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Segurança e conforto a pensar nas (grandes) famílias

Por Carla B. Ribeiro

Quando a marca lançou a Active Tourer surpreendeu ao estrear-se no subsegmento dos monovolumes. Com a Gran Tourer, a BMW confirma a sua disponibilidade para responder também aos anseios das (grandes) famílias.

O nosso mundo não está feito para ter mais do que dois filhos. E quem diz o mundo, diz também os automóveis. Não é à toa que ter três filhos é sinónimo de família numerosa. E o facto nem sempre é pacífico durante os ensaios dos carros: ora cabem as duas cadeirinhas, mas não há espaço para um terceiro ocupante, ora cabem todos, quando as linhas do banco traseiro são suficientemente planas para o permitirem, mas passam a viagem a resmungar uns com os outros.

Posto este desabafo, é sempre com algum agrado extra que recebo um carro para ensaiar onde não só os três encontram espaço suficiente para se acomodarem como ainda nos podemos dar ao luxo de levar companhia extra para um passeio.

O Série 2 Gran Tourer, herdeiro do Active Tourer com que a BMW surpreendeu ao estrear-se no subsegmento dos monovolumes, recebeu a mesma plataforma que, para poder receber dois bancos extra (o extra não é apenas forma de dizer; há que pagar o valor adicional de 817€ para dispor da terceira fila de bancos), esticou 210mm e cresceu 50mm em altura. No entanto, lá porque passou a ser ainda mais familiar, a marca bávara não prescindiu da identidade do Série 2, mantendo a mesma silhueta dinâmica e uma frente igual. Aliás, o rebaixamento do capot, facilmente identificável, permite que mesmo o Gran Tourer seja classe 1 nas portagens.

Para famílias com crianças pequenas é de referir que os três lugares da segunda fila, assim como o lugar do passageiro dianteiro, dispõem de sistema Isofix, para fixação de cadeirinhas, algo que se faz com alguma facilidade, tirando partido da ampla abertura de portas e do espaço interior.

A terceira fila, a tal que se paga à parte, pode acomodar adultos, sendo a montagem dos bancos fácil e rápida. Mas tal só será viável se a viagem for curta. Mesmo tendo em conta o excelente acesso à terceira fila de bancos, para viagens mais longas o ideal é que os assentos traseiros sejam ocupados por crianças.

Quando deixa de haver necessidade de usar os dois assentos opcionais, os mesmos são sabiamente arrumados sob a segunda fila de bancos, com as suas costas a formarem um piso linear de bagageira. Na mala, a capacidade de 560 litros não constitui uma referência — a VW Touran ostenta um máximo de 633 litros e a C4 Gran Picasso consegue atingir os 700 litros —, mas o espaço revela-se muito útil, dadas as linhas direitas que formam a bagageira. Além disso, não faltam sítios para arrumar pequenos objectos, quer à frente quer atrás, onde com o Pack Travel (517€) se adiciona dois pequenos tabuleiros às costas dos bancos dianteiros, proporcionando uma superfície rígida e plana, ideal para pequenos lanches em viagem ou para apoio a um desenho ou mesmo a um pequeno jogo de mesa. Com o mesmo pacote, recebe-se ainda barras de tejadilho em preto e uma útil rede de separação na bagageira.

Não é só dentro do habitáculo que se encontram características que poderão agradar a uma família numerosa. Também sob o capot esconde-se o poupado motor tricilíndrico diesel de 1496cc estreado no Mini Cooper, sendo o 216d o mais acessível série 2 Gran Tourer que, com caixa manual e na configuração de cinco lugares, custa desde 32.190€. E não é por ser poupado (a média oficial situa-se abaixo dos quatro litros) que o bloco se nega a quaisquer avanços. Com uma potência equivalente a 116cv e um binário máximo de 270 Nm (disponível logo a partir das 1750 rotações), não é nenhum portento na aceleração (11,1 segundos dos 0 aos 100 km/h), precisando de um bom incentivo com o peso do pé direito e algum trabalho com a caixa. Mas, assim que isto é apreendido, mostra-se capaz de ultrapassagens seguras e de um comportamento em curva tão confiável que é quase impróprio para um carro das suas dimensões.

Pelo interior todo o carro transpira qualidade e cuidado nos acabamentos, algo que poderá justificar a diferença de preço face aos seus rivais mais directos. Já a política de opcionais é a costumeira e faz inflacionar o custo do carro numa quantia que quase daria para comprar outro mais baratinho. Ainda assim, há extras pelos quais vale a pena pagar, como é o caso da Line Sport que, por mais 2067€, integra volante desportivo em pele, jantes de liga leve de 17”, bancos desportivos, frisos em alumínio escovado com acabamento em Pérola cromada, faróis de nevoeiro, ar condicionado automático, cruise control com função de travagem, pack de luzes e assistente de estacionamento. Entre este pacote é apenas de lamentar que os sensores estacionamento, de série em muitos veículos de gamas inferiores, obriguem a gastar mais 362€.

