Fugas - Motores

La bella macchina!

Por Adriano Miranda

Após 14 anos do primeiro Superb, a Skoda lança a 3.ª geração do topo de gama da marca checa. Aperfeiçoado em todos os aspectos, este Superb assume-se como o melhor Skoda de sempre. Chega a Portugal em Setembro.

Entre 1934 e 1943 a Skoda produziu 889 unidades do então baptizado Superb. Limusine, sedan, cabriolet e até ambulâncias foram produzidos em Mladá Boleslav com a denominação Superb. Era um automóvel imponente e aristocrático. Em 2001, e mantendo a tradição da Skoda de rebaptizar os novos automóveis com nomes marcantes dos seus 120 anos de história, nasceu o Skoda Superb, um clone do VW Passat. Baseado na plataforma do Passat (PQ46), oferecia muito mais espaço que o seu primo. Em 2008, e rompendo com a clonagem, foi apresentada a II geração do Superb. Elevando a fasquia da qualidade, desenvolveu e criou o sistema TwinDoor, patenteado pela Skoda e mais tarde usado pela BMW. Das linhas de produção da fábrica em Kvasiny saíram mais de 700 mil unidades. Agora chega a III geração, assente na tradição mas muito mais emocional, moderna, dinâmica e com uma qualidade de fazer corar os automóveis premium.

Josef Kaban, director de design da Skoda, e a equipa de engenheiros bem se esforçaram para desenvolver o melhor Skoda de sempre e parece que é consensual que o conseguiram. Respeitando o estilo do protótipo VisionC, o novo Superb demonstra elegância. A distância entre eixos aumentou 80mm e entre o centro da roda e a frente do veículo diminuiu 61mm face à geração anterior. Também aumentou 22mm em comprimento e 47mm em largura, resultando em mais espaço interior. Este é o segredo para tornar o Superb mais elegante e dinâmico.

Tanto a frente como a traseira transmitem autoconfiança e poder. Desenho ao pormenor, com linhas vincadas provocando suavidade e agressividade. Os faróis dianteiros e farolins traseiros inspirados nos cristais da Boémia são desenhados com detalhes impressionantes e vêm equipados com tecnologia de halogénio ou com luzes bi-xenon, incluindo a função AFS e luzes diurnas em LED. Os “máximos” podem ser controlados via Light Assist ou através da extensão inteligente da função Smart Light Assist. Os farolins traseiros em LED são de série.

Se queremos um automóvel grande por dentro e mais barato que os premium, então o Superb é o número 1 a nível mundial. O Superb sempre se caracterizou pelo seu espaço abundante quer na mala, quer para os passageiros de trás. É fácil dois jogadores da NBA viajarem de perna cruzada dentro do Superb. Como se não bastasse, o espaço cresceu 39mm para o condutor e para o passageiro da frente. Os passageiros de trás desfrutam de 157mm para as pernas. A capacidade da mala cresceu mais 30 litros, o que faz com que o Superb tenha uma das melhores volumetrias do segmento com 625 litros. O novo Superb não oferece só espaço, oferece requinte com materiais de primeira qualidade e montagem irreprensível. Como é característica dos automóveis do grupo VW, todos os comandos são intuitivos, fáceis de usar e sempre à mão.

Apanágio da Skoda são as criações “Simply Clever”. Não há novo modelo que não traga uma que surpreenda pela simplicidade e utilidade. Das 29 soluções que pretendem facilitar a vida a bordo do novo Superb, 10 são novidade absoluta! Dispositivo mecânico retráctil para reboque, um suporte para o tablet, uma útil forma de guardar o tablet na Jumbo Box, entrada USB e tomada de 230 V na parte traseira, porta-objectos para garrafas de 0,5 litros, compartimentos para guardar os coletes reflectores nas quatro portas, dois guarda-chuvas nas portas da frente, um raspador de gelo, lanterna LED e muito, muito mais.

Travão de mão eléctrico, bancos aquecidos, três zonas de ar condicionado, tecto eléctrico panorâmico, pára-brisas aquecido, lava-faróis aquecidos, sensores de chuva/luz, portão traseiro eléctrico com função KESSY (um pedal virtual que permite abrir o portão traseiro com uma leve passagem do pé sob o pára-choques, muito útil se se vier carregado e com as mãos ocupadas). Sistema de ajuda ao parqueamento (Park Assist) e câmara de visão. Quatro sistemas de informação e entretenimento com ligação à Internet de alta velocidade.

O novo Skoda Superb, construído com base na plataforma MQB e com motores que cumprem as normas EU6, promete menos 30% em consumos e emissões de CO2. As motorizações disponíveis no lançamento em Setembro em Portugal da berlina incluem cinco blocos TSI a gasolina, 1.4 de 125 e 150cv, 1.8 de 180cv e 2.0 de 220cv e 280cv. A diesel serão servidos três motores TDI common-rail, 1.6 de 120cv, 2.0 de 150cv e 2.0  de 190cv. De série é o sistema Stop-Start e recuperação de energia de travagem.

O controlo dinâmico do chassis, DCC, integra cinco programas (Eco, Comfort, Normal, Sport e Individual) e é estreia na Skoda. O modo de condução a nivel de direcção, da suspensão, da caixa, se for automática, e dos apoios electrónicos alteram consoante a sua escolha. De série no topo de gama Laurin & Klement e opcional nos níveis de equipamento Active, Ambition e Style.

Pelas estradas da Toscana a Fugas conduziu o Skoda Superb. Muitos quilómetros por Matassino, Ambra, Sinalunga, Guardavalle, Florença. Precisão, dinamismo, segurança e diversão são atributos que ninguém tira ao Superb.

Leonardo Da Vinci, lá do alto dos céus de Florença, terá pensado: La bella macchina. A nova era começou! 

--%>