Fugas - Motores

A renovação que precede a revolução

Por João Palma

A DS emancipou-se da “mãe” Citroën e quer afirmar-se como marca premium independente do grupo PSA Peugeot Citroën. Assim, mais que uma renovação, o “novo” DS 5, uma luxuosa berlina do segmento D, é uma declaração de independência.

Em circunstâncias normais, o DS 5 que estará à venda em 22 de Junho não seria mais que a renovação de um veículo já existente. Porém, ele representa muito mais: é o primeiro modelo da DS como marca autónoma desde a sua separação da Citroën e precede uma autêntica revolução que se prolongará até 2020 com a introdução de seis novos veículos, sendo dois deles SUV e um terceiro, inspirado no protótipo DS 9, que substituirá o DS 5 como modelo topo de gama.

Actualmente, porém, o DS 5, uma berlina do segmento D, é não só o topo de gama desta nova marca premium mas também o mais luxuoso de todos os veículos fabricados por construtores franceses, sendo por isso o escolhido como carro oficial da Presidência da República Francesa. Este novo/renovado DS 5 é uma actualização estética, de equipamento e dos motores do DS 5 de 2012, que, até Junho de 2014, era comercializado como um modelo de uma linha da Citroën.

O DS 5 terá cinco motorizações: uma a gasolina,1.6 THP de 165cv; três a gasóleo, 1.6 BlueHDi de 120cv, 2.0 BlueHDi de 150cv e 2.0 BlueHDi de 200cv; e uma híbrida diesel/eléctrica, Hybrid 4x4 de 200cv. As motorizações 1.6 Blue HDi de 120cv e 2.0 BlueHDi de 150cv vêm acopladas a uma caixa manual de seis velocidades, as restantes estão associadas a uma caixa automática de seis relações. Todos os motores têm valores oficiais reduzidos de consumos e emissões, com destaque para o BlueHDi diesel de 120cv e para o Hybrid diesel/eléctrico de 200cv, como se pode ver na Ficha Técnica. Para isso também contribui o sistema Start/Stop, de paragem e arranque automáticos do motor, comum a toda a gama.

De referir ainda que o 1.6 THP de 165cv a gasolina vem substituir, com vantagem nos consumos e performances, o 1.6 THP de 156cv. Também o diesel 2.0 BlueHDi de 150cv ocupa o lugar do 2.0 HDi de 163cv, com melhorias marcantes no consumo e, apesar da menor potência, tem um binário máximo superior (370 Nm às 2000 rpm). A suspensão foi melhorada para tornar o DS 5 ainda mais confortável, com amortecedores dotados de tecnologia que limita o rolamento da carroçaria e reduz as vibrações provocadas pela irregularidade da estrada.

À excepção do Hybrid de 200cv, que tem tracção integral, todos os outros DS 5 têm tracção dianteira. Noutros mercados estará disponível uma variante mais potente do propulsor 1.6 THP a gasolina, com 210cv.

Haverá quatro níveis de equipamento: Chic e Be Chic (só para o Blue HDi de 120cv), So Chic (1.6 THP de 165cv e Blue HDi de 120cv e 150cv) e Sport Chic (apenas para BlueHDi de 180cv e Hybrid 4x4 de 200cv). Tanto os preços das várias motorizações como os conteúdos dos diferentes níveis de equipamento ainda não estão definidos, com excepção do preço da versão de entrada, Chic, do DS 5 com motor a gasóleo 1.6 de 120cv, que já se sabe que vai custar 33.860€.

Requinte e um design inovador são as imagens de marca da DS, espelhadas no renovado DS 5, que apresenta uma nova grelha frontal em que se destaca o novo emblema DS em vez do duplo Chevron da Citroën. Os pára-choques também foram redesenhados, bem como os novos faróis, que associam tecnologias LED e xénon a novos piscas digitais e progressivos. E embora não se conheça ainda o recheio exacto de cada nível de equipamento, sabe-se, por exemplo, que haverá um novo sistema multimédia com ecrã táctil que permite reduzir o número de botões na consola (menos 12) e simplificar a leitura e accionamento das diversas funções. Este sistema incorpora uma nova função denominada Mirror Screen, que não é mais que o mirror link de outras marcas de automóveis, através do qual se pode emparelhar um smartphone, com visualização e accionamento das suas funcionalidades (como, por exemplo, o sistema de navegação), através do ecrã táctil do veículo. Novidade é também o aplicativo My DS, que, entre outras coisas, não só auxilia o condutor durante a viagem como permite encontrar o carro num estacionamento.

Haverá uma nova cor de carroçaria, azul encre, e novas jantes. No interior, há uma melhoria na qualidade premium dos materiais e acabamentos, com a possibilidade de escolher entre três tipos de pele, nomeadamente nappa pleine fleur e semi-aniline

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