Familiar mas arrojado

Não obstante a sua veia familiar, o Gran Tourer vale-se do pacote Line Sport para evidenciar as características dinâmicas que herdou do Série 2 e das quais não quer prescindir. Para adicionar este pack há que pagar mais 2067 euros, os quais englobam volante desportivo em pele, jantes de liga leve de 17”, bancos desportivos, frisos em alumínio escovado com acabamento em Pérola cromada, faróis de nevoeiro, ar condicionado automático, cruise control com  função de travagem, pack de luzes e assistente de estacionamento. Tudo junto dá a quem segue ao volante uma sensação de ter um familiar de veia desportiva entre mãos.

Habitáculo maior

O banco traseiro é quase sempre um 2+1. Ou seja, dá para duas pessoas, sendo que uma terceira consegue encaixar-se. Esse não é o caso do Gran Tourer: os três lugares traseiros foram concebidos de forma individual para que possam acomodar três pessoas sem grandes manobras. E, estando equipados com Isofix, podem ser usados para três cadeirinhas de crianças, colocadas lado a lado. A terceira fila, um opcional de 817€, pode acomodar adultos, sendo a montagem dos bancos fácil e rápida. Mas tal só será viável se a viagem for curta. Mesmo tendo em conta o seu excelente acesso.

O mesmo capot

O Série 2 Gran Tourer, herdeiro do Active Tourer, recebeu a mesma plataforma deste que, para poder receber dois bancos extra, cresceu 210mm em comprimento e 50mm em altura. No entanto, lá porque passou a ser ainda mais familiar, a marca bávara não prescindiu da identidade do Série 2, mantendo a mesma silhueta dinâmica e uma frente igual, com as linhas vincadas do capot a desaguarem na típica grelha em forma de rim. Refira-se que o facto de ter mantido o rebaixamento do capot, facilmente identificável, permitiu que mesmo o Gran Tourer seja classe 1 nas portagens.

A pensar na poupança

A veia familiar do 216d Gran Tourer começa logo pelo seu preço, sendo esta a versão mais acessível da gama, à venda a partir de 32.190 euros. Depois passa pela segurança, com todos os sistemas do assistente de condução incluídos por mais 775€ e termina com um consumo que não faz deste carro mais uma boca faminta para alimentar. O bloco tricilíndrico diesel de 1496cc, estreado no Mini Cooper, reclama um consumo oficial de 3,9 litros a cada cem quilómetros. Claro que os números oficiais são sempre relativos a condições ideais de condução. No entanto, na vida real não é difícil manter a média abaixo dos cinco litros.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1496cc
Potência: 116cv @ 4000rpm
Binário: 270 Nm @ 1750rpm
Cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Transmissão: Manual, 6 veloc.
Suspensão: independente tipo McPherson com molas helicoidais, à frente; paralelogramo deformável com molas helicoidais, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados à frente; discos, atrás

Dimensões

Comprimento: 4556mm
Largura: 1800mm
Altura: 1608mm
Distância entre eixos: 2780mm
Capac. depósito: 51 litros
Capac. mala: 560 (1802, com bancos rebatidos)
Pneus: 235/60 R18, frente e atrás

Prestações

Velocidade máxima: 192 km/h**
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,1s
Consumo médio: 3,9 l/100 km
Emissões de CO2: 104 g/km
Nível emissões: Euro 6

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim
Controlo Estabilidade Elect.: Sim
Assist. arranque em subidas: Sim
Assistente travagem: Sim
Airbags: Sim, frontais, de cabeça (à frente e atrás) e laterais dianteiros
Desactivação airbag passageiro frontal: Sim
ISOFIX: Sim, à frente e atrás
Monitorização da pressão dos pneus: Sim 
Performance Control: Sim
Direcção desportiva variável: Opção (258€)
Assistente condução: Opção (775€)

Vida a bordo

3.ª fila de bancos: Opção (817€)
Pintura metalizada: 713€
Acesso Comfort: Opção (403€)
Fecho automático porta da bagageira: Sim
Bancos pele: Opção (1643€)
Vidros com protecção solar: Opção (362€)
Espelhos interiores e exteriores anti-encandeamento: Opção (506€)
Espelho interior antiencandeamento: Opção (176€)
Tomadas 12V: Opção (21€)
Sensor de chuva e de luz: Sim
Leitor de CD: Opção (124€)
Ecall Inteligente: Sim
Serviços ConnectedDrive: Opção (362€)
TeleServices: Sim
Frisos exteriores Shadow Line: Opção (310€)
Versão Line Sport: Opção (2067€, inclui volante desportivo em pele, jantes de liga leve de 17”, bancos desportivos, frisos em alumínio, faróis de nevoeiro, ar condicionado auto, cruise control com travagem, pack de luzes e assistente de estacionamento)
Sensores estacionamento dianteiros e traseiros: Opção (362€)
Pack Visão: Opção (1923€, inclui luzes LED com conteúdos expandidos, Media e Navegação)
Pack Travel: Opção (517€, inclui barras tejadilho em preto, rede de separação na bagageira e mesas retrácteis)

Preço: 32.190€ (viatura ensaiada, 43.902€)

* Dados do construtor

 

 

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