O serviço de conectividade e segurança Opel OnStar estará disponível na Europa em Setembro, de início em 13 países, Portugal incluído, para todos os novos veículos da marca alemã do grupo General Motors. Tem por base uma experiência de 19 anos, iniciada nos EUA, no centro OnStar, em Detroit, e posteriormente alargada ao Canadá, México e China. Será de série nos Insignia e Astra de nível de equipamento Cosmo e oferecido como opção (490€) em todos os outros modelos da Opel, Karl incluído.
Numa primeira reacção, poder-se-ia perguntar: afinal o que há de novo neste serviço? Outras marcas e entidades (seguradoras, empresas de vigilância, etc.) já oferecem serviços como chamada automática de emergência em caso de acidente, localização de veículos ou controlo remoto de funcionalidades do veículo através de uma aplicação do smartphone. As diferenças fundamentais são a democratização destes serviços — todos os novos veículos da Opel e não apenas os topo de gama podem dispor do Opel OnStar — e a integração destas funcionalidades e ainda outras num único pacote.
Através do Opel OnStar, o veículo está ligado 24 horas por dia/365 dias por ano a um centro de assistência, que, no caso europeu, funciona em Luton, Inglaterra. Aí, os usuários serão atendidos em oito línguas: alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, português (uma equipa de cinco assistentes), holandês e polaco (posteriormente, à medida que o Opel OnStar se estenda a outros países, serão adicionados mais idiomas). O utente não precisa de especificar a língua em que quer ser atendido: esta é automaticamente identificada através da configuração de idioma do sistema do carro.
Os comandos do Opel OnStar consistem em três botões situados por cima do pára-brisas: vermelho para emergências; azul para informações; e preto para privacidade, se o cliente quiser ocultar a localização e informações do veículo (embora em caso de acidente grave este comando seja anulado e seja prestada a assistência necessária).
Em caso de emergência (e até pode ser, por exemplo, um acidente que envolva outros carros ou pessoas), ao premir-se o botão vermelho, o assistente fará uma série de perguntas no idioma do utente para determinar o sucedido e enviar rapidamente o auxílio necessário. Se a pessoa está perturbada e não consegue responder com coerência, ele sabe com exactidão onde está o carro e pode determinar o ocorrido. Num acidente, quando, por exemplo, dispara um airbag, o assistente em Luton é imediatamente avisado e mesmo que ninguém responda à sua chamada pode determinar a gravidade do ocorrido (capotamento, etc.) e enviar rapidamente socorro. Se o veículo caiu numa ravina e não está visível, pode fazer as luzes piscar e accionar a buzina para uma rápida localização. Se as portas estão trancadas e os passageiros não estão em condições de as abrir, pode destrancá-las para as equipas de socorro.
Outro serviço é o diagnóstico do estado do veículo. Para além de informação mensal por email, se uma luz de emergência se acende no painel de instrumentos do carro, o operador em Luton pode determinar com exactidão a extensão e natureza da avaria e aconselhar o condutor se ele deve parar imediatamente o veículo ou dirigir-se a um centro de assistência. Mesmo sem ocorrer uma avaria, premindo o botão azul, o condutor pode obter um diagnóstico sobre o estado do veículo, pressão dos pneus, nível do óleo, etc.
Premindo o botão azul também se tem acesso a serviços de assistência em viagem, informações sobre restaurantes, postos de abastecimento ou destinos, com o assistente a descarregar directamente no sistema GPS a rota ideal para o ponto pretendido, levando em consideração engarrafamentos, obras, acidentes, etc.
Em caso de roubo do veículo, este está sempre localizado e a informação é fornecida à polícia. Além disso, de Luton é possível bloquear a ignição por controlo remoto, pelo que uma vez que o carro pare não é possível pô-lo de novo em marcha.
Por último, através de uma aplicação do smartphone, é possível chamar o OnStar de qualquer parte do mundo, saber o estado do óleo e da pressão dos pneus, fechar ou abrir o carro à distância, accionar a buzina e pôr as luzes a piscar, descarregar novos destinos no sistema de navegação do carro.
Uma funcionalidade adicional ficará disponível em 2016: um potente hotspot de rede Wi-Fi utilizando tecnologia 4G (conectividade máxima, 10 vezes mais rápida que 3G) com possibilidade de conexão de até sete aparelhos dentro ou perto do veículo (se os aparelhos móveis não tiverem rede em locais de pouca cobertura, o hotspot do carro fornece essa conexão).
O serviço OnStar será gratuito para os assinantes no primeiro ano, passando depois a custar 99€ anuais (muito menos que o seguro do carro). O Opel OnStar já tem mais de sete milhões de assinantes nos EUA, Canadá, México e China (em breve será introduzido no Brasil) e prevê-se mais um milhão de clientes na Europa a partir do próximo ano.