Fugas - Motores

A “leonização” do Seat Ibiza

Por João Palma

O mais vendido veículo da marca espanhola do grupo Volkswagen foi alvo de nova renovação. Tal como na anterior, as mudanças por fora são mínimas, mas profundas por dentro: motores, mecânica, tecnologias e sistemas de conectividade.

A quarta geração do Seat Ibiza, lançada em 2008 e actualizada em 2012, tem agora uma segunda renovação que estará disponível em Julho, mas cuja comercialização em força arranca em Setembro. Com alterações no conteúdo, mantêm-se os três níveis de equipamento, Reference, Style e FR, e as três carroçarias actuais – três portas (com uma versão comercial), cinco portas e carrinha. Já a gama de motores é nova: seis a gasolina e três a gasóleo, todos económicos e com bom desempenho, cumprindo a norma de emissões Euro 6.

A gama de motores é bastante ampla e todos pertencem à nova geração de propulsores do grupo Volkswagen. A gasolina, o motor atmosférico 1.0 tricilíndrico de 75cv pode equipar o hatchback de cinco portas e a carrinha (ST); o tricilíndrico 1.0 TSI turbo de 95cv está disponível para todas as carroçarias; já a variante 1.0 de 110cv só equipa os Ibiza de três e cinco portas; os 1.2 TSI turbo de 4 cilindros com 90cv e 110cv são exclusivos da carrinha; o 1.4 TSI turbo de 4 cilindros e 150cv, que, em certas circunstâncias, pode desconectar um dos cilindros para reduzir consumos, é o motor das versões mais potentes dos Ibiza de três e cinco portas. A gasóleo, o bloco tricilíndrico de 1422cc pode ter três declinações: 75cv (no 5 portas e na carrinha), 90cv e 105cv (para todas as carroçarias). Os propulsores a gasolina 1.0 de 75cv e 95cv, 1.2 de 90cv e todos os diesel vêm acoplados a uma caixa manual de cinco velocidades; os 1.0 e 1.2 de 110cv, bem como o 1.4 de 150cv a gasolina utilizam uma caixa manual de seis velocidades. Está ainda disponível em opção a eficiente caixa automática DSG de dupla embraiagem e sete relações para os 1.0 de 110cv a gasolina e 1.4 diesel de 90cv.

A carroçaria de cinco portas custa mais 600€ que a de três portas e a carrinha é mais cara 800€ que o hatchback de cinco portas. Há, porém, que sublinhar que o mais acessível dos Ibiza é o 1.0 Reference a gasolina de 75cv com cinco portas – 14.981€. É que o Ibiza com três portas só dispõe das motorizações mais potentes e do nível de equipamento superior, FR. Isto não acontece por acaso: a Seat aposta no nível superior de equipamento, FR (até aqui o mais vendido em Portugal), e também nos novos 1.0 tricilíndricos a gasolina de 95cv e 110cv, com baixos consumos e emissões, bem como potência disponível a baixas rotações.

A marca fala na “leonização” do Ibiza, no sentido da melhoria de qualidade e da introdução de novos equipamentos e tecnologia, tendo como paradigma o Leon, que constitui actualmente a referência a seguir. Nessa linha, o renovado Ibiza apresenta uma sensível melhoria em termos de conectividade, com o sistema MirrorLink, que permite transpor para o ecrã táctil as funções e aplicativos de um smartphone emparelhado (incluindo sistema de navegação), através da aplicação Seat ConnectApp. Mas a Seat vai mais além no Ibiza com o novo programa de conectividade Full Link, que também incorpora as funções dos sistemas operativos Android e iOS.

Ainda na parte mecânica, há modificações na suspensão e nas barras estabilizadoras para aumentar a estabilidade e o conforto de condução. No interior, com novo design, nota-se uma melhoria na qualidade dos acabamentos e materiais, de toque macio, e a inclusão de um ecrã táctil no centro do tablier que possibilita as novas funcionalidades acima referidas. No visual exterior, as mudanças são mínimas: luzes de dia em LED, novas jantes e duas novas cores.

Quanto ao equipamento de série, o nível de entrada, Reference, é bastante espartano, o Style é melhor, mas face ao aumento do equipamento e à diferença de preços, quem adquire um Ibiza opta preferencialmente pelo nível superior, FR, que oferece, entre outras coisas, alavanca da caixa de velocidades e volante multifunções em pele, luzes diurnas em LED, sistema de infoentretenimento com ecrã táctil, tecto de abrir eléctrico, sensores de luz, de chuva e de estacionamento traseiro, cruise control, climatizador, alarme, detector de fadiga, controlo de pressão dos pneus, auxílio ao arranque em subida, vidros traseiros escurecidos, etc.

 

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