Quase três anos após o lançamento da segunda geração do compacto nipónico, o Auris beneficiou de um upgrade que acaba de ser apresentado à imprensa europeia e que já pode ser visto a circular pelas estradas nacionais, com os preços a arrancarem nos 22.050 euros pelo diesel 1.4 D-4D.
É nos preços que é possível observar a primeira alteração, com a Toyota a colocar o modelo equipado com o propulsor a gasóleo de 1.4 litros e 90cv num patamar que pretende competitivo e a incluir a versão de equipamento de entrada no seu modelo híbrido, equipado com o bloco a gasolina de 1.8 litros apoiado por um motor eléctrico, com uma potência conjunta de 136cv, permitindo colocá-lo no mercado a partir dos 24.250 euros.
Mas as alterações são mais profundas e, para lá do que se deixa observar a olho nu, vão até ao coração do Auris. A começar pela introdução de dois novos propulsores, entre os quais se destaca o 1.2 sobrealimentado a gasolina com injecção directa, com uma potência de 116cv e um binário máximo de 185 Nm que se mantém disponível durante um largo espectro — entre as 1500 e as 4000 rotações. Acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, o Auris 1.2 a gasolina acelera dos 0 aos 100km/h em 10,1 segundos, tendo como velocidade máxima os 195 km/h. No que diz respeito a consumos, a Toyota avança que este bloco consegue uma marca de 4,7 litros a cada cem quilómetros. Sem ensaios feitos para o efeito, em curtas voltas, com trânsito intenso, pelas estradas belgas, foi possível observar que as médias, embora não fossem coincidentes com as previsões da marca nipónica, se mantiveram em valores aceitáveis.
Outro motor em estreia no Auris é o diesel 1.6 D-4D de 112cv que chega para substituir o 2.0 litros, permitindo uma maior eficiência quer nos consumos quer nas emissões de poluentes e uma redução da carga fiscal consequente. Com injecção directa por conduta comum, o bloco de quatro cilindros e 16 válvulas, gerido por uma transmissão manual de seis relações, surge com um torque máximo de 270 Nm, disponível a partir das 1750rpm e constante até às 2250rpm. A aceleração dos 0 aos 100km/h, garante a Toyota, realiza-se em 10,5 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 195 km/h. Equipado de série com tecnologia Stop & Start, reclama emissões de 104 g/km de CO2 e um consumo médio de 4,1 l/100 km.
Não encerrando nenhuma novidade, o motor 1.4 D-4D surge renovado, tendo sido trabalhado no sentido de se tornar mais eficiente. A potência é a mesma, de 90cv, mas o binário máximo, de 205 Nm, revela-se disponível mais cedo e por um intervalo mais largo: entre as 1400 e as 2800rpm. O consumo combinado caiu para 3,4 l/100km e as emissões foram reduzidas para 89 g/km.
Outras inovações assentam nas suspensões, trabalhadas no sentido de proporcionarem uma dinâmica mais viva sem beliscar o conforto. O bem-estar continua a ser assegurado pela melhoria na insonorização do habitáculo e redução de ruídos, assim como pela inclusão de um pacote opcional que visa a segurança. O Toyota Safety Sense, que inclui Sistema de Pré-Colisão, com total imobilização do veículo até os 30 km/h, Alerta de Saída da Faixa de Rodagem, Controlo Automático dos Máximos e Reconhecimento dos Sinais de Trânsito, pode ser adquirido como complemento ao nível de equipamento Exclusive e custa cerca de 1500 euros, dependendo das versões.
Mas não é necessário despir o veículo para reparar, logo num primeiro olhar, em fortes alterações neste renascimento da segunda geração. Tanto a frente como a traseira do Auris foram redesenhadas com um objectivo claro (e conseguido) em mente: fazer com que o carro tenha uma presença mais assertiva entre os seus pares enquanto circula pelas estradas. À frente, sobressaem os frisos cromados e o novo logótipo da Toyota; atrás, as ópticas com tecnologia LED que sublinham a assinatura luminosa da marca.
O Toyota Auris comercializa-se em versão hatchback e carrinha (Touring Sports), estando abrangido pela habitual garantia de cinco anos ou 160 mil quilómetros. Uma nota especial para a versão híbrida: as baterias têm uma garantia de dez anos independentemente do número de quilómetros.