes de liga leve de 14’’, computador de bordo, vidros eléctricos dianteiros e traseiros, tendo o condutor controlo sobre todas as janelas, ar condicionado manual, fecho centralizado com comando à distância, rádio/CD com MP3, porta USB, tomada de 12V e conexão Bluetooth, banco do condutor regulável em altura, faróis de nevoeiro dianteiros e traseiros, retrovisores de regulação eléctrica.
Mas é nas suas dimensões interiores, para passageiros e bagagem, que o Celerio consegue verdadeiramente surpreender. É que, apesar de medir apenas 3,6 metros de comprimento, consegue transportar com razoável conforto passageiros no banco de trás, tirando partido de uma distância entre eixos de 2425mm, superior a muitos dos seus concorrentes directos.
Paralelamente, a sua altura de 1540mm é suficiente para que ninguém se sinta quase a bater com a cabeça no tecto. Note-se que, na versão ensaiada, com o nível de equipamento de topo GLX, o carro está pensado para cinco ocupantes, sendo que três pessoas conseguem encontrar espaço muito por conta do corte a direito do banco. Na versão mais económica, o Celerio, além de vir despido da maioria das comodidades que referimos antes, ainda se apresenta como um carro para apenas quatro, com dois cintos de segurança no banco traseiro. Esta versão, beneficiando da campanha de desconto directo de 1413€ e da oferta de 500€ em caso de financiamento, custa 8985€.
Já a mala, bem aproveitada e albergando apenas kit de reparação de pneus, revela espaço para acomodar até 254 litros. E se houver necessidade de transportar mais malas, basta rebater os bancos traseiros (60/40) para conseguir espaço suficiente para transformar o pequeno Celerio num burro de carga.
BARÓMETRO
+ Funcionalidade, espaço interior e de mala, motor vivo o suficiente para a cidade
- Fraca qualidade de materiais, design ultrapassado
PORMENORES
Bem conectado
Na versão de entrada o Celerio poderia ser descrito como um carro com motor e rodas, surgindo despido de quase todas as comodidades. Isso não acontece na versão intermédia, GL, e muito menos na de topo, a ensaiada GLX. Pelo contrário, a lista de equipamento de série é muito apetecível. Ao nível da segurança, oferece airbagsdianteiros, laterais e de cortina, controlo de estabilidade electrónico e assistência na travagem, por exemplo. Já no info-entretenimento, o Celerio dispõe de rádio/CD com MP3, porta USB, tomada de 12V e conexão Bluetooth. Esta última pode ser accionada e gerida por pequenos botões localizados no volante.
Vivo e despachado
Com uma potência de 68cv e um binário máximo de 90 Nm que se atinge apenas às 3500rpm, o pequeno propulsor de 1.0 litro e três cilindros mostra-se vivaço o suficiente para tornar o carro muito agradável de conduzir em cidade e a sua agilidade é uma mais-valia para se desembaraçar de alguns transtornos típicos da condução urbana. O mesmo não acontece quando é necessário fazer auto-estrada ou estrada, ambientes em que o carro não se sente tão à vontade. Ainda assim, é possível fazer uma longa viagem sem grandes preocupações. E não haja pressas desmesuradas, até se poderá usufruir do passeio graças a uma boa posição de condução.
Menos por menos
O Celerio é um dos carros mais baratos que se pode encontrar no mercado. E, se se tiver em conta as campanhas a decorrerem, deve ser neste momento o modelo novo que se consegue por menos dinheiro. Claro que o menos dinheiro paga-se em menos alguma coisa. E no caso do pequeno Suzuki esse “menos” é evidente na qualidade geral dos materiais e acabamentos: os plásticos são duros, o painel de instrumentos mostra um desenho simples mas ultrapassado, detectam-se algumas falhas nos remates das portas e do tejadilho e os tecidos dos bancos e dos tapetes revelam pouca qualidade. Mas alguém se surpreende com este menos por menos?
Espaçoso
Com apenas 3,6 metros de comprimento, pensar em convidar três pessoas a sentarem-se no banco traseiro até poderá parecer um atrevimento. Mas, com uma distância entre eixos de 2425mm, superior a muitos dos seus concorrentes directos, os lugares traseiros escondem uma capacidade fora do comum para um carro deste segmento: além do corte do banco permitir sentar três pessoas, as pernas não seguem apertadas e a cabeça não bate no tejadilho. O espaço volta a dar cartas no porta-bagagem, onde se conseguem arrumar 254 litros. Sem pneu suplente, claro.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 998cc
Potência: 68cv @ 6000rpm
Binário: 90 Nm @ 3500rpm
Cilindros: 3 (em linha)
Válvulas: 12
Alimentação: Gasolina, injecção multiponto
Caixa: Manual de 5 velocidades
Suspensão: à frente, estrutura MacPherson e molas helicoidais; atrás, barra de torção e molas helicoidais
Direcção: Pinhão e cremalheira
Diâmetro de viragem: 9,4m entre passeios
Travões: Discos ventilados, à frente; tambores de ataque e saída, atrás
Dimensões
Comprimento: 3600mm
Largura: 1600mm
Altura: 1540mm
Distância entre eixos: 2425mm
Peso: 880kg
Pneus: 165/65R14
Capac. depósito: 35 litros
Capac. mala: 254 litros (726, com 2.ª fila rebatida)
Prestações
Veloc. máx.: 155 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 14,0s
Cons. misto: 4,3 litros/100 km
Emissões CO2: 99 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 12.228€ (viatura ensaiada, 10.315€ - inclui desconto das campanhas comerciais e de financiamento em vigor no valor de 1913€; exclui despesas administrativas, taxas e pintura metalizada)
* Dados do fabricante
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
ESP, Controlo de estabilidade electrónico: Sim
Assistência na travagem: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Cintos com pré-tensores: Sim, à frente
Controlo de pressão de pneus: Sim
Sistema de fixação ISOFIX: Sim
Imobilizador: Sim
Vida a bordo
Fecho centralizado: Sim
Vidros eléctricos: Sim, à frente e atrás
Abertura de portas à distância: Sim
Travão estacionamento eléctrico: Não
Retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Retrovisores com rebatimento eléctrico: Não
Direcção assistida: Sim
Volante multifunções: Sim
Volante regulável: Sim, em altura
Computador de bordo: Sim
Rádio CD + MP3: Sim
Bluetooth: Sim
Porta USB: Sim
Tomada 12V: Sim
Aviso de faróis acesos e chave na ignição: Sim
Aviso cinto de segurança: Sim
Aviso portas abertas: Sim
Ar condicionado: Sim, manual
Bancos com regulação em altura: Sim, do condutor
Faróis halogéneo: sim, multirreflectores
Regulação da altura dos faróis: Sim, Manual
Faróis de nevoeiro: Sim, atrás e à frente
Luzes diurnas: Sim
Jantes de liga leve: Sim, 14’’
Pneu suplente: Não (Kit reparação pneus)