Há cerca de um ano demos conta do início de testes por clientes seleccionados de oito camiões eléctricos Fuso Canter E-Cell de pré-produção, fabricados em Portugal, no Tramagal. Os veículos superaram com distinção os desafios que lhe foram colocados e algumas das entidades que os testaram desejam adquiri-los logo que entrem em produção. Provada a sua viabilidade, seria um desperdício não se conseguir superar as derradeiras barreiras para que um promissor projecto se torne uma realidade.
Não é usual nestas páginas escrevermos sobre veículos comerciais, mas a excepção justifica-se por duas razões. Primeiro, o Fuso Canter E-Cell é um camião ligeiro que usa energia eléctrica em vez de combustível para se movimentar, sendo mais um passo no sentido de uma mobilidade sustentada global. Depois, é um projecto inovador português da fábrica do Tramagal da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, integrada na rede global da Daimler Trucks.
Embora não tão conhecida como a AutoEuropa, a fábrica do Tramagal emprega mais de 300 colaboradores e exporta 95% da sua produção para cerca de 30 países europeus, Israel, Marrocos e Turquia. Em expansão contínua nos últimos anos, em 2014 produziu cerca de 4500 unidades, mas a capacidade instalada é de 15.000 unidades, podendo ser ampliada até 30.000 veículos (com dois turnos). É nesse sentido que se está a planear iniciar a exportação para países lusófonos (em vez de, como até agora, os Fuso serem fabricados no Japão), aproveitando óbvias sinergias e contando com o apoio das entidades estatais portuguesas.
Foi esse apoio que foi concedido à fábrica do Tramagal pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, que co-financiou o projecto inovador de desenvolvimento de um camião eléctrico ligeiro, o Fuso Canter E-Cell, com capacidade de carga de duas toneladas e uma autonomia real superior a 100km, o que o torna adequado para tarefas de curto alcance com uma poupança significativa em combustível (1000€ por 10.000km face a um veículo a gasóleo) e emissões. A fábrica do Tramagal foi a escolhida entre as várias unidades fabris da Daimler Trucks para desenvolver o projecto. O resultado foram dez veículos de pré-produção, também tendo por base a sua experiência no fabrico do Fuso Canter Eco Hybrid, um pesado híbrido diesel/eléctrico já em comercialização. Dos dez Fuso Canter E-Cell, oito foram distribuídos por clientes seleccionados para serem postos à prova na vida real: CTT, REN, Transporta, as câmaras municipais de Abrantes, Lisboa e Porto, Empresa de Ambiente de Cascais e Parques de Sintra-Monte da Lua.
Os oito camiões Mitsubishi Fuso Canter E-Cell não tiveram uma vida fácil: para além de serviços de distribuição (CTT e Transporta), foram utilizados pelas câmaras municipais de Abrantes, Lisboa e pela Empresa de Ambiente de Cascais na horticultura e na eliminação de resíduos; a Câmara do Porto fez recolha de resíduos recicláveis; e os Parques de Sintra-Monte da Lua fizeram manutenção florestal.
Como frisou o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, no decurso da cerimónia oficial de encerramento dos testes: “Um camião que suporta com galhardia o sobe-e-desce das sete colinas de Lisboa, executando sem problemas as suas tarefas, está desde já aprovado.”
Os primeiros passos foram dados, mas agora falta o principal: passar à comercialização, para que um projecto como este não morra à nascença. Questionado sobre uma previsão para um eventual início de produção, Jorge Rosa, administrador executivo da fábrica do Tramagal, disse não poder ainda dar prazos, tudo dependendo de um conjunto de factores comerciais e operacionais que terão de ser considerados para que o fabrico do Fuso Canter E-Cell possa ser uma realidade.